WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Saias - vestuário feminino de grande utilidade, versatilidade e elegância

Dependendo da época, da ocasião e do estilo da mulher, as saias caem feito uma luva nos corpos femininos deixando-os sexes e elegantes

saias

Saias, vestuário feminino de grande utilidade, versatilidade e elegância

Curtas, compridas, justas, rodadas, lisas ou estampadas, essas são algumas das inúmeras as possibilidades de uso das saias. Vestuário de grande utilidade para as mulheres, a saias vieram para ficar. Dependendo da época, da ocasião e do estilo da mulher, as saias caem feito uma luva nos corpos femininos deixando-os sexes e elegantes.

No dia a dia, encontramos pelas ruas adolescentes usando as saias ou minissaias confeccionadas em Jeans, outras, mais ousadas, customizam suas vestes desfiando-as ou anexando adornos dos mais variados tipos. Também é comum encontrarmos uniformes de empresas públicas ou privadas compostos por belíssimas saias. Representando o luxo e a elegância, saem, à frente, as saias longas lisas ou estampadas, retas ou volumosas, dando todo um ar de feminilidade às mulheres que as usam, independente da idade.

O material usado para confecção das saias é muito variado, assim como os adornos utilizados na sua decoração. Vai desde tecidos grossos e pesados até a mais puras sedas. Caberá, ao costureiro ou costureira, incentivar o seu cliente a fazer novos modelos, orientando na escolha adequada ao tipo físico, de acordo com a ocasião, e na escolha dos tecidos adequados ao modelo.

“Foi no período entre 1898 a 1910 que a indústria do vestuário evoluiu, mas a expansão das fábricas de confecção, no entanto, não causou a falência das lojas de alfaiates ou o desaparecimento das costureiras. Pelo contrário, houve um aumento do trabalho em domicilio, pois, com as costureiras domésticas, as pessoas poderiam achar exclusividade, o que não era possível nas fábricas”, afirmam os professores da Sigbol Fashion, do curso Confecção de Saias, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

saias

Curtas, compridas, justas, rodadas, lisas ou estampadas, essas são algumas das inúmeras as possibilidades de uso das saias

Hoje, apesar da industrialização, a profissão de costureira persiste. Ainda existe um grande número de pessoas que, por vários motivos, não abre mão de ter as suas roupas feitas sob medida por esta profissional. Dessa forma, aprender a modelar, cortar e costurar pode ser uma grande oportunidade para uma profissional que tenha criatividade, força de vontade, organização e desenvoltura se colocar no mercado de trabalho.

Para exercer essa profissão é preciso ter habilidade manual, senso estético, capacidade de concentração e de dar atenção a detalhes.  Como em qualquer profissão, além dos conhecimentos técnicos, a costureira precisa, também, manter-se informada e atualizada sobre moda, para orientar seus clientes sobre tipos de tecidos, aviamentos e acessórios adequados, de acordo com o tipo físico e a harmonia da combinação das cores.

Certamente, que os clientes consideram a limpeza e organização, quando decidem contratar um profissional. A costureira deve ter, também, um comportamento que propicie a harmonia no trabalho, transmitindo confiança para os clientes. Deve dominar todas as etapas do trabalho de confecção de roupas, que são:
- Escolher o modelo e o tecido.
- Preparar o tecido para a confecção.
- Tomar as medidas do(a) cliente, para efetuar a modelagem.
- Fazer a modelagem no papel com as medidas do(a) cliente.
- Copiar a modelagem no tecido.
- Cortar o tecido de acordo com os moldes.
- Alinhavar a peça, para provar e fazer os ajustes necessários.
- Costurar a peça.

saias

Representando o luxo e a elegância, saem, à frente, as saias longas lisas ou estampadas, retas ou volumosas

Como escolher o tecido adequado para saias
Um dos principais critérios para escolha do tecido para confecção de saias é o caimento. Também pode ser chamado de queda e é definido como o grau maior ou menor de flexibilidade ou consistência, que o tecido, a peça já confeccionada ou, ainda, parte da mesma, apresenta em termos de maleabilidade. Essa maleabilidade ou flexibilidade é que o faz cair ou apoiar-se sobre o corpo no sentido vertical, com elegância.

Cuidados com o tecido
Você pode usar entretela para dar melhor caimento no cós ou no revel da saia. Os tecidos 100% algodão devem sempre ser molhados, antes de se confeccionar uma peça. Nos tecidos estampados deve-se ter cuidado, para que as estampas fiquem todas no mesmo sentido, por exemplo, todas em pé. Com os listrados, outro cuidado, é que as listras casem entre si.

Corte de acordo com o tecido
Sempre observe o direito do molde e o avesso do tecido. Faça o encaixe das partes do molde no fio do tecido, de acordo com a posição requerida para a modelagem, para o devido caimento da peça. Partes do molde podem ficar no sentido do fio reto, outras no fio transversal e outras no fio diagonal do tecido.

Como tirar medidas
A saia é uma das peças mais fáceis de se modelar e costurar. Para sua confecção, sempre se trabalha com três medidas básicas: cintura, quadril e comprimento.

saias

Um dos principais critérios para escolha do tecido para confecção de saias é o caimento

Passos para tomada das medidas para a confecção de saias
- Amarre um cordão em volta da cintura, com a finalidade de marcar a cintura corretamente.
- Com a fita métrica, meça a circunferência da cintura, evitando passar em cima do nó do cordão.
- Meça a circunferência do quadril, na parte mais saliente, em geral, 20 cm abaixo da cintura. Se o número obtido for ímpar, use o número par imediatamente superior, para facilitar as divisões para o traçado das bases.
- Se tiver culote, meça o quadril na altura do culote.
- Se tiver ventre saliente coloque uma régua no ventre, segurando com a mão, e meça o quadril.
- Meça o comprimento, colocando a fita métrica na cintura até a altura do comprimento desejado.
Observação: passe a fita métrica em torno da cintura e do quadril, naturalmente, sem apertar ou deixar solta demais.

Atenção ao tirar as medidas
- As circunferências do busto, da cintura e do quadril não precisam de folga para roupas femininas. Nas masculinas, acrescente 8 cm no tórax, na cintura e no quadril.
- Amarre um cordão na cintura para determiná-la perfeitamente.
- Conheça com precisão os pontos exatos para tirar as medidas, conforme ilustra a figura anterior.
- Para tomar as medidas, a pessoa deverá estar com roupa leve e permanecer em posição ereta.
- Usando modelador de corpo ou cinta elástica, deve-se tirá-lo, caso não seja usado com a peça a ser confeccionada.
- Retire as roupas de lã, antes de tomar as medidas, pois elas alteram o tamanho.

saias

Dependendo da época, da ocasião e do estilo da mulher, as saias caem feito uma luva nos corpos femininos deixando-os sexes e elegantes

Preparo do tecido
O preparo do tecido é essencial para o bom resultado da costura. Quando se trata de um tecido que irá encolher após a primeira lavagem, é preciso molhar todo o tecido, deixando-o de molho por algumas horas. Depois, deve-se deixar o tecido secar ao vento, sem torcê-lo, até que fique ligeiramente úmido. Então, ele deve ser passado a ferro pelo avesso. Nunca deve ser passado pelo lado direito. Caso não seja necessário molhar o tecido (quando este não encolher), ele deve ser, pelo menos, passado a ferro. Não se deve modelar nem cortar um tecido cheio de dobras, rugas e pregas. Se o molde for cortado num tecido enrugado, provavelmente, ficará deformado quando o tecido for passado a ferro. Também, as costuras jamais ficarão corretas, se forem feitas num tecido amassado, mesmo se forem passadas e repassadas a ferro.


Confira mais informações, acessando os cursos da área Confecção de Roupas.

Por Silvana Teixeira

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?