WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Formigas Cortadeiras: monitoramento e decisão

O risco de ocorrerem prejuízos repentinos e significativos à produção de grandes reflorestamentos diminui rapidamente à medida em que as árvores se tornam grandes e lenhosas

Formigas Cortadeiras: monitoramento e decisão

O risco de ocorrerem prejuízos repentinos e significativos à produção de grandes reflorestamentos diminui rapidamente, à medida em que as árvores se tornam grandes e lenhosas. Isso as torna mais tolerantes ao ataque, permitindo sua convivência com as formigas cortadeiras. Entretanto, só o monitoramento pode indicar até quando essa convivência será possível e quais estratégias deverão ser utilizadas no caso de necessidade de combate.

O monitoramento envolve a avaliação constante e permanente das colônias de formigas e dos prejuízos que elas estão causando. Realizar o monitoramento é uma prática bem sucedida, já no primeiro ano de idade da floresta. A partir dessa idade, as vistorias podem ser realizadas em intervalos de até seis meses. A possibilidade de começar o monitoramento somente após a floresta alcançar certa idade é aplicável somente às saúvas, pois as quenquéns só têm importância como insetos daninhos quando atacam mudas, brotações de cepas e árvores novas.

Para dar início ao monitoramento, é necessário recrutar pessoas chamadas “monitores” com experiência no trabalho com formigas cortadeiras, que saibam reconhecer as formigas e os ninhos de cada espécie, e que conheçam a atividade de forrageamento e os danos causados à produção. O monitor deve estar habilitado a localizar e avaliar a ocorrência das formigas cortadeiras, quantificar os prejuízos que estejam causando e selecionar a técnica de combate mais apropriada para cada situação, realizando uma amostragem que seja eficiente e de baixo custo.

Utilizando a “técnica do pior foco”, o monitor avalia as parcelas externamente, percorrendo a periferia dos talhões e verificando a ocorrência de colônias de formigas cortadeiras e os danos causados ao povoamento. Nessa fase preliminar, o importante é identificar os focos existentes, caracterizando-os, de modo a definir em quais deles a situação é mais grave. Uma vez definidos os piores focos, o monitor procede a uma avaliação detalhada das parcelas afetadas, analisando número e tamanho dos formigueiros, número de olheiros, e o número e o nível de comprometimento das árvores atacadas.

Concluída essa etapa, o próximo passo é encaminhar os resultados da avaliação para uma central que irá processar e analisar os dados, comparando-os com índices de dano econômico e de tendências de populações de formigueiros, a fim de tomar a decisão sobre combater ou não os formigueiros de cada talhão. Qualquer que seja o resultado a que chegar esse sistema de análise dos dados, deve-se sempre considerar a opinião do monitor sobre a necessidade de se proceder ao combate em cada talhão.

Na análise dos dados obtidos, deve-se avaliar o tamanho das parcelas, os intervalos entre as observações em um mesmo talhão, os fatores considerados e a importância de cada um deles, os níveis críticos que determinam a necessidade de combate, os prazos para que este seja realizado, além de sugerir a técnica de combate mais adequada, quando for decidido pela sua aplicação.

A decisão pelo combate dependerá do nível de prejuízo que as formigas estiverem causando, das condições da vegetação e do solo, das condições climáticas, do custo operacional do combate e de seus impactos ambientais. Atenção especial deve ser dada a este último ponto, pois os formicidas são produtos extremamente nocivos ao ambiente e à saúde humana, razão pela qual devam ser usados somente em situações de extrema necessidade.


Gostou do assunto? Conheça os Cursos CPT da área Agricultura.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?