De acordo com Luciana Fiel, professora do Curso CPT Confecção de Brinquedos Pedagógicos com Sucata e Dobradura, as crianças trazem para suas brincadeiras o que veem, escutam, observam e experimentam. Enfim, as crianças revelam suas visões de mundo e suas descobertas. Nas Diretrizes Básicas da Educação, ressalta que “o brincar é uma necessidade básica e um direito de todos, é uma experiência humana, rica e complexa. O ato de brincar é muito sério, pois é no brincar que as crianças fazem a construção dos conhecimentos e das habilidades para a aprendizagem, além da linguagem e dos valores sociais”.
Quando somos crianças, por que é tão importante brincar? E se não brincássemos, o que aconteceria conosco? A resposta a essa pergunta é simples. Se não brincássemos, não exercitaríamos nossas habilidades sociais, emocionais, motoras e intelectuais. Deixaríamos de experimentar novos sentimentos, de vivenciar situações que ocorrem em nosso dia a dia, de nos preparar para a vida adulta.
Quando a criança brinca, ela:
— adquire mais confiança em si mesma e em suas capacidades;
— percebe suas limitações;
— descobre o seu próprio corpo e aprende a valorizá-lo;
— cria vínculos afetivos com os adultos e outras crianças;
— reforça sua autoestima;
— amplia sua capacidade de se comunicar e interagir com as pessoas;
— começa a articular seus pontos de vista e interesses pessoais;
— respeita a diversidade e desenvolve o senso de cooperação.
Em outras palavras, o brincar faz com que a criança se perceba como agente do meio em que vive. Faz com que ela expresse suas emoções, seus pensamentos, seus desejos. Induz a criança a se comunicar, a usar a linguagem corporal e oral (além de outras é claro), para demonstrar seus interesses, por meio da construção de significados.
E o brincar tem um ótimo aliado: o brinquedo. É ele que torna o ato de brincar muito mais prazeroso e agradável para a criança. Com peças de encaixar, por exemplo, uma criança descobre que consegue empilhar objetos, e repete o processo, pois para ela isso é uma descoberta deslumbrante.
Não importa se a criança tem 2, 4 ou 5 anos. O mais importante é que a criança desenvolva o seu lado lúdico, moral, cognitivo, físico e social. E isso só é possível com a brincadeira, pois ela é a chave-mestra para abrir as portas do mundo que cerca a criança.
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Por Andréa Oliveira.
Fontes: Diretrizes Curriculares Nacionais, Referencial Curricular Nacional e Educar para Crescer.
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