Na formação da criança, a linguagem oral está presente no cotidiano e dá vida à toda instituição de educação, já que os participantes, crianças e adultos, comunicam-se entre si por meio da fala. Ao longo do tempo, as crianças vão se apropriando, gradativamente, das características expressas pela linguagem oral. E, por isso, é importante que o educador considere que aprender a falar não consiste apenas em memorizar palavras. É, na verdade, um processo que ocorre de forma articulada com a reflexão, com o pensamento, os sentidos, as sensações e os desejos.
Dar um livro à criança é dar a ela a oportunidade de ter uma relação prazerosa com um objeto que leva até as pessoas emoções e fantasias.
Da mesma maneira, a ampliação da capacidade de comunicação oral ocorre gradativamente, por meio da participação das crianças nas conversas cotidianas, ao escutar músicas, ao participar de brincadeiras e de situações mais formais de uso da linguagem, como as que envolvem a leitura. Por isso, dar um livro à criança, mesmo que seja como um brinquedo, é dar a ela a oportunidade de ter uma relação prazerosa com um objeto que leva até as pessoas emoções e fantasias. Enfim, ler, ver, ouvir, tocar o livro, é também entrar nele e vislumbrar encantos e novidades.
O envolvimento com a leitura conecta diretamente o desenvolvimento das linguagens oral e escrita de forma indissolúvel. Da mesma maneira que observamos no desenvolvimento da linguagem oral, a análise das produções escritas das crianças nos mostram que elas tomam consciência, de forma gradativa, das características formais da linguagem escrita. Desde pequenas utilizam lápis e papel, imitando a escrita dos pais, e comportam-se como se estivessem lendo com livros, revistas, jornais foleando as paginas e emitindo sons.
Com o avanço da linguagem escrita, o acompanhamento dos pais e professores nesse processo evolutivo é muito importante, estando intimamente relacionado ao incentivo à leitura, com a vivência da literatura infantil e, principalmente, da contação de histórias. Por meio da sequência narrativa, a criança começa a entender o mundo ao seu redor, a ideia de tempo, as relações sociais, a complexidade dos conflitos e a interpretação dos sentidos, o que facilitará e abrirá o caminho à leitura.
Com o objetivo de fundamentar o professor para um trabalho mais consistente em literatura, levá-lo a identificar as diferentes linguagens presentes nos livros literários e instrumentalizar para utilização de estratégias de leitura que lhes permita interpretar e compreender textos escritos, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso “Literatura Infantil e Contação de Histórias” no qual você receberá informações da professora Maria Oliveira Cortes, educadora, especialista em organização e operação de bibliotecas infantis e contadora de histórias profissional.
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
Em nossa cultura, quanto mais abrangente a concepção de mundo e de vida, mais intensamente se lê, numa espiral quase sem fim, que pode e deve começar na escola, mas não pode encerrar-se nela. Por meio de fundamentos teóricos e de análises, poderemos perceber a literatura infantil como um poderoso instrumento de interferência na prática escolar, estimulando o imaginário do aluno e favorecendo seu espírito crítico e seu desejo de transformar a realidade.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários
Andre bueno de camargo
6 de mar. de 2014Meu sonho e realizar pulblicar meu livro literario , grande fantasia .