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RCN para a educação infantil - a importância da comunicação entre os pais e a escola

No Referencial Curricular Nacional, a escola deve acolher os pais com suas dúvidas, angústias e ansiedades, oferecendo apoio e tranquilidade, contribuindo para que a criança também se sinta menos insegura nos primeiros dias

Quando a criança ingressa no ambiente escolar pela primeira vez, o educador deve voltar toda a sua atenção para ela

Quando a criança ingressa no ambiente escolar pela primeira vez, o educador deve voltar toda a sua atenção para ela 

É imprescindível que a escola se comunique frequentemente com os pais. Se a criança for menor, isso se torna estritamente necessário. Além disso, essa comunicação não pode ser burocrática, mas sim informal, onde os pais e professores podem trocar informações sobre a aprendizagem de seus filhos, bem como comportamento e desenvolvimento. No entanto, para que o educador não fique sobrecarregado, dando atenção aos pais e as crianças, tudo deve ser planejado com antecedência.

Já com as famílias de crianças maiores, essa comunicação é diferente. A comunicação entre professores e pais pode ser mais esporádica e não tão frequente como no caso das crianças menores. A troca de informações pode ocorrer somente se necessário. No entanto, é direito dos pais discutir com os educadores sobre o andamento dos trabalhos educacionais desenvolvidos na escola. Os pais, também, devem ter acesso à:

 

- filosofia e concepção de trabalho da instituição;

- informações relativas ao quadro de pessoal com as qualificações e experiências;

- informações relativas à estrutura e funcionamento da creche ou da pré-escola;

- condutas em caso de emergência e problemas de saúde;

- informações quanto a participação das crianças e famílias em eventos especiais.

 

Inclusão do conhecimento familiar no trabalho educativo

 

No planejamento das atividades escolares, não só as questões culturais e regionais podem ser abordadas, por meio da participação de pais e demais familiares, mas também as questões afetivas e motivações familiares. Por exemplo, a história da escolha do nome das crianças, as brincadeiras preferidas dos pais na infância, as histórias de vida, entre outros, podem tornar-se parte integrante de projetos a serem trabalhados com as crianças.

Acolhimento das famílias e das crianças na instituição

 

Tanto para as crianças como para os pais o ingresso destas na escola é um momento bastante importante para as famílias, o que gera uma carga muito grande de ansiedade. As reações podem variar muito, tanto em relação às manifestações emocionais quanto ao tempo necessário para se efetivar o processo.

 

Algumas crianças podem apresentar comportamentos diferentes daqueles que normalmente revelam em seu ambiente familiar, como alterações de apetite; outras podem, também, adoecer; isolar-se dos demais e criar dependência de um brinquedo, da chupeta ou de um paninho. Daí a necessidade de acolher os pais com suas dúvidas, angústias e ansiedades, oferecendo apoio e tranquilidade, contribuindo para que a criança também se sinta menos insegura nos primeiros dias na instituição.

 

Além disso, a instituição deve reconhecer que os pais são as pessoas que mais conhecem as crianças e que entendem muito sobre como cuidá-las. Isso pode facilitar o relacionamento dentro do ambiente escolar. Para isso, é primordial que se estabeleça uma relação de confiança com as famílias, deixando claro que o objetivo é a parceria de cuidados e educação, visando ao bem-estar da criança.

Nas instituições, a criança pode ser remanejada para outra turma, principalmente nas creches, em função da grande demanda por vagas

Nas instituições, a criança pode ser remanejada para outra turma, principalmente nas creches, em função da grande demanda por vagas 

 

Os primeiros dias

 

Quando a criança ingressa no ambiente escolar pela primeira vez, o educador deve voltar toda a sua atenção para ela. Este dia deve ser muito bem planejado para que a criança possa ser bem acolhida. Por isso, é imprescindível que a escola receba poucas crianças por vez para que se possa atendê-las de forma individualizada. Com os bebês muito pequenos, o principal cuidado será preparar o seu lugar no ambiente, o seu berço, identificá-lo com o nome, providenciar os alimentos que irá receber e, principalmente, tranquilizar os pais para lhes dar segurança.

 

Durante esse processo de adaptação da criança, os professores podem permitir alguns objetos de transição, como a chupeta, a fralda que ele usa para cheirar, um mordedor, ou mesmo o bico da mamadeira a que ela está acostumada. Da mesma forma, pode-se permitir que a mãe ou responsável pela criança venha, alguns dias antes, ajudar a preparar o berço de seu bebê.

 

Assim que ocorrer um vínculo afetivo entre o professor e a criança, é que esta poderá enfrentar bem a separação dos pais, sendo capaz de se despedir da pessoa querida, com segurança e desprendimento. Este período exige muita habilidade, por isso, o professor necessita de apoio e acompanhamento, especialmente do diretor e membros da equipe técnica uma vez que ele também está sofrendo um processo de adaptação.

 

Uma estratégia bastante eficaz é planejar a melhor forma de organizar o ambiente nestes primeiros dias, levando em consideração os gostos e preferências das crianças, repensando a rotina em função de sua chegada e oferecendo-lhes atividades atrativas. Pode-se, também, organizar ambientes atrativos com material de pintura, desenho e modelagem, brinquedos de casinha, baldes, pás, areia e água, entre outros. Tudo para que a criança adquira confiança e sinta-se segura no ambiente escolar.

 

Remanejamento entre os grupos de criança

 

Nas instituições, a criança pode ser remanejada para outra turma, principalmente nas creches, em função da grande demanda por vagas. Durante esse processo, todo cuidado é pouco. As crianças pequenas, em especial as de zero a dois anos, constroem, por meio do vínculo afetivo com o adulto de referência, a base sobre a qual vão se sentir seguras para explorar o ambiente e para se relacionar com novas pessoas. Por isso, a integração da criança à nova turma precisa ser gradativa, envolvendo o adulto com a qual estão acostumadas.

 

Substituição de professores

 

O vínculo que as crianças criam com os professores é bastante forte, por isso a substituição dos professores deve ser pensada e planejada com atenção e antecedência, preparando as crianças para essa situação. Infelizmente, em muitas instituições, a rotatividade dos educadores é uma realidade. Quando isso ocorre, é bom que esta transição seja feita paulatinamente com o professor antigo cedendo gradativamente o lugar para o novo.

 

Passagem para a escola

 

Quando a criança passa da educação infantil para o ensino fundamental, a família enfrenta novamente grandes mudanças. Isso representa um marco significativo para a criança podendo criar ansiedades e inseguranças. Por isso, o professor de educação infantil deve considerar esse fato desde o início do ano, estando disponível e atento para as questões e atitudes que as crianças possam manifestar. Da mesma forma, é primordial realizar projetos que envolvam visitas a escolas de ensino fundamental; entrevistas com professores e alunos; programar um dia de permanência em uma classe de primeira série. Esses procedimentos ajudam a criança a desenvolver uma disposição positiva frente às futuras mudanças.

 

Por Andréa Oliveira

 

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Complemente seus estudos, acessando os artigos sobre a LDB – Lei de Diretrizes e Bases, presentes no site CPT – Centro de Produções Técnicas.

Confira o conteúdo do RCN - Referencial Curricular Nacional (Educação Infantil), na íntegra, abrindo os arquivos em PDF:

 

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