WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Tecelagem manual pode ser profissão, atividade de lazer e terapia

Tear de pedal permite a criação de várias padronagens, semelhantes às obtidas nas industrias

Tecelagem manual pode ser profissão,  atividade de lazer e terapia

Uma das atividades mais antigas do homem, tendo sido encontrados vestígios desde tempos remotos,  hoje, a tecelagem manual tem uma conotação muito diferente do que teve no passado, tendo valor artesanal e artístico.

É, também, uma tradição cultural em algumas regiões brasileiras, adquirindo importância na geração de renda, à medida que cresce a valorização dos produtos artesanais.

A tecelagem manual pode ser uma profissão, uma atividade de lazer, e até mesmo, terapêutica. Como profissão pode constituir uma atividade rentável, com baixo investimento inicial. Inúmeros objetos decorativos e de vestuário podem ser feitos no tear, como xales, mantas, cachecóis, cortinas, colchas, panos para estofamentos, almofadas, jogos americanos, entre outros.

Em escolas, cumpre importante papel, principalmente, no ensino especial, pois além de ser uma atividade envolvente e fascinante, tem a potencialidade de aumentar a concentração, a coordenação motora e desenvolver a criatividade.

É também uma atividade relaxante e pode ser empregada como terapia ocupacional. Tem grande potencial nas ações sociais de organizações não governamentais e do governo, como é o caso do Centro de Fiação e Tecelagem de Uberlândia.

Existem vários tipos de teares, apresentando maior ou menor grau de dificuldade de operação e possibilidades de variações nas padronagens dos tecidos. Dentre eles, temos o tear pente-liço e o tear de pedal. Este último é o mais complexo, permitindo a criação de várias padronagens, semelhantes às obtidas nas indústrias.

A tecelagem manual é uma arte milenar, que hoje está sendo bastante valorizada por ser um trabalho artesanal. Também é uma forma de desenvolver e expressar a criatividade, além de permitir a geração de renda, pela venda das peças.

Os produtos da tecelagem manual, assim como qualquer produto artesanal, têm  locais específicos de comercialização, como pontos turísticos, lojas especializadas em artesanato, lojas de decoração e feiras. Além disso, a divulgação e venda dos produtos podem ser feitas via internet e em exposições.

Os tipos de produtos mais solicitados dependem do público consumidor. Geralmente, são colchas, tapetes, mantas de sofá e forro americano.

Conheça os Cursos CPT da área Arte e Artesanato.
Por Equipe CPT de Redação.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Rosilene Pereira de Souza Martins

25 de out. de 2022

Quero aprender a fazer tapetes e mantas de sofá.Gostaria de saber o valor do curso e o que me indicam para iniciar.

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de nov. de 2022

Olá, Rosilene! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa está tentando contato com você, nosso DDD é 31.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT.

isabela

13 de mar. de 2013

ÓTIMO!!!!!

WAGNER LISSO

17 de out. de 2012

Prezados senhores, Estou aposentado e gostaria de aprender a fazer tapetes como uma forma de lazer. Especificamente para tapetes, eu tenho algumas dúvidas, que, se possível, pediria esclarecerem : 1 - Para um iniciante sem grandes habilidades artísticas, qual seria o tear mais adequado: Pente Liço ou Pedal? 2 - Os dois permitiriam fazer grandes peças? 3 - Qual seria o preço estimado de cada um dos teares? 4 - Qual o tamanho de cada um dos teares (na minha casa tenho certa limitação de espaço)? 5 - Se eu decidir por aprender primeiro o Pente Liço, eu poderia aplicar o curso de Tear de Pedal ao Pente Liço? Se não puder, teriam um curso de Pente Liço? Gostaria de esclarecer essas dúvidas para comprar o DVD com o curso. Grato

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de dez. de 2012

Olá, Wagner!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.

A tecelagem manual é considerada uma atividade relaxante e pode ser empregada como terapia ocupacional.

Existem vários tipos de teares, apresentando maior ou menos grau de dificuldade de operação e possibilidades de variações nas padronagens dos tecidos.

Na tecelagem manual, o tear pente liço ocupa uma situação de destaque. É o tear em que as pessoas iniciam seu aprendizado. Possibilita a elaboração de trabalhos, como tapetes, mantas, acessórios, bolsas, vestuário. Esse tipo de tear pode ser encontrado em diferentes tamanhos, desde 40 cm de largura – mais utilizados para aprendizado, até 220cm, usados para a confecção de mantas. É possível encontrar um tear pente liço que se adapte ao espaço que você tem disponível.

Já o tear de pedal é o tear manual mais complexo que existe. No entanto, tem a vantagem de permitir a produção de vários tipos de tecidos e peças com grande qualidade, como tapetes, tecidos para vestuário e peças artísticas. Outra vantagem é a velocidade de produção, resultando em uma maior produtividade. O tear de pedal mais utilizado na tecelagem manual é o tear de 4 pedais. Cada pedal aciona um conjunto de fios da urdidura. Assim, temos 4 conjuntos que podem ser acionados independentemente.

Com o curso de Tecelagem Manual – Tear de Pedal, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é possível aprender os princípios básicos da fiação e da tecelagem feita em tear de pedal de forma prática.

 

Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

Atenciosamente,

Natália Parzanini Brum

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?