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RCN para a educação infantil - Introdução ao Referencial Curricular Nacional Completo e Atualizado

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil adota a mesma divisão por faixas etárias contemplada nas disposições da LDB

Por meio da formação pessoal e social, a criança constrói o sujeito e sabe lidar com o que ocorre no mundo à sua volta

Por meio da formação pessoal e social, a criança constrói o sujeito e sabe lidar com o que ocorre no mundo à sua volta 

No RCN, a criança é vista como um ser social, psicológico e histórico e seu universo, como ponto de partida para o trabalho . Além disso, o Referencial Curricular Nacional defende uma educação democrática e transformadora da realidade, que objetiva a formação de cidadãos críticos, estabelecendo uma integração curricular na qual os objetivos gerais para a Educação Infantil norteiam a definição de objetivos específicos para os diferentes eixos de trabalho. Destes decorrem os conteúdos que possibilitam concretizar as intenções educativas, garantindo a coerência entre objetivos e conteúdos por meio das orientações didáticas.

Para o RCN, a Educação Infantil tem como principal objetivo criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias. Mas, para que isso ocorra, faz-se necessário uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades, envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.

 

Por isso a estrutura funcional do RCN organiza-se por idades — crianças de zero a três anos e crianças de quatro a seis anos — e se concretiza em dois âmbitos de experiências — Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo — que são constituídos pelos seguintes eixos de trabalho: Identidade e autonomia, Movimento, Artes visuais, Música, Linguagem oral e escrita, Natureza e sociedade, e Matemática.

 

No entanto, as diferentes aprendizagens somente ocorrerão por meio de sucessivas reorganizações do conhecimento, concretizadas pelas crianças quando estas vivenciam experiências que lhes forneçam conteúdos apresentados de forma não simplificada e associados a práticas sociais reais, bem como ao contexto a qual estão inseridas. Afinal, não há aprendizagem sem conteúdos.

 

As capacidades de ordem cognitiva estão associadas ao desenvolvimento dos recursos para pensar

As capacidades de ordem cognitiva estão associadas ao desenvolvimento dos recursos para pensar

Capacidades da criança

 

- As capacidades de ordem física estão associadas à possibilidade de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, ao auto conhecimento, ao uso do corpo na expressão das emoções, ao deslocamento com segurança;

- As capacidades de ordem cognitiva estão associadas ao desenvolvimento dos recursos para pensar, o uso e apropriação de formas de representação e comunicação envolvendo resolução de problemas;

- As capacidades de ordem afetiva estão associadas à construção da autoestima, às atitudes no convívio social, à compreensão de si mesmo e dos outros;

- As capacidades de ordem estética estão associadas à possibilidade de produção artística e apreciação desta produção oriundas de diferentes culturas;

- As capacidades de ordem ética estão associadas à possibilidade de construção de valores que norteiam a ação das crianças;

- As capacidades de relação interpessoal estão associadas à possibilidade de estabelecimento de condições para o convívio social. Isso implica aprender a conviver com as diferenças de temperamentos, de intenções, de hábitos e costumes, de cultura, entre outros;

- As capacidades de inserção social estão associadas à possibilidade de cada criança perceber-se como membro participante de um grupo de uma comunidade e de uma sociedade;

 

Para que se possa atingir os objetivos, é necessário selecionar conteúdos que auxiliem o desenvolvimento destas capacidades.

 

Organização por idade

 

Com base na LDB – Lei de Diretrizes e Bases, o RCN propõe que a Educação Infantil seja oferecida em creches e entidades equivalentes (crianças de até três anos de idade) e em pré-escolas (crianças de quatro a seis anos de idade). No entanto, em alguns documentos fez-se uma diferenciação para os primeiros 12 meses de vida da criança, considerando-se as especificidades dessa idade.

 

Da mesma forma, o RCN pretendeu considerar a variação de faixas etárias encontradas nos vários programas de atendimento nas diferentes regiões do país, não identificadas com as determinações da LDB para acrescentar algo mais e nortear melhor os educadores.

 

Organização em âmbitos e eixos

 

Visando à educação organizada em âmbitos e eixos, o RCN busca instrumentalizar a ação do professor, destacando os âmbitos de experiências essenciais, que devem servir de referência para a prática educativa. E mais, sabendo das particularidades de cada faixa etária (entre 0 a 6 anos), bem como das formas peculiares que a criança aprende, o Referencial criou categorias curriculares para organizar os conteúdos a serem trabalhados nas instituições de educação infantil. Além disso, tais conteúdos norteiam os diversos conhecimentos e linguagens, buscando a construção da identidade da criança e sua socialização.

 

Quanto aos âmbitos, estes são compreendidos como domínios ou campos de ação que dão visibilidade aos eixos de trabalho educativo para que o professor possa organizar sua prática e refletir sobre a abrangência das experiências que propicia às crianças. No entanto, deve-se ressaltar que os professores devem ter consciência, em sua prática educativa, que a construção de conhecimentos se processa de maneira integrada e global e que há inter-relações entre os diferentes âmbitos a serem trabalhados com as crianças. Tanto o de formação pessoal e social como o de conhecimento de mundo .

 

Formação pessoal e social

 

Por meio da formação pessoal e social, a criança constrói o sujeito e sabe lidar com o que ocorre no mundo à sua volta. Esse âmbito se organiza, buscando o desenvolvimento global e afetivo das crianças entre 0 a 6 anos, bem como a sua interação com os outros e com o meio, além da relação consigo mesmas. Entretanto as creches e instituições apropriadas devem oferecer condições favoráveis para que as crianças aprendam a conviver, a ser e a estar com os outros e consigo mesmas em uma atitude básica de aceitação, de respeito e de confiança.

 

Conhecimento de mundo

 

Por meio do conhecimento de mundo, a criança deve ser capaz de construir diferentes linguagens, guiada pelos educadores, bem como entender a diversidade cultural de nosso país. Esta ideia de cultura transcende, mas engloba os interesses momentâneos, as tradições específicas e as convenções de grupos sociais particulares. O domínio progressivo das diferentes linguagens que favorecem a expressão e comunicação de sentimentos, emoções e ideias das crianças, propiciam a interação com os outros e facilitam a mediação com a cultura e os conhecimentos constituídos.

 

Conforme já dissemos, os seguintes eixos de trabalho propostos pelo RCN são: Movimento, Artes visuais, Música, Linguagem oral e escrita, Natureza e sociedade, Matemática. Estes foram escolhidos por se constituírem uma parcela significativa da produção cultural humana, que amplia e enriquece as condições de inserção das crianças na sociedade.

 

Por Andréa Oliveira

 

Leia, também, outros artigos relacionados ao tema:

 

RCN para a educação infantil - Formação Pessoal e Social no Referencial Curricular Nacional Completo e Atualizado

 

RCN para a educação infantil - Conhecimento de Mundo no Referencial Nacional Curricular Completo e Atualizado

 

Complemente seus estudos, acessando os artigos sobre a LDB – Lei de Diretrizes e Bases, presentes no site CPT – Centro de Produções Técnicas.


Confira o conteúdo do RCN - Referencial Curricular Nacional (Educação Infantil), na íntegra, abrindo os arquivos em PDF:

 

 

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Comentários

Rejane Vieira Silva

6 de dez. de 2018

Muito bom.

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de dez. de 2018

Olá Rejane,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Edna Maria

4 de jun. de 2017

Adorei o conteúdo, muito bem explicado e de forma simples e objetiva. Gosto de estar sempre aprendendo.

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de jun. de 2017

Olá, Edna.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do noso conteúdo. É importante estar sempre aprendendo!

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

rosangela vieira barbosa e silva

14 de nov. de 2014

Gostaria muito de comprar o livro mas esta muito caro, mas as informações são ótimas.

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de nov. de 2014

Olá, Rosangela!

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Ana Carolina dos Santos

Olga Aparecida Sanna Castilho

25 de fev. de 2014

Muito bom. Amei ... era tudo que eu precisava ...

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de mar. de 2014

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Ana Carolina dos Santos

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