WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Criação de caprinos de corte - monta e estação de monta

A monta pode ser feita o ano todo. A estação de monta na criação de caprinos de corte, por sua vez, é uma estratégia de manejo que concentra a atividade reprodutiva em um dado período de tempo

Criação de caprinos de corte - monta e estação de monta

 

A monta pode ser feita o ano todo, com os reprodutores sendo mantidos junto às matrizes durante todo o tempo. Entretanto, na criação de caprinos de corte pode ser escolhido um período específico para a monta, com duração pré-definida, em épocas mais favoráveis à fertilidade das fêmeas, e também em função da definição de períodos mais favoráveis ao nascimento das crias, em função da disponibilidade de forragem nas pastagens. Além disso, a concentração da atividade reprodutiva determina, também, a concentração dos nascimentos, permitindo a produção de lotes de animais mais padronizados para o abate. Essa concentração da atividade reprodutiva é chamada de estação de monta.

Estação de monta

A estação de monta é uma estratégia de manejo em que se promove uma concentração da atividade reprodutiva na propriedade, em um dado período de tempo, de forma que toda a atenção da equipe de trabalho possa se voltar para essa importante etapa do manejo. Resumidamente, o que se faz na estação de monta é, inicialmente, escolher o momento mais adequado para a realização da monta e determinar a duração da estação, para, então, previamente, preparar machos e fêmeas para a estação, para que possam ter as melhores condições reprodutivas possíveis, garantindo alta taxa de natalidade. A estação de monta é finalmente executada, por meio de monta a campo, ou por inseminação artificial, manejando-se os animais para que ocorra a
concepção do maior número de fêmeas possível.

Objetivos básicos da estação de monta:

1. Conseguir concentrar os acasalamentos em um período do ano, simplificando o manejo e permitindo um melhor controle do rebanho;

2. Concentrar os nascimentos em épocas mais favoráveis; e

3. Permitir a elaboração de um calendário de atividades de forma disciplinada e objetiva.

A adoção da estação de monta depende de diversos fatores, entre os quais quatro merecem maior atenção, por causa da influência que exercem na decisão sobre a determinação da época e duração da estação:

1. Condições climáticas da região onde está a propriedade - o clima tem grande influência sobre a produção de forragens. Ao longo dos seis meses da estação chuvosa, é produzida a maior parte da forragem disponibilizada pelas pastagens em 12 meses. Na estação seca, ao contrário, a produção diminui, por causa do déficit hídrico no solo, redução da luminosidade e também devido à redução da temperatura ambiente, fatores que determinam uma redução brutal nas taxas de brotação e crescimento da maioria das espécies vegetais.

2. Disponibilidade de forragem - poucos dias depois de iniciada a estação chuvosa, numa pastagem bem manejada, a oferta de forragem de boa qualidade aumenta muito. Consequentemente, com mais
forragem disponível, as fêmeas ganham peso mais rapidamente, o que tem influência positiva sobre a fertilidade, por causa do restabelecimento da atividade reprodutiva.

3. Existência de mão de obra treinada – a estação de monta exige que a equipe de trabalho da fazenda esteja preparada para executar as tarefas com disciplina, para que os melhores resultados possíveis possam ser alcançados.

4. Época mais adequada para o nascimento dos cabritos – pode ser estabelecida de forma a favorecer o desempenho dos cabritos.

A estação de monta será feita da seguinte maneira: considerando que a gestação dura 150 dias, ou seja, (05) cinco meses, será escolhida a época em que as pastagens apresentam maior disponibilidade de forragem para seu início e de forma que os nascimentos também ocorram em um período de pastos bons. Fazendo a estação com duração de dois meses, em março e abril, as fêmeas estarão mais férteis, e os nascimentos acontecerão em agosto e setembro, quando a temperatura do ambiente começa a se elevar, sendo que em outubro se iniciam as chuvas, havendo maior disponibilidade de pasto. Os cabritos nascidos nesse período serão criados e recriados até as festas de final de ano, quando terão atingido o peso de abate, quando a demanda por carne aumenta, propiciando melhor remuneração ao produtor.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Criação de Cabras, entre eles o Curso Criação de Caprinos e Corte, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?