WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cerca elétrica é versátil, com facilidade de implantação e baixo custo

Novas técnicas de manejo de pastagens, sobretudo pastejo rotativo, constituem uma situação muito adequada para a utilização da cerca elétrica, na formação e subdivisão de piquetes

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia1927/m-cerca-eletrificada.jpg

A importância que as cercas têm nas propriedades rurais é indiscutível, sendo usadas nas grandes e modernas propriedades rurais e até nas menores e simples.

A importância que as cercas têm nas propriedades rurais é indiscutível e conhecida por todos, sendo usadas nas grandes e modernas propriedades rurais e até naquelas menores e simples. Fazem as divisas da propriedade, bem como dividem pastos em áreas menores que possibilitam melhor aproveitamento da pastagem, levando a mais eficiência e lucratividade da atividade.

Atualmente, as cercas podem ser classificadas em duas modalidades, convencional e elétrica. Alguém que nunca participou da construção de uma cerca convencional, certamente terá a impressão de que se trata de uma estrutura simples, barata e de fácil construção. Na verdade, essa é trabalhosa, onerosa e demorada. Contudo, quando bem construída reúne todas as características necessárias à resistência e durabilidade.

Já as cercas elétricas, por sua vez, até pelo sentido que o próprio nome impõe, passam a ideia de serem estruturas mais complexas, que envolvem certo grau de tecnologia e materiais sofisticados e, por isso, parecem ser de difícil construção, demandando muito tempo para serem implantadas e com custo elevado. Mas, ao contrário, elas são versáteis, apresentam grande facilidade de implantação e são de baixo custo. Além disso, mesmo se tratando de uma estrutura que apresenta um aspecto singelo, principalmente quando construídas de um único fio de arame sustentado por estacas, tão comuns, elas apresentam alta eficiência para contenção de animais, pois impõem muito respeito e, por isso, esses temem em se aproximarem.
 
Com facilidade, curto tempo de implantação e manutenção simplificada, são constituídas por um gerador de pulsos elétricos, que é o aparelho eletrificador da cerca; um sistema de aterramento, que será responsável pelo funcionamento e eficiência; uma linha de alimentação geral, também conhecida como linha mestra, a qual será a responsável por conduzir os pulsos para toda extensão da cerca elétrica; e os fios de arame, que irão formar a cerca propriamente dita.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia1927/m--cerca-eletrica.jpg

A utilização de cerca elétrica no Brasil vem crescendo muito, sobretudo no pastejo rotativo.

A utilização de cerca elétrica no Brasil vem crescendo muito, a exemplo do que acontece em outros países. As novas técnicas de manejo de pastagens, sobretudo o pastejo rotativo, constituem uma situação perfeitamente adequada para a utilização da cerca elétrica, na formação e subdivisão de piquetes.


Mesmo sabendo que as cercas elétricas apresentam eficiência elevada, deve-se observar alguns cuidados na sua implantação e funcionamento, como a necessidade de anexar placas de advertências. Sua implantação nas divisas da propriedade deve ser feita mediante acordo firmado com os vizinhos, e deve-se evitar a sua instalação em locais públicos ou de grande circulação de pessoas. Seu funcionamento é totalmente dependente do funcionamento do eletrificador e caso este apresente algum problema, que venha a interromper o seu funcionamento, a cerca elétrica ficará desenergizada. Portanto, é sempre necessário estar atento para o funcionamento desse aparelho. Entretanto, depois que os animais estão treinados, eles respeitam a cerca, mesmo que essa se encontre desenergizada por pouco tempo. Pelo menos uma vez por semana, deve-se verificar a tensão elétrica para diagnosticar possíveis problemas de fuga de corrente, o que compromete a eficiência.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

HENRIQUE J ATTISANO

23 de mar. de 2014

Sou produtor de grãos e tenho uma cerca convencional que o gado anda me aborrecendo muito gostaria de saber se eu instalar uma cerca elétrica solar qual o procedimento tipo alguma licença tenho que colocar placas na cerca tenho que tirar alguma licença aguardo

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de mar. de 2014

Olá, Henrique!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

A cerca elétrica com energia solar usa seis fios de arame, estacas de algaroba mais finas, fixadas em uma distância de 10 em 10 metros e custa apenas um terço do valor de uma cerca convencional. Os impulsos de eletricidades são curtos e não causam riscos aos animais e nem as pessoas, fazendo com que os animais não entrem na área. Após as plantas se estabelecerem, em torno de cinco a oito anos, a cerca pode ser instalada em outro local a ser preservado.

Para a implementação da mesma, não pe necessário licença. Recomendamos que procure um técnico especializado para mais informações de como proceder.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Claudeson Oliveira da Costa

6 de dez. de 2013

Gostaria de receber esse curso em um DVD quanto fica os custos do DVD + frete para o CEP: 55002-970

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de dez. de 2013

Olá, Claudeson!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Cerca Elétrica para Pastejo Rotativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?