WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vaca leiteira exige alimentação balanceada para produzir mais e melhor

É preciso atenção no balanceamento da dieta, para buscar um equilíbrio das diversas alternativas de alimentos, não perdendo de vista a questão do custo

Na atualidade, a cadeia produtiva do leite tem passado por transformações aceleradas, basicamente em virtude da necessidade do setor tornar-se competitivo, face às mudanças que têm ocorrido na economia.

A alimentação, além de ser um insumo fundamental, é o item que mais onera a produção.

A pecuária leiteira é desenvolvida desde os sistemas mais simples até os mais tecnificados.  Independente disso, a alimentação, além de ser um insumo fundamental, é o item que mais onera a produção. Pesquisas da Embrapa Gado de Leite indicam que, em geral, o custo da alimentação chega, em média, de 40 a até 60% do custo total. Dessa forma, a nutrição correta, no sentido de aumentar a eficiência produtiva e econômica, deve ser objetivo constante do criador.

Para implementar um sistema de alimentação de vacas leiteiras, faz-se necessário considerar o nível de produção, os estágios reprodutivos e da lactação. Além disso, o peso do animal, o consumo esperado de matéria seca, a condição corporal, tipos e o valor nutritivo dos alimentos a serem utilizados.

Os veículos que utilizamos para suprir as referidas exigências são os diversos recursos alimentares disponíveis, normalmente, classificados segundo suas características qualitativas em alimentos volumosos, concentrados e suplementos vitamínicos e minerais.

De acordo com as fases que ocupam dentro do sistema de produção de leite, ao longo do ano, são variáveis as exigências nutricionais dos animais em energia e proteína.

De acordo com as fases que ocupam dentro do sistema de produção de leite, ao longo do ano, são variáveis as exigências nutricionais dos animais em energia e proteína. Portanto, é necessário o balanceamento dos alimentos disponíveis às exigências dos mesmos. Isso se torna possível conhecendo-se detalhadamente as características de cada um e a demanda por energia e nutrientes pelo rebanho ao longo do ano.

Diante dos recursos alimentares disponíveis, verifica-se a grande variação no que diz respeito às suas características qualitativas e quantitativas. Dentre os motivos dessa variabilidade, podemos destacar as diferenças entre volumosos e concentrados, espécies forrageiras, gramíneas e leguminosas, épocas do ano, procedências dos mais diversos ingredientes das rações, entre outros. Por isso, torna-se necessário estabelecer um controle de qualidade na propriedade, como forma de diminuir os erros de previsão para produção de leite e consumo de alimentos.

Com o objetivo de fornecer subsídios para produtores de leite que pretendem aproveitar o potencial de produção de seus animais e dos alimentos que podem ser oferecidos, o CPT – Centro de Produções Técnicas, em parceria com a Embrapa Gado de Leite elaborou o curso “Alimentação de Vacas Leiteiras”, no qual você receberá informações do Luciano Patto Novaes, pesquisador da Embrapa Gado de Leite.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

A bovinocultura de leite é caracterizada pela demanda de alimento de qualidade, contudo permite que os recursos disponíveis na propriedade sejam consumidos de forma eficiente. No rebanho, sempre haverá oportunidades de se utilizar os alimentos de maior e menor qualidade, segundo a categoria ou o estádio fisiológico dos animais.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Tania cherlia Cavalcanti Galindo

24 de nov. de 2016

Eu gostaria de pode comprar o ruminar leite.

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de nov. de 2016

Olá Tania,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Recomendamos que entre em contato com criadores em sua região para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Erivan de Araújo Lessa

7 de nov. de 2013

Estou precisando manter a produtividade das minhas vacas, pois recentemente comprei algumas vacas onde as mesmas produziam em média vinte litros de leite por dia, ao chegar em minha fazendas as mesmas caíram a produção em torno de 40%, gostaria de uma solução para recuperar a produção, pois alimento meu rebanho muito bem, não sei se o problema está vinculado ao clima, pois as vacas recém adquiridas eram da região do sertão e foram deslocadas para região litorânea. Fiz aplicação do modificador orgânico, estou fazendo uma alimentação balanceada de boa qualidade composta com farelo de soja, farelo de milho, ureia e sal mineral. peço uma opinião para resolver o problema. ATT: ERIVAN LESSA

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de nov. de 2013

Olá, Erivan!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Seria interessante que você procura-se um médico veterinário em sua cidade ou região, para uma correta análise do que pode estar acontecendo com seu rebanho.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Fracisco Marcondes Pinheiro

7 de ago. de 2013

Eu queria uma formula de ração a base milho e soja para vaca de leite

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de ago. de 2013

Olá, Francisco!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Na implantação de um sistema de alimentação de vacas, em lactação, será necessário considerar o nível de produção, o estágio da lactação, a idade da vaca, o consumo esperado de matéria seca, a condição corporal, os tipos e valor nutritivo dos alimentos a serem utilizados.

Por isso, procure um veterinário em sua cidade ou região, para um correta avaliação do seu rebanho leiteiro para uma definição correta da alimentação.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

CATIA DOMINGOS PIRES

5 de ago. de 2013

amei , o conteúdo desta matéria quero mais informações. sou estudante de medicina veterinária seria ótimo,ter mais noticias.

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de ago. de 2013

Olá, Cátia!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Emiliana

25 de mai. de 2013

Eu queria saber uma ração ou raçoes boas para vacas de casa mesmo, produzirem mais leite.

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de mai. de 2013

Olá, Emiliana!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

As vacas nas primeiras semanas após o parto, não conseguem consumir alimentos em quantidades suficientes para sustentar a produção crescente de leite neste período, até atingir o pico, o que acorre em torno de cinco a sete semanas após o parto. O pico de consumo de alimentos só será atingido, posteriormente, em torno de nove a dez semanas  pós-parto.

Por isso, é importante que recebam uma dieta que possa permitir a maior ingestão de nutrientes possível, evitando que percam muito peso e tenham sua vida reprodutiva comprometida.

Elas devem ser manejadas em pastagens de excelente qualidade e em quantidade suficiente para permitir alta ingestão de matéria seca. Para isso, o manejo dos pastos em rotação é prática recomendada.

Deve-se fornecer volumoso de boa qualidade com suplementação, com concentrados e mistura mineral adequada. Vacas de alto potencial de produção devem apresentar um consumo de matéria seca equivalente a pelo menos 4% do seu peso vivo, no pico de consumo.

Vacas que são ordenhadas três vezes ao dia consomem de 5 a 6% mais de matéria seca do que se ordenhadas duas vezes ao dia.

Para vacas mantidas a pasto, durante o período de menor crescimento do pasto, há necessidade de suplemntação com volumosos: capim-elefante verde picado, cana-de-açúcar adicionada a 1% de ureia, silagem, feno ou forrageiras de inverno. Para vacas de alta produção leiteira ou animais confinados, forneça silagem de milho ou sorgo à vontade.

Uma regra prática para determinar a quantidade de volumoso a ser fornecida é monitorar a sobra ou o excesso que fica no cocho. Caso não haja sobras, ou se sobrar menos do que 10% da quantidade total fornecida no dia anterior,  aumente a quantidade de volumoso a ser fornecida. Caso haja muita sobre, reduza a quantidade.

Para cada 2 kg de leite produzidos, a vaca deve consumir pelo menos 1 kg de matéria seca. De outra forma, ela pode perder peso em excesso e ficar mais sujeita a problemas metabólicos.

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

walter jose vieira

19 de mai. de 2013

Como preparar uma alimentação balanceada para melhorar a produção das vacas de leite; quais ingredientes devo usar de custo menor.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de mai. de 2013

Olá, Walter!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Se desejar pode-se utilizar uma mistura simples, à base de milho moído e farelo de seoja ou de algodão, calcário e sal mineral ou, dependendo da disponibilidade, soja em grão moída ou caroço de algodão.

Vacas de alta produção de leite manejadas a pasto ou em confinamento precisam ter ajustes em seu manejo e plano alimentar. Para vacas com produções diárias acima de 28-30 Kg de leite, deve-se forncecer concentrados contendo fontes de proteína de baixa degradabilidade no rúmem, como farinha de peixe, farelo de algodão, soja em grão moída, tostada, entre outros.

Vacas com produção acima de 40 Kg de leite por dia, além de uma fonte de gordura, como caroço de algodão, soja em grão moída ou sebo, devem receber gordura protegida (fonte comercial) para elevar o teor de gordura da dieta total para 7-8%. Essas vacas devem receber uma quantidade diária de gordura na dieta equivalente à quantidade de gordura produzida no leite.

Para mais informações sobre a correta alimentação para vacas de leite o CPT - Centro de Produções Técnicas possui o curso Alimentação de Vacas Leiteiras.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

aldair rosa

14 de fev. de 2013

Gostaria de receber mais informação sobre gado de leite

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de fev. de 2013

Olá, Aldair!

Agradecemos sua visita e comentários em nosso site.

Para mais informações sobre gado de leite, cadastramos seu e-mail em nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?