WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vestidos - símbolo de elegância e feminilidade

Versáteis e com grande variedade de modelos, estampas e tecidos, os vestidos privilegiam a todos os estilos

vestidos

Os vestidos, maravilhosos objetos de uso feminino, são peças clássicas e atemporais

Os vestidos, maravilhosos objetos de uso feminino, são peças clássicas e atemporais, que representam grande símbolo de feminilidade. Sua versatilidade é indiscutível e a variedade de modelos, estampas e tecidos usados em sua confecção, privilegia todos os estilos.

“O vestido é eterno, ele sempre será um símbolo de elegância e pode transmitir muitas sensações”, afirmam os professores da Sigbol Fashin, do curso Confecção de Vestidos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

O que é certo afirmar que os vestidos, assim como outros tipos de roupas, penteados, calçados e acessórios são responsáveis por ditar a moda e traduzir o comportamento e os costumes da sociedade, em todas as épocas e lugares.

Os anos se passam, as tendências se renovam, e os estilos vão e voltam. Algumas vestes têm o seu retorno ora com uma pitada nostálgica e ora com um ar futurista, mas sempre representando os jeitos e os anseios da população de um período. Porém, para que se encaixem nas tendências da moda, devem ser escolhidos de modo adequado, mas nem sempre as mulheres sabem por onde começar para não errar na escolha.

É sempre bom ter no guarda-roupa modelos para serem usados em diferentes ocasiões, ou seja, durante o dia, num evento casual, à noite, num evento de gala, em casamentos, para ir trabalhar, para ir à casa dos pais, para ousar na balada.

Durante o dia, para eventos informais, ou que não precisam de roupas de gala, escolha cores neutras. O básico é sempre chique. Chamar a atenção pela elegância é um trunfo, que muitas mulheres ignoram ao escolher vestidos ousados demais para ocasiões inapropriadas. Cores como o beje, marrom ou vinho são ideias. Evite o preto, ele é para a noite. O branco também é uma ótima opção.

vestidos

A versatilidade dos vestidos é indiscutível e a variedade de modelos, estampas e tecidos privilegia todos os estilos

No topo da beleza e da feminilidade, está o vestido longo. Aqueles que vão até os pés são muito elegantes. Podem ser usados durante o dia ou a noite, lisos ou estampados, casuais ou formais. Qualquer que seja a ocasião, o longo sempre será uma aposta certa. Vestido curto é para a balada, para a praia, para um evento mais ousado ou para a noite.

Para as mulheres que procuram vestido para trabalhar e preferem o estilo clássico, vestidos com cortes tradicionais são perfeitos. O vestido com comprimento médio se destacam, pois nunca saem de moda. São ideais para usar em ambientes de trabalho ou eventos especiais.

Por outro lado, o vestido é uma peça mais complexa para ser modelada, quando comparada com saias e blusas. Sempre se trabalhará com mais de sete medidas básicas, e algumas complementares, de acordo com as modelagens.

As medidas necessárias para confecção de vestidos são: busto, cintura, quadril, comprimento de corpo frente e costas, entre cavas frente e costas, ombro, altura do seio, entre outras. Abaixo algumas regras que devem ser seguidas ao se tirar as medidas para a confecção de vestidos:

1. Amarre em volta da cintura um cordão, para marcar a cintura corretamente.
2. Com a fita métrica, meça a circunferência da cintura, evitando passar em cima do nó do cordão.
3. Meça a circunferência do busto.
4. Meça a circunferência do quadril, na parte mais saliente.
5. Se tiver culote, meça o quadril na altura do culote.
6. Se tiver ventre saliente, coloque uma régua no ventre, segurando com a mão, e meça o quadril.
7. Meça o comprimento do corpo frente, colocando a fita métrica no ombro, próximo ao pescoço, até o cordão que está marcando a cintura na frente.
8. Meça o comprimento do corpo costas, colocando a fita métrica no ombro, próximo ao pescoço, até o cordão que está marcando a cintura nas costas.
9. Meça o ombro, iniciando no pescoço e terminando no começo da manga.
10. Meça a altura do seio, iniciando no ombro próximo ao pescoço e terminando na ponta do seio.
11. Meça a entrecavas frente, acima do busto, iniciando da curva da cava direita e terminando na curva da cava esquerda.
12. Meça a entrecavas costas, iniciando na curva da cava direita e terminando na curva da cava esquerda.
13. Meça o comprimento do vestido, iniciando na cintura até o comprimento desejado.
14. Meça o comprimento da manga, iniciando no final do ombro até o comprimento desejado. Se for manga abaixo do cotovelo, tire a medida com o cotovelo flexionado.
15. Meça o punho da manga, na altura que mediu seu comprimento, contornando a circunferência do braço ou do punho.
Observação: passe a fita métrica em torno do busto, da cintura e do quadril, naturalmente, sem apertar ou deixar solta demais.

 Tirar medidas de vestidos


Tecidos
É importante saber que a metragem do tecido, na confecção sob medida, varia de acordo com o modelo, a estatura, a dimensão da pessoa e o comprimento desejado, dentre outros fatores. É preciso calcular a metragem do tecido de acordo com a peça desejada. O tecido, normalmente, tem de 120 cm a 140 cm de largura.

Metragem do tecido
Vestido chemisier: Medida do comprimento desejado + comprimento da manga + 10 cm.

Vestido com alça: Medida do comprimento desejado + 10 cm.

Vestido estilo bata: Duas medidas do comprimento desejado + comprimento da manga + 10 cm.

Vestido com cavas modeladas: Medida do comprimento desejado + 20 cm.

Vestido frente única: Duas medidas do comprimento desejado + 10 cm.

vestidos

No topo da beleza e da feminilidade, está o vestido longo

Tipos de tecidos
Quando se usa tecidos estampados, deve-se ter o cuidado para que as estampas fiquem todas no mesmo sentido. Quando os tecidos são listrados, deve-se ter cuidado para que as listras casem entre si, estejam elas na posição horizontal, ou vertical, ou diagonal. Os tipos de tecidos mais indicados para confeccionar os modelos citados acima são:

- Vestido chemisier: piquê, viscose, popeline, linho, brim leve ou jeans leve.
- Vestido com alça: viscose, tricoline, piquê, crepe.
- Vestido com cavas modeladas: cambraia, viscose, tricoline, crepe de viscose, canvas.
 - Vestido com bustiê: viscose, tricoline, crepe de viscose, canvas, sarja, piquê.
 - Vestido estilo bata: cambraia, viscose, tricoline, fustão, chambrei.

Preparo dos tecidos
A qualidade da peça pronta depende do preparo adequado do tecido, antes do corte e da costura. Os tecidos 100% algodão devem sempre ser molhados antes de se confeccionar uma peça. Tecidos com alta porcentagem de fibras sintéticas, geralmente, não precisam ser molhados, pois não encolhem. O tecido que encolhe deve ser molhado, ficando imerso em água sem sabão e em temperatura ambiente por algumas horas. Depois, o tecido deve secar ao vento, sem torcê-lo, até que fique ligeiramente úmido. Por último, o tecido deve ser passado pelo avesso, com ferro. Nunca passe pelo lado direito. Caso não seja necessário molhar o tecido (quando este não for do tipo que encolhe), ele deve ser, pelo menos, passado a ferro.


Confira mais informações, acessando os cursos da área Confecção de Roupas.

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?