Atendimento Online

    Invista seu 13º Salário em Qualificação Profissional
    / / / Produção e consumo de açaí no Brasil
    Artigos que abordam as diversas áreas do conhecimento

    Produção e consumo de açaí no Brasil

    Seja produtor de um dos frutos mais apreciados no Brasil e lucre o ano todo

    Gostou? Envie a um amigo
    Tamanho da letra Diminuir Aumentar

    Plantação de açaizeiros

    Planta típica da região Norte, o açaizeiro é a palmeira responsável pela produção do açaí, que é bastante apreciado e consumido no Brasil, especialmente no verão. O fruto do açaí é matéria-prima para a fabricação de sorvetes, picolés, geleias, bebidas e alimentos energéticos. O açaizeiro frutifica durante o ano todo, principalmente entre julho e dezembro, período no qual a produção se intensifica.

    Saiba como lucrar na entressafra

    O produtor pode controlar a plantação dos açaizeiros para que eles frutifiquem intensamente também no primeiro semestre do ano. Na entressafra, os frutos são mais valorizados no mercado, propiciando uma boa margem de lucro ao produtor durante a comercialização. Para tanto, basta que ele adquira sementes oriundas de produções realizadas em períodos de entressafra.

    Algumas regiões produzem açaí fora de época tradicionalmente. Quem cultiva esse fruto e pretende comercializá-lo o ano todo deve, portanto, fazer um levantamento desses municípios e comprar as sementes lá produzidas.

    Açaí proporciona mais lucro que palmito

    Os pesquisadores Maria das Graças C. P. Costa Silva e Ismael de Souza Rosa afirmam que a plantação de açaizeiro permite ao produtor investir no cultivo do açaí, do palmito ou em ambos os produtos. Caso queira comercializar os dois e aumentar o seu lucro, basta seguir as orientações necessárias para que os processos de plantio, manuseio, colheita e armazenamento sejam executados corretamente. O fato é que, de acordo com os pesquisadores, a extração do açaí é bem mais comum em virtude da grande demanda comercial e do significativo retorno financeiro.

    Espécies de açaí e locais de adaptação da planta

    Há algumas espécies diferentes de açaí, como o açaí-roxo, o açaí-branco, o açaí-açu, o açaí-espada, o açaí-sangue-de-boi, o açaí-tinga e o açaí-chumbinho. O açaí-roxo é o mais comumente encontrado nas populações nativas. O açaizeiro, independentemente da espécie, pode ser encontrado em terra firme (inundáveis ou não), em solos de várzea (baixa ou alta) e em igapós. Essa versatilidade de ambientes aos quais ele se adapta é um ponto bem positivo que facilita o cultivo para fins comerciais.

    Condições de desenvolvimento da planta

    A produção anual de cada pé de açaizeiro pode chegar a 8 cachos

    De acordo com os pesquisadores, o açaizeiro se desenvolve plenamente em lugares com temperaturas elevadas (acima de 18°C) e uma quantidade significativa de chuvas ao longo do ano (de 2.000 mm a 2.500 mm). O sul da Bahia é considerado um local com condições ideais para o cultivo dessa palmeira. Outra vantagem da produção de açaí é que ele se desenvolve em touceiras com numerosos perfilhos que, se manejados de maneira correta, podem garantir colheitas constantes e sem a eliminação da planta, cuja touceira se regenera a cada colheita. Vale lembrar que o açaizeiro é uma palmeira que pode atingir mais de 25m e que a produção intensa e com qualidade requer luminosidade solar abundante.

    Para cultivar o açaizeiro

    No curso Produção de Palmito de Açaí, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, você encontra todas as orientações necessárias para cultivar o açaizeiro para a comercialização do açaí, do palmito ou de ambos os alimentos. Silva e Rosa auxiliam o produtor quanto à produção de mudas das palmeiras, ao preparo da área para o plantio e aos tratos culturais, além de discorrer detalhadamente sobre os demais processos que garantem a qualidade do açaí e do palmito no mercado.

    Por Camila Guimarães Ribeiro

     


    AVISO LEGAL

    Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.

    Deixe seu comentário

    Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

    O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

    Comentários

    Antonio Trindade
    16-09-2014

    Olá CPT!
    Esta foto de AÇAÍ ROXO, na realidade a FOTO é de uma pupunheira, este fruto é a pupunha.
    Açaí a valorização é conforme a região de plantio no Pará, aliás a maioria é nativo.
    Uns dizem que é AÇAÍ, mas na realidade é Jussara, muito parecido.


    Resposta do Portal Cursos CPT
    17-09-2014

    Olá, Antônio!

    Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

    Agradecemos seu comentário e informamos que já corrigimos o mesmo.

    Obrigada!

    Ana Carolina dos Santos

    Manoel dos Reis Ribeiro da Silva
    11-09-2014

    Quero começar um plantio de açaí na região do sul do Pará, no Município de Dom Elizeu, estou pensando em começar com 1.000 mudas em uma área de 03 he. peço informação sob variedade mais adequada, espaçamento, tipo de adubo ideal (se orgânico ou químico?), época certa para fazer o plantio das mudas e o tipo de irrigação recomendada.

    Resposta do Portal Cursos CPT
    12-09-2014

    Olá, Manoel!

    Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

    Ainda não existem cultivares de açaízeiro para serem recomendados em cultivos de escala comercial, sejam eles oriundos de populações melhoradas, progênies ou clones, mas há várias pesquisas sendo conduzidas em áreas de produtores, a fim de atender o objetivo.

    Atualmente, o que se tem disponível são tipos ou variedades que ocorrem naturalmente, sendo denominadas de: açaí-branco, açaí-roxo ou comum, açaí-açu, açaí-chumbinho, açaí-espada, açaí-tinga e açaí-sangue-de-boi.

    O açaizeiro se bem manejado, pode iniciar a floração por volta de 2,5 anos de plantio, podendo o primeiro cacho ser colhido entre 3,1 e 3,5 anos. Depois que inicia seu ciclo reprodutivo, flora e frutifica por quase o ano todo, mas, os períodos de maior floração e frutificação concentram-se na época mais chuvosa (janeiro a maio) e menos chuvosa (setembro a dezembro), respectivamente.

    Em relação ao espaçamento, embora não exista um espaçamento definido para o cultivo do açaizeiro, visando a produção de palmito, o mais citado é de 2 x 2 m, correspondendo a 2.500 plantas por hectare. Todavia, em função de outros fatores, essas dimensões poderão ser modificadas. Por exemplo, a realização das práticas agrícolas com máquinas, faz com que a bitola entre o pneus seja levada em consideração ao se determinar a distância entre as linhas de plantio (2,5 x 2,0 m ou 3,0 x 1,5 m) sem afetar significativamente a produção.

    A adubação deve ser feita da seguinte forma: nos dois primeiros anos aplicar 100 g de sulfato de amônio, 100 g de superfosfato tripo e 100 g de cloreto de potássio por planta/ano parcelada em duas vezes. A partir do terceiro ano, essas quantidades devem ser dobradas mantendo-se parcelamento de duas vezes. No caso de plantio em várzea, dada a sua fertilidade natural, não é feita a adubação.

    O uso da irrigação em cultivos de açaizeiro vem sendo feito de forma empírica, pois não existem estudos específicos sobre sua necessidade hídrica. Na região da Amazônia, a irrigação vem sendo empregada durante o período de estiagem, na forma de irrigação suplementar, em cultivos estabelecidos em solos de terra firme e submetidos aos tipos climáticos Ami e AWI. Recomendamos que consulte um especialista para saber qual a melhor técnica de adubação para o seu plantio.

    Para mais informações o CPT possui o Curso Produção de Palmito de Açaí que poderá lhe ajudar.

    Atenciosamente,

    Ana Carolina dos Santos

    edurado
    13-05-2014

    BOA TARDE!!!
    MEU NOME É EDUARDO
    GOSTARIA DE ADQUIRIR O LIVRO DE ENSINAMENTO DO CULTIVO DO AÇAÍ.
    MORO NO CEARÁ AQUI O CLIMA É MUITO QUENTE. A PERGUNTA: É POSSÍVEL PRODUZIR O FRUTO DO AÇAÍ AQUI?
    FIZ RECENTEMENTE UM PLANTIO DE BANANA E PARA APROVEITAR OS ESPAÇOS ENTRE UMA PLANTA E OUTRA, TO QUERENDO PLANTAR O AÇAÍ DE TORCERA EM UM ESPAÇAMENTO DE 6 EM 6 METRO.. TAMBÉM NO INTUITO DE APROVEITAR A AGUA QUE IRRIGA O BANANAL. É POSSÍVEL?

    Resposta do Portal Cursos CPT
    14-05-2014

    Olá, Eduardo!

    Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

    Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.

    Atenciosamente,

    Ana Carolina dos Santos

    Helenice Oliveira
    28-01-2014

    Prezados,

    Boa tarde.

    Estamos em fase de constituição de uma empresa em Belo Horizonte - MG que atuará no ramo de distribuição de polpa de frutas e em especial a polpa de açaí pura em forma de barras (sem misturas).
    Estamos tentando contatos no Pará, porém ainda não consegui contato com os produtores.
    Diante das informações prestadas por este site sobre o cultivo da fruta, imagino que podem me orientar nesta busca por produtores do açaí, não necessariamente de Belém, pode ser de outros estados produtores.

    Desde já agradecemos.

    Contato
    helenicehel@hotmail.com
    (31) 3638 - 8228
    (31) 8619 - 2022
    (31) 9902 - 8228

    Helenice Oliveira


    Resposta do Portal Cursos CPT
    29-01-2014

    Olá, Helenice!

    Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

    Para mais informações sobre proodutores de açaí recomendamos que procure em mecanismos de pesquisa como o Google.

    Atenciosamente,

    Ana Carolina dos Santos

    irandir teixeira leal
    10-11-2013

    Queria somente informar que, para o açaí dar na entressafra é necessário apenas retirar os chamados facões e então ele muda para entressafra.

    Resposta do Portal Cursos CPT
    11-11-2013

    Olá, Irandir!

    Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

    Atenciosamente,

    Ana Carolina dos Santos

    Rosana Barros de Souza
    28-09-2013

    Boa tarde.
    Herdei 20 hectares de terra no município de Silves no Amazonas e gostaria de saber como posso obter informações sobre viabilidade do solo e orientações acerca do plantio de açaí na na região.

    Resposta do Portal Cursos CPT
    01-10-2013

    Olá, Rosana!

    Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

    Recomendamos que procure um engenheiro agrônomo em sua cidade ou região para mais informações.

    Atenciosamente,

    Ana Carolina dos Santos

    Santalucia Pietro
    15-04-2013

    Gostaria de saber como e se tem possibilidade de exportar para a Itália o produto Açaí para abrir um ponto de vendas do açaí ?

    Resposta do Portal Cursos CPT
    17-04-2013

    Olá, SantaLúcia Pietro!

    Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

    O açái pode sim ser exportado para fora do país, desde que siga rígidas normas de produção e embalagem do alimentos.

    Recomendamos que procure a ANVISA, para mais informações sobre como proceder.

    Atenciosamente,

    Ana Carolina dos Santos

    Cursos Relacionados

    Curso Cachaça - Produção Artesanal de Qualidade

    Curso Cachaça - Produção Artesanal de Qualidade

    R$ 268,00 à vista ou em até 10x de R$ 26,80
    sem juros no cartão + frete.

    Cód. 5115

    Saiba Mais

    Curso Como Montar Uma Pequena Fábrica de Polpas de Frutas

    Curso Como Montar Uma Pequena Fábrica de Polpas de Frutas

    R$ 278,00 à vista ou em até 10x de R$ 27,80
    sem juros no cartão + frete.

    Cód. 5118

    Saiba Mais

    Curso Cultivo de Cana-de-açúcar para Produção de Cachaça

    Curso Cultivo de Cana-de-açúcar para Produção de Cachaça

    R$ 268,00 à vista ou em até 10x de R$ 26,80
    sem juros no cartão + frete.

    Cód. 5404

    Saiba Mais

    Curso Produção de Palmito de Açaí

    Curso Produção de Palmito de Açaí

    R$ 278,00 à vista ou em até 10x de R$ 27,80
    sem juros no cartão + frete.

    Cód. 5135

    Saiba Mais




    Outros artigos relacionados à área Agroindústria






    O CPT liga para você!





    Exemplo: 31 38997000