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    Como montar um consultório odontológico - concorrência

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    Como montar um consultório odontológico - concorrência

     

    Quando se analisa o mercado e se depara com o grande número de cirurgiões-dentistas existentes, parece que a questão da concorrência fica bem evidente. Mas esta não é uma situação específica da Odontologia. Atualmente, é praticamente impossível encontrar qualquer ramo ou atividade empresarial, comercial ou de serviços que não tenha de enfrentar fortes concorrentes.

    O que precisa haver é uma mudança de mentalidade: ao invés de temer a concorrência como algo ameaçador, é preciso encará-la como uma aliada. Aliada no sentido de contribuir para a busca constante pela maior eficiência, pela busca por diferenciais, por maneiras mais inteligentes de se estabelecer e de permanecer no mercado.

    A concorrência contribui para maior aperfeiçoamento, quer seja na qualidade dos produtos ou dos serviços oferecidos. Ela é a “mola propulsora” da evolução dos produtos e serviços oferecidos. Como consequência, ela representa papel importante na modernização e na eficiência daquilo que é ofertado aos clientes (pacientes).

    Muitas categorias de indústria, comércio ou serviços enfrentam concorrência direta e indireta. Concorrência direta é aquela que existe entre segmentos de mesma natureza e características enquanto a indireta ocorre entre segmentos de naturezas e características diferentes. Um exemplo de concorrência indireta são supermercados que concorrem com padarias, confeitarias, perfumarias, farmácias, entre outros.

    O cliente de uma padaria, por exemplo, poderá aproveitar a oportunidade de estar em um supermercado para comprar produtos típicos de padarias como: pães, bolos, leites, entre outros. Nesse caso, a padaria, além da concorrência direta com outras padarias, teria, também, a concorrência indireta dos supermercados com a venda de diversos produtos.

    Já no caso de consultórios odontológicos, a concorrência é, basicamente, direta. Isso por se tratar de serviços altamente especializados, que podem ser realizados apenas por profissionais da mesma categoria, no caso, cirurgiões-dentistas. Assim, o ideal é que você seja muito criativo para atrair clientes (pacientes) para o seu consultório.

    Nesse sentido, é muito importante que você:

    -Observe o que a concorrência oferece;
    -Visite os consultórios existentes na região onde você pretende atuar, como também em outras regiões ou cidades;
    -Procure identificar o que você poderá oferecer de diferencial para seus clientes (pacientes), tendo como base o que os outros consultórios oferecem.

    Não tenha dúvida que muitas informações surgirão a partir do momento que você começar a estudar o seu mercado de atuação, que você iniciar suas observações, visando aprender os exemplos de sucesso e também conhecer os fracassos dos seus concorrentes.

    Tenha sempre em mente que não basta abrir as portas ao público que seus pacientes virão. É preciso atraí-los com estratégias interessantes, mas que sejam comprovadas, assim que os pacientes tiverem o primeiro contato com o seu consultório.

    É verdade que cada consultório terá suas características e particularidades. Mas existem ações que podem ser consideradas adequadas para as mais variadas situações.

    Assim, ao estudar a montagem do seu consultório, procure:

    -Planejá-lo de forma que fique bem organizado e funcional;
    -Adote os mínimos cuidados de higiene e biossegurança;
    -Ofereça boas condições de segurança e tranquilidade ao paciente;
    -Contrate um Auxiliar de Consultório Dentário (ACD) que esteja realmente apto a exercer a função em seu consultório;
    -Prepare-se para oferecer o melhor atendimento ao paciente, desde o primeiro contato, direto, por telefone ou e-mail, até o momento em que ele estiver na cadeira;
    -Planeje-se para que o ambiente do seu consultório seja bem agradável e aconchegante. É importante levar em consideração a possibilidade de utilizar cortinas bem apresentáveis nas janelas; arranjos e elementos de decoração para dar um aspecto mais suave e descontraído ao consultório; priorizar a limpeza e higienização das instalações; não permitir “dar jeitinho” em nada; contar com a participação de profissionais especializados para auxiliar você em todos os sentidos; entre outras.

    Mais uma vez, a pesquisa de mercado se apresenta como elemento essencial para lhe dar muitas informações necessárias a respeito da concorrência. Esteja certo de que, quanto mais informações você obtiver, referentes à população (pacientes) que você pretende ver frequentando o seu consultório; ao mercado em que você está prestes a entrar; e aos seus concorrentes, maiores serão as chances de o seu negócio dar certo.

    Por meio da pesquisa de mercado, torna-se necessário obter informações do tipo:

    Quais são os concorrentes preferidos dos clientes entrevistados (pelo menos três)?
    Qual é o porte desses concorrentes?
    Como é o fluxo de pacientes nos consultórios desses concorrentes?
    Que tipos de atrativos seus futuros concorrentes oferecem aos pacientes?
    O horário de funcionamento dos principais concorrentes atende satisfatoriamente aos pacientes?
    O que os pacientes consideram pontos positivos e negativos na concorrência?
    Seus entrevistados estariam dispostos a frequentar outros consultórios odontológicos?

    Além das propagandas e campanhas publicitárias convencionais, como: panfletos, mala direta, e-mails, jornais, rádio e TV você poderá, também, dar palestras educativas, em escolas e empresas, entrevistas em rádio e televisão, abordando a importância de cuidar bem da higiene e saúde bucal. Explique que dentes mal posicionados podem causar sérios problemas de saúde e por isso precisam ser corrigidos; fale dos avanços tecnológicos na Odontologia. Distribua brindes educativos com a logomarca do seu consultório. Use a internet a seu favor. Crie seu blog e dedique um tempo a ele. Disponibilize um conteúdo com informações que realmente sejam interessantes aos pacientes.

    Enfim, use a sua criatividade para apresentar o seu consultório e os seus serviços à comunidade. Procure fazer parte da vida das pessoas da sua área de atuação, para que elas lembrem, em primeiro lugar, do seu nome, do seu consultório, sempre que houver necessidade de marcar uma consulta em um consultório odontológico.

    Aprimore seus conhecimentos, acessando os cursos da área Treinamento Profissional, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, entre eles o curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB.

    Por Andréa Oliveira.

    Acesse os links abaixo e conheça mais sobre como montar um consultório odontológico:

    Aspectos favoráveis

    Público-alvo

    Pesquisa de mercado

    Especialização na área

    Contratação do auxiliar de consultório dentário

    Fatores determinantes para o sucesso


    AVISO LEGAL

    Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.

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