WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produção de palmito de Pupunha - cuidados antes do plantio, plantio e adubação

Antes do plantio da Pupunha, no campo, o agricultor deve tomar alguns cuidados essenciais, como limpar completamente a área da presença de mato, corrigir o solo com calcário e realizar uma adubação com fósforo

Produção de palmito de Pupunha - cuidados antes do plantio, plantio e adubação   CPT

A Pupunha é uma palmeira nativa da região Amazônica, que produz frutos ou palmito, desde as épocas pré-colombianas. É uma palmeira de clima tropical, de rápido crescimento, que pode atingir mais de 20 metros de altura em poucos anos. Por essa razão, é usada também como uma palmeira ornamental. Nos últimos anos, a importância dessa palmeira cresceu consideravelmente, no Brasil, por ser uma excelente alternativa de cultivo para a agricultura. O consumo dos frutos da pupunheira, cozidos em água e sal, é tradicional na região Amazônica. Mas no Sudeste e no Cento-Oeste, cultiva-se a Pupunha para a produção de palmito.

“O palmito de Pupunha é formado, na parte apical das plantas, pelas raquis das folhas jovens. É uma iguaria valiosa, de grande aceitação no mercado, onde consegue preços elevados, afirma o professor José Roberto Moro, do Curso CPT Produção de Palmito de Pupunha.

Cuidados essenciais antes do plantio


Antes do plantio, no campo, o agricultor deve tomar alguns cuidados essenciais, como limpar completamente a área da presença de mato, corrigir o solo com calcário e realizar uma adubação com Fósforo. A Pupunha não suporta competição com mato, sobretudo braquiária. Em áreas de pastagens, é recomendável que se faça uma série de gradagens, seguida de uma cultura anual, como soja, para um perfeito controle da braquiária, usando-se herbicidas. Para o plantio da Pupunha, deve-se, previamente, fazer uma calagem, elevando-se o pH para 5,0 a 5,5 e a saturação de bases para 60%. Antes do plantio, deve-se, na medida do possível, aplicar, nas covas, adubo orgânico.

Plantio


Deve-se evitar fazer o transplantio definitivo de mudas de Pupunha para o campo. O ideal é que elas tenham seis folhas e cerca de 40 cm de altura. O transplante deve ser efetuado em dias chuvosos ou nublados e com boa umidade no solo. Deve-se evitar aqueles dias claros e muito quentes, já que as plantas vão sentirão o transplante. A despeito de todos os cuidados, as mudas de Pupunha sentem o transplante para o campo, ficando com as folhas amareladas. Por seis meses, as mudas praticamente quase não crescem. É importante que o agricultor saiba disso para que não desanime. É assim mesmo!

Passado esse período, as mudas de Pupunha começam a crescer lentamente. Mas o grande crescimento ocorre após os 10 a 12 meses do plantio no campo. Quando se planta alguma cultura intercalar, nas entrelinhas, o estabelecimento inicial da Pupunha é melhor. Parece que, quando se planta apenas a Pupunha, ocorre maior incidência de doenças foliares e morte de plantas, sobretudo nos meses de abril a setembro. Isso pode ocorrer devido à presença de ventos frios que prejudicam as plantas e aumentam a perda de água. Uma linha intercalar ajuda a fornecer um certo sombreamento inicial e protege as plantas de Pupunha dos ventos. Deve-se dar preferência por alguma leguminosa, como crotalária, feijão de porco, ou mesmo outras culturas.

Adubação


Após o pegamento das mudas de Pupunha, deve-se dar início às adubações com Nitrogênio e Potássio, em cobertura. Uma adubação razoável seria entre 300 a 400 g/planta de 20-5-20, fracionada o maior número de vezes possível. Quando se faz irrigação, deve-se realizar a adubação em cobertura, a cada mês, aplicando-se entre 30 a 40 g/planta. As plantas de Pupunha também necessitam do fornecimento de Cálcio, Magnésio, Enxofre e Boro. O sistema radicular da Pupunha, no ponto do corte, é bastante superficial: mais de 80% das raízes ficam em torno de 40 cm da planta e até uma profundidade de 40 cm. Por essa razão é que a Pupunha não suporta a competição com mato, sobretudo com gramíneas.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Agroindústria.
Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Weslley Morais Ghiotti

19 de ago. de 2021

Ola boa tarde, estou tirando as plantas germinadas de pupunha do solo para o balainho gostaria de saber se ha algum problema repicar as raizes para colocar no balainho. deico 3 dedos de raiz e planto, isso vai prejudicar quando eu for fazer o transplantio para o solo? obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de ago. de 2021

Olá, Weslley! Como vai?

Fico feliz com sua visita! :)

Então, neste caso recomendo que procure um engenheiro agrônomo especializado na área para te passar as orientações garantidas, ok?!

Forte abraço!

Marcela Teixeira.

Miguel Souza Nascimento

25 de nov. de 2020

Onde posso comprar 1000 mudas, para entrega no Município de Atílio Vivacqua - ES (sul do Estado) ao lado de Cachoeiro de Itapemirim.

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de jun. de 2021

Olá, Miguel Souza

Como vai?

Agradecemos sua visita a nosso site!

O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância, onde o aluno tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.

No momento não trabalhamos com indicações de criadores.

Atenciosamente,
Erika

silvano vicencio alves

1 de mar. de 2018

Estou adquirindo uma chácara de 12 hectares e gostaria de cultivar palmito pupunha moro em Sinop mt

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de mar. de 2018

Olá Silvano,

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso a Distância Produção de Palmito Pupunha.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Amelia Duarte bezerra

19 de fev. de 2018

Estou precisando de conhecimentos para fazer um plantio de palmito pupunha , gostaria de receber tudo que puderem me sjudar

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de fev. de 2018

Olá Amelia,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Wagner Roberto Baltarini

24 de nov. de 2016

olá. ..gostaria de receber tudo sobre o palmito pupunha ...obrigado. ..

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de nov. de 2016

Olá Wagner,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Jose Pedro do Nascimeto

9 de jun. de 2015

Olá amigo, gostaria de receber o formulário sobre adubação de cultivo de palmito pupunha. Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de jun. de 2015

Olá, José Pedro!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações sobre a adubação do palmito de pupunha cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?