WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Perfumes: notas, estrutura e natureza aromáticas

Um mesmo perfume produz efeitos sensoriais diferenciados em cada pessoa

Perfumes

Um mesmo perfume produz efeitos sensoriais diferenciados em cada pessoa 

A fabricação de perfumes, além de exercitar a criatividade e sensibilidade, representa um segmento econômico que movimenta bilhões de dólares em todo o mundo. A origem do aroma é concreta e material, mas o fascínio que provoca tem origens em fatores imateriais e abstratos. Um mesmo perfume produz efeitos sensoriais diferenciados em cada pessoa. Como acontece com a música, o perfume chega ao ser humano pelos canais físicos e materiais dos sentidos.

“Não existe argumento mais convincente do que a fragrância de um bom perfume. Por essa razão, seu comércio se caracteriza por venda de impacto, passional e imediata”, afirmam Francisco Marco Ferreira e Adriana de Souza, professores do curso Perfumaria – Sabonetes, Perfumes, Óleos, Sais de Banho, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

 

Originalmente, os perfumes eram produzidos pela queima de incensos. Os egípcios preparavam uma mistura de madeiras (estoraque, ônique e gálbano) finamente trituradas e aglutinadas com mirra e azeite de oliva. Essa mistura era queimada durante as cerimônias ritualísticas. Provavelmente, tratava-se da mesma composição usada pelos hebreus e relatada no livro de êxodo (30:1 e 2).

 

Mas foi na Índia e Arábia que surgiram os primeiros perfumistas medievais. O médico árabe, conhecido como Avicena, descobriu por acaso os princípios básicos da destilação a vapor, enquanto pesquisava poções medicinais com flores e madeiras aromáticas. Essa descoberta propiciou, mais tarde, não apenas a obtenção rápida de muito óleos essenciais, mas, sobretudo, a fabricação do álcool, conhecido no Século XVIII como espírito de vinho, utilizado até hoje na preparação de perfumes.

 

Notas aromáticas

 

Quem pretende fabricar perfumes deve, em princípio, familiarizar-se com a descrição olfativa das principais notas aromáticas. O critério é tão subjetivo quanto o adotado para descrever as cores e suas nuanças. A forma utilizada é a referência com a fonte natural cujo odor mais se aproxima da nota aromática descrita. Tentaremos descrevê-las da maneira mais simples possível. Vejamos:

 

- Aldeídica : Nota insinuante, típica de perfumes finos, que reproduz o cheiro floral- etérico dos aldeídos graxos, lembrando o de flores como violeta, lírio, acácia, arruda, jasmim e flor de laranjeira;

- Amadeirada : Aroma característico de vários tipos de madeira seca, como sândalo, cedro, carvalho, copaíba, peroba e jacarandá;

- Animálica : Odor característico de secreções glandulares de animais. Divide-se em dois tipos: almiscarada, com odor de almíscares naturais (civete, âmbar gris, castóreo, entre outros) e couro, na qual predomina o cheiro de peles de animais e couro curtido;

- Balsâmica : Mistura de notas amadeiradas e coníferas;

- Cítrica: Cheiro de frutos das rutáceas (limão, laranja, lima, bergamota, entre outros);

- Condimentada: Aroma característico de especiarias do tipo canela, cravo, pimenta, cominho, entre outros;

- Conífera: Odor característico de árvores coníferas como tuia, cipreste e pinheiro;

- Doce : Nota que reproduz o aroma de substâncias doces (mel e açúcar);

- Floral: Cheiro de flores silvestres ou cultivadas. Faz-se distinção entre: floral simples, quando possui aroma definido, e floral buquê, quando possui aroma misto de várias flores;

- Fresca : Aroma suave e refrescante, que lembra o odor de menta, do ar puro e da água ozonizada;

- Frutada : Odor de frutas doces, maduras ou verdes, como banana, maçã, pera, pêssego, entre outros;

- Herbal : Aroma verde-amadeirado, próprio das ervas medicinais ou chá;

- Seca : Definida como ausência de doce, caracteriza-se pelo odor de pedra e de areia seca;

- Tabaco: Nota amadeirada e condimentada, levemente doce, característica de fumo de corda e de cachimbo;

- Verde: Nota que reproduz o cheiro de grama, feno ou capim, recém-cortados, misturado com ervas frescas como: salsa, coentro, manjerona, manjericão, entre outros.

 

Perfumes

As composições aromáticas (essências), utilizadas na fabricação de perfumes obedecem a uma estrutura padrão 

Estrutura aromática

 

As composições aromáticas (essências), utilizadas na fabricação de perfumes obedecem a uma estrutura padrão, integrada por três partes distintas:

 

- Corpo do Perfume: Representado por uma mistura de especialidades aromáticas, denominadas bases, contendo enorme variedade de odoríferos naturais e sintéticos, as quais determinam a natureza do perfume: Floral, Oriental ou Chipre;

- Fixação da Fragrância: É composta de odoríferos naturais ou sintéticos, de baixa volatilidade e com aroma mais próximo ao do corpo do perfume. Os fixadores evitam que o corpo do perfume e as notas de acabamento evaporem-se rapidamente;

- Acabamento: constitui o toque final que os perfumistas conseguem com extratos florais absolutos e com odoríferos extraídos dos óleos essenciais puros. Esse acabamento confere ao perfume o aroma natural das flores e é responsável pela frescura, suavidade e harmonia aromática da fragrância.

 

Natureza aromática

 

Responsável pela principal fragrância do perfume, a natureza odorífera da composição aromática é classificada em três grupos clássicos, denominados famílias:

 

- Floral: Possui corpo aromático predominantemente floral, com as seguintes notas de acabamento: aldeídica, doce, floral, fresca, frutada e verde. Os principais clássicos internacionais desta família, são: Anais Anais, Eternity, Tressor, Escape, Dioríssimo, Charlie, Beautiful, Safari, Dune, Chanel 5, Calandre;

- Oriental: Possui corpo balsâmico, lembrando os antigos unguentos, com notas pesadas e potentes, em geral, com dois tipos de acabamento: âmbar e picante (condimentado). Os clássicos internacionais, que integram a família oriental, são: Poison, Opium, Must, Obsession, Joop, Samsara, Old Spice, Youth Dew, Egoist e Lagerfeld.

- Chipre: é a família ou grupo que apresenta corpo cítrico-verde-amadeirado, com diversas notas de acabamento: animálica, cítrica, conífera (pinácea), floral, floral-almiscada, fresca, frutada, oriental e verde. Aqua Velva, Ma Griffe, Mis Dior, Halston, New West, Polo, Fahrenheit, Chaps e Stetson são os clássicos internacionais que mais se identificam com a família Chipre.

 

Confira mais informações, acessando os cursos da área Como Fazer.

 

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Fabíola

20 de nov. de 2023

O curso de perfume, como funciona?! Ensina todas as notas aromáticas, como fazer o perfume?! Qual é o valor?! É online?! Recebo certificado?!

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de nov. de 2023

Olá, Fabíola! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa já fez em contato com você, passando informações sobre a área desejada.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estamos à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?