WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Por que jogadores de futebol devem treinar todos os dias?

Uma das funções essenciais do treino é desenvolver as capacidades táticas dos atletas, oferecendo a eles subsídios na busca de soluções às tarefas e problemas que a situação de jogo exige

Futebol esportes

Durante uma partida de futebol, os atletas se defrontam com uma enorme variedade de ações motoras, além de inúmeras situações e fatores que dificultam a percepção e a tomada de decisões durante o jogo. Curso Online CPT Treinamento Tático no Futebol - Sistema 4x4x2 3x5x2, "O jogador precisa, por exemplo, perceber todo o campo de jogo e procurar a forma mais eficiente de ocupá-lo, antecipar a direção da bola, executar corretamente os fundamentos técnicos, entre outras coisas". Portanto, uma das funções essenciais do treino é desenvolver as capacidades táticas dos atletas, oferecendo a eles subsídios na busca de soluções às tarefas e problemas que a situação de jogo exige.

As exigências e características dos esportes coletivos determinam que o atleta não atue na competição de uma forma automatizada e inflexível, pois ele terá que possuir um comportamento altamente variável para optar com agilidade e criatividade ao tomar decisões e executá-las através da escolha de uma técnica determinada.

Para Pablo Juan Greco (1992), “as capacidades táticas gerais estão em direta relação com as capacidades cognitivas devendo ser consideradas básicas para o ensino-aprendizado-treinamento do ato tático no jogo, pois o desenvolvimento das capacidades táticas está vinculado ao desenvolvimento paralelo das capacidades cognitivas”.

Durante os treinamentos, portanto, para que o atleta consiga atingir um grau ótimo de desempenho, as seguintes capacidades técnicas devem nortear os treinamentos:

1- Percepção
Entrada em consciência de uma impressão sensorial, transmitida pelos centros nervosos. Geralmente as impressões sensoriais não são vivenciadas como qualidades isoladas, mas sim em conjunto como um todo.

2- Antecipação
Prefiguração mental. No esporte define-se a antecipação como a avaliação prévia de uma situação que ainda não se produziu, constando de três fatores: experiência de antecipação, relacionada ao número de acontecimentos de um fenômeno; programa de antecipação, que consiste em planejar antecipadamente a sua ação ou prever a ação do adversário; e percepção antecipada através da observação frequente.

- Antecipar-se à atitude do adversário
A antecipação das ações é um dos fatores que tem uma grande influência na tomada de decisão, pois os fatores tempo e espaço no esporte estão presentes nas mais diversas situações e decidem o resultado das disputas. A capacidade de antecipação depende da habilidade de perceber e analisar os estímulos principais do meio ambiente e antecipar-se na resposta a ser apresentada.

3- Tomada de Decisão

Escolha de uma possibilidade de ação ou reação em uma situação na qual se apresentam várias opções. A teoria da decisão oferece um modelo matemático de uma decisão levando-se em conta o valor e a probabilidade dos resultados possíveis. A tomada de decisão envolve mecanismos cognitivos em todas as suas fases e mais especificamente:

- Os mecanismos de memória


De curto prazo, que atuam basicamente nos mecanismos de correção e posicionamento; de médio prazo, que atuam nos processos mais integrados e que envolvem a análise de dados anteriormente armazenados e comparados com os atuais; e os de longo prazo, utilizados na elaboração de processos de conhecimentos específicos da tática e da análise de situações complexas.

- De atenção

Capacidade de focalização da percepção a um campo ou a uma situação ambiental específica de forma consciente, ou seja, a capacidade de tomar decisões inteligentes é determinada pela habilidade de focalizar a atenção nos pontos principais do que se percebe no campo como um todo.

A psicologia do esporte distingue dois tipos básicos de atenção: a focalizada, que está dirigida a um pequeno campo e orientada a estímulos específicos e a difusa, que está voltada para todo o campo de percepção, sem se preocupar com os detalhes ou estímulos mais importantes.

- Inteligência

Que está diretamente relacionada à riqueza e a variedade dos processos de percepção, análise, recuperação e utilização de dados armazenados na memória.

4- Imaginação do Movimento
Elaboração consciente da sequência de movimentos a ser executada, e que já foi anteriormente treinada mediante determinada situação.

5- Memória Motora
Conjunto de experiências motoras vividas a curto, médio e longo prazos, que poderão contribuir para a escolha do comportamento tático adequado em determinado momento do jogo.

6- Velocidade de Reação
Capacidade de responder a um determinado estímulo (sonoro, visual etc.) em um determinado intervalo de tempo.

7- Emoções
Conjunto dos aspectos afetivos e sociais presentes no momento do jogo, podendo ser reflexo da atitude da torcida, dos companheiros da equipe e dos adversários.

8- Sentido de Formação Tática
Conhecimento teórico e prático de tática e das possíveis variações dela em sua equipe e na equipe adversária, capacidade de abstração em relação ao problema apresentado.

9- Regulação do Movimento
Capacidade de dosar corretamente a intensidade de utilização de cada um dos elementos necessários à realização de um volume.

Conheça os Cursos Online CPT da área Esportes.
Por Silvana Teixeira.

Salvar

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?