WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produtos derivados da mandioca

A farinha de mandioca é um produto muito generalizado e sua fabricação é muito ampla no país, constituindo a base da alimentação em vários estados

Produtos derivados da mandioca   Artigos CPT

A mandioca é, atualmente, a quarta cultura de produção de alimentos mais importante no mundo e, principalmente, na região tropical. A raiz da planta e seus subprodutos são consumidos por mais de 800 milhões de pessoas, segundo a FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

"Entre todos os cultivos, ela é apontada por diversos estudos científicos como o de maior eficiência biológica, como produtor de energia e o de melhor adaptação a solos deficientes em nutrientes", explica Marney Pascoli Cereda, professora do Curso CPT Curso Processamento de Mandioca - Polvilho Azedo, Fécula, Farinha e Raspa.

A raiz da mandioca é utilizada para elaborar uma série de produtos amiláceos, farinhas e amidos naturais ou modificados. A fração amilácea extraída proporciona a fécula, de consumo direto em alimentos (biscoitos, bolos, pudins, molhos) ou industrial (alimentos processados, têxteis, papel, tintas, medicamentos). Em uma segunda transformação, pode-se produzir polvilho azedo, do qual se prepara uma série de produtos da culinária, como biscoitos doces e salgados, e o popular pão de queijo.

Além disso, a mandioca produz raspas, farinhas de raspas, pellets e álcool. Ainda podemos citar os produtos regionais (beiju, tapioca, carimã ou massa puba, tucupi e tacacá), que demonstram como a mandioca é importante como base alimentar e como componente da cultura brasileira.

A mandioca de mesa sempre foi um prato tradicional, mas, recentemente, os produtos da raiz têm se sofisticado, podendo ser encontradas várias opções nos mercados, para aumentar o consumo culinário: minimamente processadas, congeladas ou refrigeradas, pré-cozidas e congeladas, e mais recentemente, french fries e chipps. Alguns desses produtos, porém, são obtidos em fabricações caseiras, descontínuas, com pequeno aproveitamento.

E a farinha de mandioca? O que dizer sobre ela?


A farinha de mandioca é um produto muito generalizado e sua fabricação é muito ampla no país, constituindo a base da alimentação em vários estados. A fécula é o mais importante, com  possibilidades de crescimento no mercado interno, bem como na exportação para o mercado norte-americano e europeu.

Como a mandioca é encontrada nos mercados brasileiros?


A indústria de alimentos preparados (congelados, prontos e semiprontos) está se desenvolvendo no Brasil. Existem várias opções no mercado, que vêm ao encontro das necessidades dos consumidores modernos, que querem praticidade e rapidez no preparo de alimento. A mandioca minimamente processada, congelada, ou refrigerada; a mandioca pré-cozida e congelada, na forma de palitos ou toletes e; ainda, como chips, são ótimas opções de comercialização. Também a procura do polvilho azedo é grande, principalmente para usos em produtos de confeitaria, na forma de biscoitos, sequilhos, pão-de-queijo e bolos.

Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:


  

Conheça os Cursos CPT da área Agroindústria.
Por Equipe CPT de Redação.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Jessica Nascimento

31 de jan. de 2022

Qual o ano que esse artigo foi publicado ?

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de fev. de 2022

Olá, Jessica! Tudo bem? 

Agradeço sua visita em nosso site! 

O artigo foi publicado em Julho de 2010.

Abraço! 

Lorena 

Jessica Nascimento

31 de jan. de 2022

Quem é o autor desse artigo ?

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de fev. de 2022

Olá, Jessica! Tudo bem? 

Agradeço sua visita em nosso site! 

Esse artigo foi escrito por Marney Pascoli Cereda, professora titular da UNESP-Botucatu e pesquisadora da ONG – Raízes

Abraço! 

Lorena 

Nazaré Monteiro

18 de out. de 2021

Estava a procura sobre matéria que fala dos derivados de mandioca, Eu escrevo a partir de Angola / Cabinda. e cá em Cabinda a muita produção de mandioca, e Eu realmente sou Jovem e queria começar a investir em alguma coisa e coisa esta que a matéria prima é produzida localmente então veio na minha mente a questão da mandioca que muito se produz cá na minha Cidade Mas infelizmente Eu não sou formado em nenhuma área ligado a isto, na qual me poderia proporcionar maior conhecimento sobre onde me quero meter, Pois que sou aluno de curso de Arquitetura Então não sei se investir nisto me levaria a gastar muito nos equipamentos, não sei como poderia aproveitar o máxima a referida mandioca Se tiver que prosseguir, não sei se preciso de uma indústria gigante ou é algo normal não sei se exige bastante com pessoas especializadas que me vai custar muito caro esta referida mão de obra, Realmente não sei nada de nada, Só olhei na matéria prima e achei que não existe cá nem grandes e nem pequenas industrias que transformam o referido elemento, Gostaria ter um parecer vosso, tendo um pouco de noção de quais são as vantagens e desvantagens se ali tiver que investir e quais seriam os possíveis ganhos ou percas e que tipo de mão de obra especialista deveria eu requerer e quais os derivados que poderia se extrair e tirar o máximo proveito da mandioca --------- Este contexto vai também para a banana, pois que aqui também se produz muita banana e tudo isso só tem sido para consumo na sua forma natural e nada transformado. Agradecia a vossa atenção Nazaré Monteiro Angola / Cabinda

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de dez. de 2021

Olá, Nazaré! Como vai? 

Agradecemos sua visita em nosso site! 

Como é bom saber que existem pessoas com desejo de aprimorar seus conhecimentos! 

O CPT oferece cursos de capacitação e profissionalizantes a distância, dentro dele, você aprenderá diversas técnicas de processamento, essenciais para o processamento.

Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso Processamento da Mandioca, onde você poderá tirar quaisquer dúvidas! 

Atenciosamente, 

Lorena Tolomelli. 

Rene F Bora

18 de out. de 2021

Gostei da informação, moro em área urbana , mas me criei na roça usando mandioca pra comer e engordar porcos, e outros animais.

LUCIA PELIZARO

21 de jul. de 2015

Boa noite Ana Carolina! Só de ler sobre mandioca e seus produtos me da água na boca. Gostei do que vocês postaram ali. Muito bom! Sabe tenho alergia ao glutem, dai no cafe da manha e lanches, recorro muitas vezes a tapioca. Recheio com espinafre cozido...ou com coco ralado, tomate e folhas de verduras cruas ,coloco uma gordura e sal....Como fica gostosa minhas tapiocas.... Necessito rechear com fibras, pois a tapioca em sim restringe os intestinos. E depois de tantos processos que tem passado acho que seus nutrientes são escassos. O que acha você? tens os nutrientes que a fécula de mandioca ou tapioca possui? Obrigada por tudo. Abraços. e viva a mandioca!Lucia

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de jul. de 2015

Olá, Lúcia!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. A tapioca, por ser feita a partir da fécula de mandioca, tem como principal nutriente o carboidrato (amido), além de baixo teor proteico e de fibras. Uma porção de 50 gramas tem cerca de 70 calorias, 14 gramas de carboidrato e 1,6 grama de proteína. Contém vitamina B1, B6, B9, cálcio, ferro, teor de sódio baixo. Como não tem glúten, pode ser consumida por pessoas portadoras de doença celíaca. Como a tapioca é feita à base de polvilho e água, podem ser adicionados diversos recheios, fazendo dela um alimento prático e saboroso. Como não contém muitas calorias é um alimento mais leve e fácil de ser digerido.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

isabel raabe borin chaves

23 de jun. de 2015

olha acho que na minha opinião deveria falar mais um pouco dos derivados da mandioca....

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de jun. de 2015

Olá, Isabel!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Anotamos sue sugestão, e encaminhamos para o nosso setor de redação.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

mirian oliveira santos

28 de nov. de 2013

Eu gosto muito de mandioca...uma delicia eh a sopa de mandioca

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de nov. de 2013

Olá, Miriam!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Manoel Messias de Morais

10 de mar. de 2013

Gostaria de receber informações detalhadas sobre o curso "Processamento da Mandioca", como por exemplo: - Modo de realização; - Duração; - Custo; etc

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de mar. de 2013

Olá, Manoel!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações sobre o curso Processamento de Mandioca nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Marcia Jose de Araújo

27 de out. de 2012

Bom dia! Adorei o que encontrei nestas páginas, na verdade estou em busca algo para investir sou contadora estou perto de aposentar junto com meu marido. Pretendo fazer algum curso quando identificar uma área que possa atuar. Cordialmente,

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de out. de 2012

Olá, Márcia!

Que bom que gostou do nosso artigo.

Ficamos felizes por sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?