WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Agapornis

Sua criação constitui uma distração encantadora, e a venda de seus filhotes permite o retorno das despesas feitas com o magnífico entretenimento

São aves originárias da África, conhecidas como as inseparáveis, pássaros-do-amor ou periquito-namorado. São dóceis, de fácil criação e domesticação. Pertencentes à família dos psitacídeos (pássaros com bico curvo). É uma ave pequena, atinge por volta de 13 a 19cm e pesa em média de 40 a 80 gramas. Possui uma variedade de cores bem vibrantes, vive em pequenos bandos e alimenta-se de frutas, vegetais, ervas e sementes.

Os Agapornis são dóceis, de fácil criação e domesticação

Existem nove espécies desse pássaro, sendo Agapornis Pullarius, Taranta, Roseicollis, Fischeri, Personatus, Lilianae, Nigrigeni, Canus e Swinderniana a única que não é encontrada em cativeiro de por sua alimentação depender de uma espécie de figo nativo do seu habitar natural.

Criação
A criação é simples e de baixo custo, podem ser criados em viveiros ou gaiolas de dimensões de 80x50x50, este tamanho comporta até 2 animais. É sempre bom colocar um ninho, se você tiver um casal deve estar preparado para a reprodução. É muito importante que a temperatura do local, e o lugar onde ficarão as gaiolas, de preferência, sejam bem ventilados e tenham uma boa iluminação, pegando o sol da manhã.

Um fator importante a ser lembrado é que as aves não possuem glândulas sudoríparas e, dessa forma, a termorregulação pode ficar comprometida em caso de temperatura excessiva. Alguns momentos de sol são benéficos. Porém, é ideal uma estrutura que garanta que sempre haverá uma área de sombra disponível na gaiola. As matrizes adquiridas e a boa alimentação são fundamentais.

Nutrição
Alguns nutrientes não podem faltar na alimentação de um Agapornis, eles precisam de água, carboidratos (glicídios), minerais, proteínas, gorduras (lipídios) e vitaminas. Dos nutrientes essenciais, a água é o único q deve ser dado de forma separada e contínua. Nos meses mais quentes do ano recomenda-se trocar a água duas vezes ao dia, para evitar que os animais a bebam morna.

A farinhada é um alimento utilizado, principalmente, na época de criação. É uma mistura de produtos farináceos como sementes, ovos, aminoácidos e vitaminas, que completam a alimentação das aves. Deve ser oferecida em pequenas porções diárias (aproximadamente uma colher de chá por casal criando).

Higiene
O planejamento para a manutenção do criadouro é uma alternativa eficaz para diminuir as chances de problemas infecciosos e parasitários. A limpeza das gaiolas deve ser feita semanalmente. Dê preferencia às gaiolas de fundo falso, elas devem ter a grade removível no fundo da gaiola. Entre o fundo e a bandeja deve haver cerca de 2 cm, para que os Agapornis não pisem diretamente sobre as fezes ou até mesmo que as ingira.

Sobre as bandejas deve ser colocada uma folha de papel absorvente, como jornal ou areia. Existem três tipos de desinfecção e limpeza que fazemos num criadouro, o do dia a dia, o semanal e o anual.
Diariamente deve ser feito um rodízio dos comedouros, troca de água, e da comida. O quarto de criação também deve ser varrido.

Semanalmente, deve-se lavar o piso e a parede dos quartos de criação com água e desinfetante, é necessário trocar o papel de fundo das gaiolas e limpar os ninhos com filhotes. A muda de palha que colocamos nos ninhos com filhotes passa a ser colocada constantemente após 21 dias, principalmente ninhos com três ou quatro filhotes.

Anualmente deve ser feita uma limpeza com cloroforme ou água sanitária. As aves devem ser retiradas do quarto, para deixar o desinfetante agir e as gaiolas devem ser, também, lavadas.

No Curso Os Segredos da Criação e Comercialização de Agapornis, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, você encontra estas e muitas outras informações sobre as técnicas de criação dessa ave dócil e bonita. O curso ensina os passos básicos para quem está começando, mas também dá dicas valiosas de seleção, comercialização e campeonatos, para quem já é um produtor.

 

Por: Virgínia Maria de Araújo

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?