WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pragas da Seringueira - Percevejo ou Mosca de Renda e Ácaro da Seringueira

Pragas da Seringueira -  Percevejo ou  Mosca de Renda e Ácaro da Seringueira

 

Percevejo ou  Mosca de Renda

O percevejo de renda (Leptopharsa heveae), também conhecido como mosca de renda, tem causado grandes problemas nos seringais do Mato Grosso e São Paulo. Essa praga, tanto na forma adulta quanto na forma juvenil, ataca o seringal, sugando a seiva e provocando o desfolhamento das plantas. Os ataques mais severos podem causar uma redução de 27,7% no crescimento em altura e de 45% no diâmetro do colo das plantas em viveiro, bem como uma redução na produção de látex que chega a atingir 30 % do total.

O inseto adulto mede, aproximadamente, 3 mm de comprimento, tem as pernas longas, e apresenta as asas de forma reticulada e alveolada, de cor esbranquiçada, com a presença de espinhos minúsculos.

Controle


A principal forma de controle dessa praga é por meio da aplicação do fungo Sporothrix insectorum, que, dependendo das condições climáticas, pode apresentar 95% de eficácia. Entretanto, a utilização desse fungo só deve ser realizada em períodos de alta umidade relativa do ar. Caso contrário, recomenda-se a utilização dos seguintes produtos químicos: Agrophós 400 (300 ml.ha-1); Decis 25 CE (300 ml.ha-1); Endosulfan 350 CE (1000 ml.ha-1); Karatê 50 CE (200 ml.ha-1); Lannate BR (300 ml.ha-1); Nuvacron 400 (300 ml.ha-1) e Sevin 400 SC (500 ml.ha-1).

Ácaro da Seringueira

Embora existam outras espécies, o Calacarus heveae é o ácaro mais importante da seringueira. Essa praga tem causado grandes problemas nos seringais dos Estados de São Paulo e Mato Grosso. Os ataques ocorrem, principalmente, nas folhas maduras, e os sintomas, de modo geral, começam a aparecer 45 dias após o pico populacional do inseto. As folhas, inicialmente, perdem a coloração e o brilho, tornando-se amareladas, posteriormente bronzeadas, e caem.

Controle

O controle dessa praga pode ser feito por meio de pulverizações com os seguintes produtos químicos: Dicofol 185 CE (300 ml/100 l H2O), e Kumulus DE 500 SC (500 g/100 l H2O).

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Agricultura, entre eles o Curso Cultivo de Seringueira para a Produção de Borracha Natural, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Abaixo, as principais pragas e doenças que atacam as seringueiras:

Seringueiras - pragas e doenças que afetam a produção de borracha natural

Pragas da Seringueira - Mandarová

Doenças da Seringueira - Mal-das-Folhas da Seringueira

Doenças da Seringueira - Queda Anormal

Doenças da Seringueira - Requeima e Antracnose

Doenças da Seringueira - Oídio,Mancha Concêntrica e Mancha de Alternaria

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?