Hoje em dia, dentro de uma empresa, mais do que atender às necessidades do cliente é preciso encantá-lo. Na hora da verdade, é o funcionário que vai conquistar ou afastar clientes. Estes avaliam a qualidade no momento do uso. Eles são sempre os juízes; se satisfeitos, podem fidelizar-se à organização, à loja ou à marca. Caso contrário, não voltarão
A recepcionista é uma prestadora de serviços que exerce esse papel estratégico dentro da empresa. Reconhecer sua importância e responsabilidade no processo possibilita demonstrar ao cliente a qualidade e a excelência da empresa. Sendo assim, é imprescindível a sua qualificação, pois este é o ponto de partida de todas as organizações. É no momento da recepção que a empresa demonstra do que ela é capaz.
“As responsabilidades da recepcionista dependerão da empresa em que trabalha. As principais atribuições são: informar, conduzir, orientar, anotar, encaminhar, servir, organizar, protocolar, arquivar, agendar e filtrar ligações. Conforme a empresa, a recepcionista poderá até realizar tarefas de assessoramento”, ressalta a professora Ana Paula Barbosa, do curso Treinamento de Recepcionista, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
A recepcionista deve contribuir para o fluxo produtivo dos clientes internos e externos. Para isso, é necessário que haja sintonia entre ambos e pró-ação da recepcionista. Esta funcionária deve possuir clareza das suas atividades, deveres, direitos, rotinas, responsabilidades, limites de autonomia e expectativas da sua liderança. Além disso, precisa estar atenta ao planejamento diário e controle das providências a serem tomadas, dando sugestões à chefia que contribuam para o aumento da eficácia do trabalho.
Da mesma forma, a aparência é primordial, pois a competência e a maturidade profissional também transparecem por meio da maneira de se vestir, de se calçar, de se maquiar e de se relacionar. Transmitir um impacto visual agradável, que denote bem-estar e segurança, consolidará uma imagem de respeito, estima e competência.
Perfil ideal da recepcionista
- responsabilidade;
- dinamismo;
- discrição;
- organização;
- atenção;
- iniciativa;
- criatividade;
- imparcialidade ;
- flexibilidade;
- comunicabilidade ;
- ponderação;
- educação;
- simpatia;
- confiança;
- sigilo;
- autonomia;
- segurança;
- lealdade;
- postura;
- empatia ;
- ética profissional.
Importante!
- Na apresentação pessoal, ajuste o figurino à sua personalidade, com esmero;
- Na comunicação, afie o discurso com boas ferramentas de verbalização e ampliação de conhecimentos gerais e específicos;
- No relacionamento, torne mais ampla a faixa de contatos para incluir lideranças e entidades significativas;
- Na organização, elabore uma boa agenda a cumprir com cuidado e um arquivo eficiente de fato;
- Na sintonia com a realidade, mantenha as antenas poderosas sobre fontes de informação;
- Fixe metas, definindo passos gradativos a serem conquistados para alcançar os objetivos.
Confira mais informações, consultando os cursos da área Capacitação na Empresa.
Por Andréa Oliveira
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Comentários
Glaucia Mirian Oliveira Santos
11 de out. de 2021Gostei muito desse conteúdo. Muito esclarecedor.
Antónia Rosária Dumba Seabra
28 de jul. de 2021Bom aprendizado.
Resposta do Portal Cursos CPT
28 de jul. de 2021Olá, Antônia
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika
Everton Luiz Araujo Monteiro
3 de jul. de 2020Gostaria de contar com seus cursos, para nossos afiliados.
Resposta do Portal Cursos CPT
14 de jul. de 2020Olá, Everton!
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos.
Atenciosamente,
Cursos CPT
Layane Santos Costa
20 de nov. de 2019Gostei muito desse artigo. Muito bom.
Resposta do Portal Cursos CPT
27 de nov. de 2019Olá,Layane
Tudo bem?
Como é bom ver pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!
O CPT disponibiliza na área em questão o curso: Treinamento de Recepcionista - O papel do recepcionista, dentro da organização, é de desenvolver um trabalho eficaz que contribua para o fluxo produtivo dos clientes internos e externos.
Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.
Atenciosamente,
Erika Lopes
felipe linhares chinelli
11 de jun. de 2018quero que envie meu boleto no imail
Resposta do Portal Cursos CPT
19 de jun. de 2018Boa tarde Felipe,
Cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto
Giovana Figueira Henriques
25 de dez. de 2017Adorei, queria saber quais áreas estão sob a responsabilidade de um recepcionista
Resposta do Portal Cursos CPT
26 de dez. de 2017Olá, Giovana.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo! Cadastramos seu e-mail para receber nossos boletins informativos.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.
Gleice Kelly
29 de out. de 2017Amei Muito bom o artigo.. Tirou muito minhas dúvidas, Obrigada!! Gostaria de saber em que ano foi publicado esse artigo?
Resposta do Portal Cursos CPT
30 de out. de 2017Olá, Gleice Kelly.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo!
O artigo é do dia 03 de setembro de 2012.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.
Inocência José Pedro Brandão
9 de jun. de 2017Escreva o seu comentário...Boa noite. gostei muito do que li, gostaria de saber se posso fazer o curso de recepcionista em online, e como faço mais eu vivo em Angola será que dá?
Resposta do Portal Cursos CPT
12 de jun. de 2017Olá, Inocência.
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Atenciosamente,
Renato Rodrigues.
mariane
6 de out. de 2016Por favor me ajude na pesquisa. Qual a importância do planejamento para a função do recepcionista?
Resposta do Portal Cursos CPT
6 de out. de 2016Olá Mariane,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Consiga habilidades organizacionais de alto nível. Recepcionistas são pessoas que representam a face da empresa – é com elas que o cliente conversa pela primeira vez e são elas que atendem os colegas que precisam de informações e de planejamento. Além de atender chamadas e direcionar visitantes, elas normalmente lidam com clientes, organizam eventos, marcam reuniões, etc. Com todas essas responsabilidades, recepcionistas precisam ser realmente organizadas enquanto lidam com múltiplas tarefas de uma vez só. Uma pessoa não durará muito como recepcionista se ela não puder tratar de mais de uma coisa de uma só vez, lidando com tudo de maneira ordenada.
- Uma grande maneira de permanecer organizada é investir em um sistema de arquivamento que funcione para você. É importante saber quais papéis e informações seu chefe, seus colegas e seus clientes podem precisar. Mantenha toda essa informação em pastas separadas – sejam elas eletrônicas ou físicas. Organize seu sistema de arquivamento de uma maneira que funcione para você – se isso exigir bilhetes grudentos de neon presos em tudo, que assim seja.
- Ser organizada também significa ser automotivada – você não precisa que os outros lhe digam como fazer algo, ou que eles lhe coloquem no caminho certo. Se você for organizada, saberá quais tarefas precisará completar diariamente, e quais são suas prioridades.
-Tenha números de telefone em mãos (vários e vários). Por exemplo, saiba o número de colegas, empregados, contratantes, vendedores, números de emergência, etc. Você precisará de todos eles em algum ponto de sua carreira. Mantenha os números organizados em uma agenda ou em um programa de computador apropriado.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
ANA PAULA MONTEIRO TEIXEIRA
30 de ago. de 2016Boa tarde! Gostaria de parabenizá-los pelo artigo. Muito bacana até mesmo pra quem já é recepcionista, pois muitas vezes acabamos nos acomodando e tendo hábitos que não vão nos conduzir ao sucesso. Obrigada!
Resposta do Portal Cursos CPT
31 de ago. de 2016Olá Ana Paula,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo. Recomendamos que sempre nos visite, pois constantemente temos artigos e vídeos atualizados sobre seu segmento.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos