WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Biodiesel - o acelerador da economia brasileira

Em um país como o Brasil, a produção de biodiesel é uma oportunidade tecnológica e estratégica que certamente acelerará a economia do nosso país em vários sentidos

Biodiesel - o acelerador da economia brasileira

 

O combustível extraído de vegetais, como mamona, soja, entre outros, atualmente, vem se mostrando uma ótima alternativa para reduzir a emissão de poluentes na atmosfera terrestre. Conhecido como biodiesel, este combustível vegetal vem apresentando uma tendência crescente de expansão, devido a uma maior conscientização do governo e da população de diversos países, bem como do estabelecimento de acordos internacionais para um mundo livre de poluição.

Em um país como o Brasil, a produção de biodiesel é uma oportunidade tecnológica e estratégica que certamente acelerará a economia do nosso país em vários sentidos. Mesmo porque o setor agropecuário é o segundo maior gerador de empregos no país, atingindo outros setores por seus efeitos multiplicadores.

“Por isso, o projeto de produção de biodiesel torna-se primordial, já que visa à utilização de culturas produzidas na região, como mamona, dendê e pequi, o que promoverá o seu desenvolvimento”, afirma o professor Paulo Anselmo Ziani Suarez, do Curso Produção de Biodiesel na Fazenda, elaborado pelo Centro de Produções Técnicas (CPT).

 

Atualmente, o custo do biodiesel ainda é bastante elevado comparado ao do óleo diesel mineral. Mas certamente, com a produção de oleaginosas em grande escala, este custo será reduzido, devido a um aumento na cotação do petróleo, principalmente pelo esgotamento das reservas. Assim, com o tempo, o biodiesel se tornará mais viável economicamente. Além disso, como a sua utilização reduz o nível de poluentes na atmosfera, o biodiesel terá um futuro promissor.

Dessa forma, a produção de biodiesel pelo craqueamento torna-se uma excelente alternativa para utilização em propriedades agrícolas, em regiões isoladas, principalmente porque o craqueamento é um processo bastante simples, não necessitando da adição de outros materiais, como álcool, para que ocorra o processo. Além disso, a microusina usada no processo é uma estrutura de baixo custo e permite a produção em pequena escala, com volume de produção diária de 500 L de biodiesel.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Biocombustíveis.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Leticia Pozzibon

15 de abr. de 2018

Boa noite, precisava do ano de publicação desta notícia para complemento em meu TCC. E ano em que o professor Paulo Anselmo Ziani Suarez fez esta referencia. Obrigada. obs.: Estou usando o www.cpt.com.br em minhas referencias conforme solicitado no site.

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de abr. de 2018

Olá Letícia,

O presente artigo foi publicado no dia 09/01/2014.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?