As seguintes espécies e seus híbridos são especialmente adequados para sistemas intensivos com altas taxas de estocagem: tilápias, tambaqui, pacu, pirarucu, panga, jundiás e catfishs. Outras espécies, como lambaris e trutas, também se adaptam bem desde que atendam aos requisitos mínimos do sistema.
O carro-chefe da exportação de pescado pelo Brasil é a tilápia, principalmente em filés, tendo os EUA como principal importador, explica o professor Giovanni Resende de Oliveira, do Curso CPT Comercialização de Pescados: Aquanegócio e Relações de Mercado.
Neste contexto, programas como o Plano Nacional de Avanço da Aquicultura (PNDA) e incentivos à exportação, como o drawback, têm um papel fundamental em estimular o desenvolvimento e a competitividade da piscicultura brasileira no mercado internacional, explica o professor Giovanni Resende de Oliveira, do Curso CPT Comercialização de Pescados: Aquanegócio e Relações de Mercado.
A relação simbiótica entre o governo e o setor produtivo tem sido cada vez mais reconhecida como um motor para o desenvolvimento econômico e social. Nesse contexto, a compra direta de produtos provenientes da piscicultura e da agroindústria familiar de pescado por entidades governamentais, como empresas públicas, autarquias e prefeituras, emerge como um canal de comercialização altamente...
A inclusão do pescado nos canais de comercialização já consolidados, nos quais predomina a distribuição de outras proteínas animais, também é uma ótima alternativa, explica Giovanni Resende de Oliveira, professor do Curso CPT Comercialização de Pescados: Aquanegócio e Relações de Mercado.
Mesmo que a produção e o beneficiamento funcionem em sua capacidade e eficiência plenas, o resultado final, isto é, o retorno econômico desejado, depende diretamente da comercialização, embora outros fatores também possam interferir. Se a comercialização não for feita da maneira adequada, a rentabilidade do produtor estará aquém do esperado.
O mercado de pescados enfrenta sérios problemas que prejudicam tanto os consumidores quanto o setor como um todo, os quais correspondem a fraudes frequentes, deficiências na inspeção de qualidade e conservação, bem como a falta de informações e transparência para os consumidores.
Uma das principais é sua capacidade de agregar valor aos produtos, pois não apenas fornecem produtos, mas também oferecem uma experiência completa de compra. Isso pode incluir atendimento personalizado, embalagens diferenciadas, serviços de consultoria e até mesmos eventos promocionais.
Veja os benefícios nutricionais dos pescados. Descubra como essas deliciosas fontes de proteína oferecem uma variedade de sabores e ainda podem representar uma grande fonte de renda, enquanto proporcionam uma série de vantagens para a saúde.
A análise do perfil do consumidor é igualmente importante para a piscicultura, assim como é para os demais setores de negócios. Entender as preferências, hábitos de consumo e necessidades dos clientes no mercado de peixes e produtos relacionados é essencial para o sucesso e o crescimento sustentável da indústria piscícola.