WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Suínos: vantagens do sistema de camas sobrepostas

Esse sistema pode ser utilizado tanto por grandes criadores, como nas propriedades menores

 

Criação de suínos em camas sobrepostas

Dentro desse sistema, os suínos também se mostram mais tranquilos e confortáveis, repousando com mais frequência e naturalidade 

O sistema mais comum de criação de suínos, no Brasil, tem sido aquele desenvolvido em granjas de piso ripado, total ou parcialmente. Nesse sistema, os animais ficam confinados em ambientes pequenos, em contato permanente com seus dejetos, o que acaba causando uma série de problemas, como mau cheiro, proliferação de insetos, desconforto para os animais e más condições de trabalho para os operadores.

Um dos maiores problemas, resultantes desse sistema de criação, é a agressão ao meio ambiente, principalmente, por meio da contaminação de rios e lagoas. Dessa forma, os criadores que adotam o sistema convencional acabam, geralmente, enfrentando problemas com os órgãos de fiscalização ambiental. Para fugir desses problemas, a única alternativa é seguir toda a legislação ambiental relacionada com a suinocultura.

 

Assim, para atender a todas as exigências da lei ambiental, os criadores têm de arcar com os seguintes investimentos:

 

- Ocupação de grandes áreas da propriedade para a construção de estações de coleta e tratamento de resíduos;

- Investimentos financeiros consideráveis;

- Manutenção de um maior número de funcionários na propriedade.

 

Com isso, a criação de suínos pelo sistema tradicional tem se mostrado cada vez mais onerosa aos criadores. Por isso, para facilitar a vida tanto de grandes como de pequenos produtores, desenvolveu-se uma nova técnica capaz de resolver tanto as questões ambientais, como os problemas de investimento. Trata-se da criação em camas sobrepostas.

 

Sistema de camas sobrepostas

 

Este sistema de criação, em leito formado por palha ou maravalha, teve sua origem na China, em Hong Kong. No Brasil, este sistema surgiu nos anos 80, na região de Castro/Paraná. Já nos anos 90, as primeiras unidades de crescimento/terminação em cama profunda foram introduzidas em Campo Largo/PR.

 

O sistema conhecido como “camas sobrepostas” consiste na criação de suínos em ambientes mais amplos, com a colocação de camas muito parecidas com as utilizadas em avicultura. Tal sistema pode ser desenvolvido e praticado em todas as regiões do país, com grande sucesso. No entanto, deve-se apenas tomar alguns cuidados especiais, de acordo com as características de cada região.

 

Em climas mais quentes, é recomendável o investimento em sistema de ventilação para evitar o desconforto aos suínos e a consequente queda na produtividade. Já nos climas mais frios, é recomendável a manutenção de um sistema de aquecimento, principalmente nas creches, para reduzir as variações de temperatura, que podem causar alguns problemas na performance dos animais nesta fase.

 

"O sistema de camas sobrepostas pode ser utilizado tanto por grandes criadores, como nas propriedades menores. A eficácia do sistema é a mesma, tanto na grande como na pequena propriedade, bastando, para isso, seguir rigorosamente as normas técnicas adequadas, afirmam Remi José Sterzelecki, Luiz Feitosa dos Santos e Júlio Carlos B.V. Silva, professores do curso Criação de Suínos em Camas Sobrepostas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

 

Vantagens do sistema


A principal vantagem da criação de suínos em camas é que ele se constitui em uma alternativa “agroecológica”, na qual os dejetos formam uma compostagem dentro da própria edificação, reduzindo, assim, os riscos de poluição ambiental, melhorando, inclusive, sua valorização agronômica. O sistema de criação em camas sobrepostas apresenta inúmeras outras vantagens sobre o sistema tradicional, podendo ser mencionadas as seguintes:

 

- Baixo custo de investimento;

- Respeito à legislação ambiental;

- Menor agressão aos animais;

- Menor consumo de água;

- Diminuição das expressões de vícios, como as brigas e o canibalismo;

- Diminuição de moscas e odores;

- Diminuição da mortalidade;

- Melhora na uniformidade dos lotes;

- Melhor ganho de peso;

- Melhor qualidade da carne;

- Melhor marketing de venda.

 

Redução de custos

 

No sistema de criação em cama, os dejetos são manejados e armazenados nas próprias instalações, representando uma redução considerável nos custos de construção e transporte. Os custos dos investimentos variam entre 20 a 50% para menos em comparação com o sistema tradicional.

 

Contenção de odores

 

O aspecto do mau cheiro também é bem menor no sistema de cama, em comparação ao sistema tradicional, uma vez que a produção de amônia é 50% maior no sistema convencional em comparação ao sistema de cama.

 

Conforto para os animais

 

Dentro desse sistema, os suínos também se mostram mais tranquilos e confortáveis, repousando com mais frequência e naturalidade. Esse bem-estar sentido pelo animal, também contribui para uma melhor convivência entre eles. Isso evita a existência de canibalismo caudal e inibe os problemas de cascos e das articulações. Outra vantagem do sistema é que os animais podem praticar o seu hábito natural de fuçar e revolver a superfície da cama, o que contribui para a diminuição de estresse.

 

Confira mais informações, acessando os cursos da área Suinocultura.

 

Por Andréa Oliveira

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?