WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Uso de forrageiras tropicais como silagem

No processo de ensilagem, as forrageiras tropicais são preservadas graças à fermentação anaeróbica

Uso de forrageiras tropicais como silagem

No Brasil, muitos pecuaristas alimentam o gado com silagem. Vários são os motivos que levam os criadores de rebanho a usarem esse método nutricional. Além de ser uma alternativa barata de alimento – em especial durante o período de estiagem, a ensilagem ajuda a reduzir os custos de recuperação e renovação da pastagem. Da mesma forma, o surgimento de novas cultivares de milho, sorgo e capins – como Mombaça e Tifton, tem estimulado a prática da ensilagem no país.

“A silagem se destaca como suplemento alimentar, desde que seja produzida com as mais diversas espécies forrageiras, a baixo custo e utilizada corretamente”, afirma Juliano Resende, professor do Curso a Distância CPT Produção e Utilização de Silagem, disponível . Além disso, ela é uma excelente estratégia para empreendimentos de exploração intensiva na qual a exigência por volumoso de boa qualidade é maior.

No processo de ensilagem, as forrageiras tropicais são preservadas graças à fermentação anaeróbica. Após o corte da forragem, assim como picagem, compactação e vedação em silos, surge um alimento altamente nutritivo. Quando compactada e vedada em silo, a matéria vegetal é fermentada por meio da ação de microrganismos, que agem sobre os açúcares das forrageiras. Por fim, são produzidos ácidos, que causam a redução do PH da ensilagem até 4 - o que aumenta a conservação do material.

Uma silagem de boa qualidade deve apresentar odor agradável e coloração clara. Não pode ser muito seca, nem apresentar efluentes escorrendo em grande volume. Caso isso ocorra, indica que a ensilagem não foi fermentada adequadamente e/ou foi compactada de forma inadequada. Portanto, é primordial seguir todos os processos de produção de silagem para que as forrageiras sejam ensiladas corretamente.

Dentre as forrageiras tropicais mais utilizadas para produção de silagem, temos o milho, o sorgo, a raiz de mandioca, o girassol, o milheto, além dos capins tifton, mombaça, tanzânia, marandu e do capim-elefante.

Sorgo, milho e milheto

O sorgo apresenta cerca de 80% a 90% do valor energético do milho. Seu cultivo é ideal em solos pobres ou regiões onde ocorrem veranicos. Quanto ao milho, ele deve ser cultivado em solos férteis e clima mais favorável à cultura. Tanto o sorgo como o milho produzem silagens de boa qualidade – sem o emprego de aditivos nem pré-murchamento. Já o milheto apresenta qualidade inferior ao milho e ao sorgo para ensilagem.

Girassol e raiz de mandioca

Muitos pecuaristas preferem usar a raiz de mandioca para produzir ensilagem, pois ela apresenta qualidade nutricional superior quando comparada a muitos capins. Já o girassol possui alta umidade no ponto de corte e deve ser cultivado preferencialmente na safrinha.

Capins tifton, mombaça, tanzânia, marandu e capim-elefante

A vantagem dos capins tifton, mombaça, tanzânia, marandu é o baixo custo da silagem - em relação ao sorgo e ao milho. Quanto ao capim-elefante, ele é altamente produtivo, possui variedades diversas e se adapta bem às condições climáticas. Além disso, quando o corte é realizado entre 60 e 70 dias, ele produz uma silagem de boa qualidade.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Embrapa.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?