WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O Coco é matéria-prima relevante na indústria de produtos alimentícios

A industrialização é uma maneira prática e eficiente para aproveitar a produção do coco e outros produtos do coqueiro, facilitando a sua comercialização nas mais diversas formas.

A industrialização é uma maneira prática e eficiente de aproveitar a produção do coco.

A industrialização é uma maneira prática e eficiente de aproveitar a produção do coco.

O Coqueiro é uma das plantas mais úteis do mundo. Conhecido como “a árvore da vida”, ele tem  um papel importante na vida das pessoas que habitam as regiões tropicais úmidas. Constitui-se na mais importante das culturas perenes possíveis de gerar um sistema autossustentável de exploração como provam vários países do continente asiático.

Entretanto, no Brasil, a agroindústria dos produtos do coqueiro é caracterizada pela existência de algumas unidades de grande e médio porte, localizadas, em sua maioria, na Região Nordeste. Há também unidades de pequeno porte, ainda pouco expressivas e incipientes, mas com boas perspectivas de desenvolvimento face à demanda nacional, bem superior à oferta.

Os produtos do coco no Brasil, tal como na maior parte do mundo, são matéria-prima de grande relevância na indústria de muitos produtos alimentícios, desde fábricas de bolachas, indústrias de doces, iogurtes, sorvetes, restaurantes industriais até pequenas confeitarias e lanchonetes.

Assim, para qualquer alimento de consumo humano, esses produtos têm de ser submetidos a cuidados especiais. Estes cuidados devem começar pela fase cultural, em especial nos tratos agrícolas e na colheita, bem como no transporte, armazenamento, processamento e comercialização. A industrialização é uma maneira prática e eficiente de aproveitar a produção do coco e outros produtos do coqueiro, facilitando a sua comercialização nas mais diversas formas.

Os produtos do coco são  matéria-prima de grande relevância na indústria de muitos produtos alimentícios como leite de coco.

Os produtos do coco são  matéria-prima de grande relevância na indústria de muitos produtos alimentícios como leite de coco.

O investimento em ciência e tecnologia surge, cada vez mais, como uma ação determinante para sucesso dos produtores brasileiros. Hoje, são necessárias técnicas modernas que reduzam custos, aumentem a produtividade, agreguem valores às explorações agrícolas e promovam o desenvolvimento da agroindústria.

No curso “Industrialização do Coco” elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas,  são  apresentados os múltiplos produtos e usos que o coqueiro oferece estimulando o interesse pelas respectivas tecnologias, em geral simples e conducentes a produtos de elevado valor alimentar e econômico. O curso enfoca, em especial, os produtos de maior demanda no mercado brasileiro como leite de coco, coco ralado, óleo de coco e torta, água e polpa de coco verde e amêndoas de coco maduro. Para isso, são abordados assuntos como: Vantagens econômicas, Os produtos e uso do coqueiro, Preparo do coco para processamento, Água congelada do coco verde, Polpa do coco congelado, Processamento do coco ralado e leite de coco, As cocadas, Embalagem e registro da marca.

A industrialização permite uma maior facilidade de expansão comercial.

A industrialização permite uma maior facilidade de expansão comercial.


No curso, você receberá informações do professor Raimundo Camelo Mororó, Biólogo, Especialista em Tecnologia de Alimentos, Pesquisador da CEPEC/CEPLAC - BA, Chefe da Seção de Tecnologia e Engenharia Agrícola do CEPEC, e Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno receberá um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

De acordo com o professor Raimundo Camelo “a industrialização permite uma maior facilidade de expansão comercial, além de ser uma maneira cômoda para o consumidor que pode manter em seu congelador, durante todo o ano, coco verde em forma de água ou polpa congelada. Além disso, também é uma forma de aproveitar os cocos que não atendem os padrões de comercialização na forma in natura”.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Paulo Sergio Pereira dos Santos

22 de ago. de 2014

Bom dia, eu só gostaria de pedir um favor, na minha região temos muito produtores de coco e está sobrando muita matéria-prima. Já visitei vários sites de empresas e não consegui o contato com nem uma, por isso estou pedindo uma ajudinha de vocês para que eu possa entrar em contato com alguma empresa que esteja interessada em comercializar nossos produtos. Essa foi a única forma de pedir ajuda que encontrei. Obrigado desde já. Paulo Sergio Pereira dos Santos.

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de ago. de 2014

Olá, Paulo Sérgio!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações sobre formas de aproveitar o coco recomendamos que leia o seguinte artigo "Coco anão, o fruto de mil e uma utilidades".

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Iprococo Industria e Comercio-LTDA

16 de mar. de 2013

Boa Tarde, senhores! Nossa indústria solicita um nome de um conservante para a água de coco que não modifique o seu sabor e outro conservante para o coco ralado congelado, que suporte 10 dias viajando em caixas de isopor. Caso tenha esse produto nos dê o retorno que ficamos muito gratos.

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de mar. de 2013

Olá, Iprococo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Na produção de água de coco congelado e de coco ralado, os produtos não são submetido a nenhum outro tratamento visando a conservação. Como se sabe, o congelamento, por si só, não destrói microrganismos e enzimas, mas retarda as reações químicas e enzimáticas, e chega a inibir o crescimento e a atividade microbianas. O crescimento de bactérias, mofos e leveduras é quase que totalmente inviabilizado a temeperaturas entre 5 e -7°C.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?