WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Manejo reprodutivo na criação de suínos é fator decisivo para obtenção de maiores índices

A suinocultura é uma atividade que exige muita dedicação para se alcançar bons índices de produtividade e, consequentemente, obter resultados econômicos satisfatórios

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia1844/m-reprodutores-matrizes.JPG

O manejo é um dos fatores essenciais para o sucesso da atividade econômica.

O Brasil possui o maior rebanho comercial  de suinos do mundo, avaliado em 20 bilhões de dólares, com custos de produção menores que em outros países,  e ocupa o quarto lugar em exportação de carne suína. No aspecto zootécnico, a redução do índice de gordura foi a grande evolução alcançada nos últimos 20 anos. Os suinocultores brasileiros aumentaram em aproximadamente 12,5% a quantidade de carne magra na carcaça suína. Os investimentos em novas tecnologias também se fizeram notar nas granjas de todo o país, a idade de desmame caiu de 42 para 21 dias; a idade ao abate caiu de 180 para 150 dias; foram desenvolvidas rações pré-iniciais de gestação, de lactação; e novas vacinas para aumentar a imunidade e o crescimento da produção.

Porém, a nossa taxa de desfrute ainda é baixa. Isto é, a relação percentual entre o número de animais abatidos no período de um ano, em relação ao rebanho total, mais a taxa de crescimento, é muito pequena. Os fatores apontados como causas desse baixo desfrute são a opção pela rusticidade com animais de baixo valor genético; a elevada idade de abate, em torno de 18 meses; o baixo índice de partos da fêmea com menos de dois partos/ano; e leitegadas pequenas.

Nesse contexto, o manejo é um dos fatores essenciais para o sucesso da atividade econômica. Entende-se por manejo o conjunto de técnicas utilizadas na criação, que visam organizar a produtividade do rebanho, melhorar seu desempenho zootécnico e econômico, de forma a orientar o produtor desde a aquisição de reprodutores e matrizes, até o manejo das crias durante a puberdade e maturidade sexual.

O manejo reprodutivo engloba um conjunto de medidas aplicadas nas área de reprodução, nutrição e alimentação, sanidade e higiene, e ambiente, sendo o principal ponto de atenção do suinocultor, pois não bastam bons padrões nutricionais e boas normas de manejo, se os índices reprodutivos não forem também elevados.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia1844/m-manejo-reprodutivo.JPG

O manejo da cobrição, incluindo uma eficiente detecção de cio e os cuidados durante a gestação e ao parto, têm influência decisiva na produção de leitões.

A base de toda a exploração agropecuária é o material genético, razão pela qual se deve dar toda a atenção à sua escolha e aquisição. A garantia de uma boa produtividade tem como ponto de partida os reprodutores, os quais devem responder positivamente às condições ambientais que lhes serão impostas. O manejo da cobrição, incluindo uma eficiente detecção de cio e os cuidados durante a gestação e ao parto, têm influência decisiva na produção de leitões. Na maternidade, o auxilio para que esses mamem suficiente quantidade de colostro é essencial para evitar mortes por esmagamento ou inanição e para prevenção de doenças.

A prevenção de enfermidades deve ser feita baseada em biosseguridade, uso correto de vacinas e, principalmente, por meio do planejamento de produção que privilegiam o bem estar animal e evitam os fatores de risco. A alimentação adequada a cada categoria animal promove o bom desenvolvimento das funções de cada uma.

Com o objetivo de apresentar técnicas de manejo de uma granja de suínos para criação de machos e fêmeas, em suas diversas etapas, para reprodução, contribuindo pra melhoria da eficiência produtiva do rebanho, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Criação de Suínos - Manejo de Reprodutores e Matrizes”, no qual você receberá informações do professor Paulo César Brustolini, zootecnista, responsável pelo Setor de Suinocultursa da Universidade Federal de Viçosa – MG e da zootecnista e Mestre em genética e melhoramento animal Patricia Tristão Mendonça.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

O manejo pode aumentar ou comprometer o sucesso de um criador de suínos, portanto grande parte da eficiência de uma empresa suinícola depende do emprego correto de suas técnicas para cada fase da criação.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Natália Teixeira

12 de nov. de 2018

Preciso saber o nome do autor, e data de publicação desta!! Obrigada, gostei muito da página.

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de nov. de 2018

Olá Natália,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. A matéria foi escrita em 03/12/2010, pela equipe de redação do CPT.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Célio Borges

19 de jun. de 2016

Quero receber informações para criações de porcos

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de jun. de 2016

Olá Célio,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações sobre a criação de suínos cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?