WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Raças de canários de porte com penas lisas

Os canários de porte com penas lisas são definidos quanto à forma, à postura, ao tipo de plumagem, ao desenho e ao topete

Raças de canários de porte com penas lisas

 

Os canários de porte de penas lisas são, muitas vezes, comparados a uma escultura. Estes se dividem em quatro subgrupos: postura, forma, desenho e com topete. Por meio de criteriosos cruzamentos, os criadores vão trabalhando seus canários até chegar a um padrão preestabelecido, o chamado padrão da raça. Este define a forma do pássaro, seu tipo de plumagem, sua posição, seu desenho e algumas características particulares de cada raça.

Canários de Postura

BOSSU BELGA

O Bossu Belga tem sua origem na Bélgica (Bruxelas). Mede entre 17 e 18 cm e possui uma plumagem compacta, lisa e sem frisos. Sua cabeça é pequena, estreita e ligeiramente oval. O corpo, o dorso e o pescoço são longos, porém, o corpo é estreito e não deve ficar pendurado. Já o dorso é reto e largo, em sua parte externa, e cheio nas laterais. Quando em posição, o pescoço forma, com a linha superior do dorso e da cauda, um ângulo pouco menor que 90°. As pernas são longas, com coxas bem emplumadas. O peito é arredondado e cheio. As asas e a cauda são longas, no entanto, as asas são aderidas ao corpo e a cauda é reta e estreita, bem fechada, e em linha reta com a parte superior do dorso quando vista de perfil.

SCOTCH FANCY

O Scotch Fancy tem sua origem na Escócia (Grivin Glasgow). Sua postura lembra uma meia-lua. Possui uma cauda que se coloca sob o poleiro, com as asas coladas ao dorso. A cabeça e as espáduas completam sua forma de um arco de círculo. Isto porque a cauda é longa, compacta e estreita. Já o pescoço é relativamente longo, fino e com curvas, em harmonia com as espáduas. O corpo é esbelto, longo, fino e estreito. A cabeça é pequena, ligeiramente achatada, com uma nuca longa e estreita. Os contornos são definidos, com uma plumagem lisa e bem aderente. O tamanho do canário Scotch varia entre 17 e 18 cm, medidos do bico à extremidade.

MÜNCHENER

O Münchener tem sua origem na Alemanha (Munique). Sua postura é definida pela linha da cabeça, pescoço, dorso e cauda, onde a cabeça está em plano superior aos encontros. Esta é pequena e oval, com o pescoço relativamente longo e fino, que se liga a ombros estreitos. Na parte superior, o pescoço forma uma linha curva com o dorso. Já, a inferior, liga-se ao peito, um pouco arredondado, porém, sem curvatura. Quanto à cauda, esta acompanha a linha inferior do dorso, sendo longa, com as externas ligeiramente mais longas que as internas. Já as asas são aderentes ao dorso e longas. Sua plumagem pode ser lipocrômica, melânica ou pintada, desde que curta e aderente. Seu tamanho fica em torno dos 16 cm.

HOSO JAPONÊS

O Hoso Japonês tem sua origem no Japão. Sua postura lembra uma meia-lua. Esse canário de porte possui a cabeça e os olhos pequenos, com o bico ligeiramente grande. Seu pescoço é fino e comprido, ligando a cabeça ao tronco por duas reversas  bem definidas. Quando vistas de cima, as espáduas são finas e um pouco mais largas que o pescoço. A cauda acompanha a curva do corpo, sendo que a parte baixa fica sob o poleiro. As asas são aderentes ao dorso na sua parte superior, Já nos ombros, os encontros são dissimulados, formando um círculo. Como é um pássaro pequeno, o corpo do Hoso é cilíndrico e fino, vaiando entre 11 e 12 cm.

Canários de Forma

BORDER

O Border tem sua origem na Inglaterra/Escócia (fronteira). Sua forma é toda arredondada. Seu pescoço faz a ligação entre a cabeça e o corpo por duas curvas reversas bem marcadas. Sua posição semirreta faz com a horizontal um ângulo de 60°. Seu bico é proporcional aos olhos e à cabeça. Já a plumagem é compacta. Suas asas são aderentes ao dorso. A cauda é curta e compacta, afunilando o corpo. As pernas são ligeiramente longas, com coxas aparentes. Seu aspecto é leve e elegante.

NORWICH

O Norwich tem sua origem na Grã-Bretanha (Condado de Norfolk). Sua forma é curta e volumosa. Em média, seu tamanho fica em torno de 15 a 16,5 cm. Seus ombros são largos e afunilados em direção à cauda. O pescoço é curto e grosso, em perfeita concordância com a curva do peito na parte inferior. O bico é curto e forte e os olhos são mais próximos do bico do que da nuca. As asas são curtas e aderentes, bem unidas sobre à rabadilha. Já as pernas são implantadas para trás. Curta, compacta e cheia, a cauda dá a impressão de uma peça única com o corpo. São permitidas todas as cores de plumagem, contanto que esta seja compacta e sedosa, definindo um contorno perfeito.

YORKSHIRE

O Yorkshire tem sua origem nas Ilhas Britânicas (Condado de York). Possui o corpo arredondado em toda sua extensão, ou seja, até a cauda. Possui pernas longas e voltadas para trás, fazendo com que a ave tenha uma postura ereta e altiva, em uma posição com a horizontal de 85°. Quanto ao tamanho, pode chegar aos 17,3 cm. Já sua plumagem é compacta, curta e sem penas soltas. As asas são longas, aderentes ao dorso e à parte da cauda. Sua cabeça é redonda, cheia e bem definida. Seus olhos são bem centrados em relação à cabeça. Possui peito cheio e profundo, com largura e altura correspondentes a dos ombros.

FIFE FANCY

O Fife Fany tem sua origem na Escócia (Reino de Fife). É um canário pequeno, com 11,5 cm de tamanho. Sua cabeça é redonda e pequena, com curvas reversas que a destacam do corpo. Os olhos são centrados e o bico, proporcional ao tamanho da cabeça. Suas asas são curtas e aderentes ao dorso, cujas extremidades apoiam sobre a cauda, completando assim a forma do corpo. A plumagem é compacta e cerrada. As canelas são longas e as coxas, pouco aparentes, com dedos e pés perfeitos.

BERNOIS

O Bernois tem sua origem na Suíça (Berna). Possui o corpo redondo com linha do peito e das costas em curvas, afunilando até a cauda, com as pontas das retrizes alinhadas. Suas asas são longas e aderentes ao dorso, salientando nos ombros. Já a cabeça é curta, com a nuca aproximando dos 90°. O bico é forte e os olhos, centrados em relação à distância da base do bico à nuca. Sua plumagem é cerrada, admitindo todas as cores, exceto a de fundo vermelho.

Canários de Desenho

LIZARD

O Lizard tem sua origem na Grã-Bretanha. Seu tamanho varia entre 12,5 e 13,5 cm. Seu peito é redondo e cheio. A cabeça é arredondada e proporcional ao corpo. Já o dorso é um pouco elevado na altura dos ombros, seguindo uma linha reta até a cauda. Esta é estreita e curta, perfeitamente implantada no corpo. As asas são assentadas sobre o dorso sem se cruzarem nem se afastarem. Sua plumagem deve ser lustrosa, compacta e consistente, com a cor do fundo regular e bem distribuída. Já a cor da cauda e das asas é negra ou escura. O bico e os pés possuem um tom negro/marrom oxidado, ou seja, bem escuro.

Canários de Topete

LANCASHIRE

O Lancashire tem sua origem na Inglaterra (Condado de Lancashire). É um canário grande, pesado, ereto e altivo, podendo chegar aos 20 cm de comprimento. Seu topete começa atrás da linha dos olhos e se funde com a nuca, em forma de um arco, caindo lentamente do centro para a extremidade. No pescoço, as penas são lisas e aderentes, além de volumosas e bem nítidas. Os ombros e o peito são largos e possantes, com as costas longas e cheias. As asas e a cauda são longas, sendo as asas com a lateral grande e a cauda encorpada. As pernas longas dão a proporcionalidade de sua forma.

CRESTED

O Crested tem sua origem na Grã-Bretanha. É um canário grande, cujo tamanho ultrapassa os 16 cm. Suas asas são curtas e aderentes ao dorso, mas não se cruzam. A cauda não chega a ser grande, porém, é compacta. Já as pernas e as canelas são curtas e fortes com coxas dissimuladas na plumagem. O topete é parte fundamental deste pássaro, as penas que o compõem são tão largas e abundantes que cobrem partes dos olhos e do bico. Como a cabeça é grande, o topete também o é, assim como o manto, o peito e os fachos. A plumagem é volumosa, admitindo penas soltas.

GLOSTER

O Gloster tem sua origem na Grã-Bretanha (Condado de Gloucester). É um canário pequeno, chegando aos 12 cm. Seus olhos são próximos do bico, que é  curto e cônico. O pescoço faz a ligação da cabeça ao dorso, ao peito e ao ombro, sendo curto e grosso. Possui cauda curta, compacta e alinhada com a parte baixa do dorso. Suas asas também são curtas e assentadas ao dorso, sem se cruzarem nas extremidades. Seu topete é redondo, simétrico e aderente à nuca, rico em penas que cobrem parte do bico e dos olhos. Sua plumagem não aceita o fundo vermelho, sendo compacta, sem frisos nem penas soltas.

TOPETE ALEMÃO

O Topete Alemão tem sua origem na Alemanha. Esse canário pode chegar de 13 a 14 cm. Seu topete parte do bico, passando sobre a parte superior dos olhos e sobre o pescoço, completando sua forma. As penas curvam-se para cima, fazendo com que apareça uma pequena área calva na região do occipital. Quanto à cor, são admitidos os exemplares unicolores. Entretanto, nos lipocrômicos, o topete não deve ser manchado, mas pode ser melânico ou grisalho. Nos melânicos, não se admite qualquer pena lipocrômica.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Uno Natal e RCI Canaril.

Conheça mais sobre aves exóticas e silvestres, acessando os Cursos CPT, da área Aves Exóticas, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre eles, destacam-se:

Curso CPT Criação Comercial de Canários de Cor e Porte

Curso cpt Criação Comercial de Canário da Terra (Chapinha)

Curso CPT Os Segredos da Criação e Comercialização de Agapornis

Curso CPT Criação de Periquitos Australianos

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Roberto Lacombe Malleval

22 de set. de 2016

Gostaria de saber sobre a raça Rasmi Land do Iran. Se já existe no Brasil e aonde encontrar.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de set. de 2016

Olá Roberto,

Recomendamos que procure mais informações com criadores de pássaros.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?