Nas atividades rítmicas usando o corpo, as crianças podem bater palmas e mãos na mesa, de forma alternada, em diferentes compassos
O desenvolvimento da musicalidade na primeira infância depende da vivência musical. Para isso, no meio familiar, é preciso oferecer ferramentas à criança para que ela mesma possa descobrir os sons. CDs, objetos sonoros, instrumentos musicais e canções são bastante eficazes nesse processo. Já na escola, o que se propõe é o direcionamento para o desenvolvimento de outros aspectos como senso estético, criatividade, coordenação motora e lógica, entre outros.
Resumidamente, a musicalização vai contribuir fortemente para os seguintes aspectos:
-
Socialização;
-
Alfabetização;
-
Inteligência;
-
Capacidade inventiva;
-
Expressividade;
-
Coordenação motora e tato fino;
-
Percepção sonora;
-
Percepção espacial;
-
Raciocínio lógico e matemático;
-
Estética.
O trabalho de musicalização deve ser desenvolvido com prazer pelo professor para que as crianças possam também se sentir bem ao participar. Tudo isso acontece porque, ao estudar e executar a música em conjunto, a criança acaba tornando-se mais comunicativa e tem um convívio mais ativo com regras de socialização.
Dessa forma, “a criança passa a respeitar o tempo e a vontade do outro, vê-se na condição de criticar (de forma construtiva), percebe o valor da disciplina e potencializa sua capacidade de ouvir e interagir”, afirma o músico Thyaga e professor do curso Educação Infantil – Musicalização Infantil, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Mas existem vários outros aspectos do desenvolvimento humano, relativos à musicalização, que merecem ser pensados. Vejamos:
Manifestação artística
A educação musical pretende desenvolver, na criança, uma atitude positiva para a música e procura capacitá-la para expressar e captar sentimentos de beleza da criação artística.
Autoestima
É por meio da música e do processo de criação, em que a música é apropriada, adaptada e alterada de múltiplas maneiras, que a criança se torna criadora e se sente autora. Assim, satisfaz-se, o que é positivo para o desenvolvimento da autoestima.
Criatividade
A presença da arte, na educação, torna a criança mais capaz de criar, inventar e reinventar o mundo à sua volta. Devemos considerar que a criatividade é essencial, pois a criança criativa raciocina melhor, tem mais facilidade para inventar meios para resolver problemas e dificuldades. Isso é fundamental em um mundo em que a tecnologia busca soluções, cada vez mais, elaboradas para seus problemas.
Sentido estético
Por meio da música, que tem seus próprios valores estéticos, acaba sendo resgatado o verdadeiro sentido do belo. Para motivar o consumo, muitas vezes, a mídia influencia, negativamente, o senso estético, especialmente, nas crianças.
Ética
Ao mesmo tempo, o desenvolvimento do sentido estético acaba sendo acompanhado do desenvolvimento do sentido ético, ou seja, de uma escolha mais correta do que , realmente, pode ser bom, bonito e útil para as pessoas.
ATIVIDADES RÍTMICAS, USANDO O CORPO
Palmas e Pés
A atividade consiste em bater palmas e também bater as mãos na mesa, de forma alternada, em diferentes compassos. Você vai ver que este é um tipo de atividade que as crianças fazem com o maior entusiasmo. Vale a pena destacar que, à medida que a atividade se desenvolve, vamos tornando o compasso e a mistura de palmas, pés e batidas na mesa cada vez mais complexos.
Órgãos do Corpo
Vamos usar músicas para treinar a coordenação motora, ao mesmo tempo em que promoveremos o autoconhecimento da criança em relação ao próprio corpo. A letra dessas músicas citam partes do corpo, olhos, orelhas, nariz e boca, ao mesmo tempo em que as crianças devem tocar essas partes. Um detalhe importante é que, se você toca violão ou se tem alguém que pode acompanhar a atividade, ótimo, você vai conseguir desenvolver a brincadeira de uma forma muito interessante.
Campainha
Da mesma maneira que na atividade anterior, primeiro você vai cantar para eles e treinar para que memorizem a letra da música: “Aperta a campainha do nariz, pisca a janela dos olhinhos ...”. Então peça para fazerem o que a música está indicando, apertando o nariz, piscando os olhos e repita várias vezes. Todas as atividades citadas estão voltadas para as crianças de três a quatro anos.
ATIVIDADES RÍTMICAS COM INSTRUMENTOS
Usando o tambor e o chocalho
O tambor é talvez o instrumento musical mais primitivo. Tem a ver com o ritmo de qualquer música, mas também está associado à comunicação entre as pessoas. Lembre-se de que os indígenas africanos se comunicam à distância por tambores. Pois, em nossa atividade, vamos fazer as duas coisas: marcar o ritmo e nos comunicar usando o tambor. Você pode improvisar um tambor com um balde, uma caixa de papelão, ou mesmo confeccionar com sucata o seu próprio tambor.
O chocalho é outro instrumento de percussão muito importante e que é fácil de fazer, improvisando-o com materiais variados. Por exemplo: uma lata de refrigerante com um punhado de pedrinhas ou grãos de milho podem servir para fabricarmos um chocalho. Também pode ser usado um potinho plástico de iogurte, ou garrafa plástica de bebida láctea.
Tambor x Palmas
Nessa atividade, você vai tocar compassos no tambor e vai pedir para as crianças repetirem os mesmos pulsos, na mesma velocidade, batendo palmas. A seguir, você vai tornar a atividade um pouco mais complexa. Oriente as crianças para que batam palmas, quando você bater no bumbo, e batam os pés no chão, quando você bater a baqueta na lateral do bumbo. São dois sons bastante diferentes, fáceis de serem intercalados.
Chocalho
Como a brincadeira do bumbo, esta é uma atividade para trabalhar a concentração e a percepção. Você vai distribuir chocalhos artesanais para todos os alunos. Depois vai orientá-los da seguinte maneira: o professor vai tocar o tambor, dando batidas seguidas, sendo que uma delas será mais forte. Os alunos vão tocar o chocalho toda vez que ele bater mais forte.
Confira mais informações, acessando os cursos da área Educação Infantil.
Por Andréa Oliveira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários
Maria Izabela Silva Bastos
2 de jun. de 2013Adquiri com vocês o curso musicalização infantil. Gostaria de receber as letras das músicas para trabalhar com meus alunos. Pode ser? Aguardo Professora Izabel
Resposta do Portal Cursos CPT
3 de jun. de 2013Olá, Maria Izabela!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Nossas consultoras entrarão com mais informações.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos