WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produção orgânica mantém o agroecossistema estável e autossustentável

O cultivo orgânico de hortaliças vem atender à crescente demanda dos consumidores por produtos mais saudáveis

A agricultura orgânica é frequentemente entendida como a agricultura que não faz uso de produtos químicos. Também há a falsa crença de que ela representa retrocesso às praticas antieconômicas de décadas passadas e à produção de subsistência de pequena escala, usando métodos agronômicos já superados. A realidade, porém, é outra.

Embora os agricultores orgânicos não usem agrotóxicos sintéticos, fertilizantes, hormônios, sulfas, entre outros aditivos e/ou produtos químicos,  e utilizem várias práticas que foram muito eficientes no passado, o conceito é bem mais amplo.

No cultivo orgânico, as leis e princípios ecológicos e de conservação de recursos naturais constituem parte integrante do método.

Os métodos alternativos de agricultura são modernos, desenvolvidos em sofisticado e complexo sistema de técnicas agronômicas, cujo objetivo principal não é a exploração econômica imediatista e inconsequente, mas, sim, a exploração econômica por longo prazo, mantendo o agroecossistema estável e autossustentável.

Leis e princípios ecológicos e de conservação de recursos naturais constituem, assim, parte integrante desses métodos. As questões sociais são prioritárias, procurando-se preservar técnicas agrícolas tradicionais apropriadas, ou aperfeiçoá-las.

Algumas das hortaliças cultivadas em sistema orgânico são o tomate, o pimentão, a abóbora e o pepino, muito apreciadas e consumidas no Centro-Sul do país. Dentre elas destacamos o tomate, que é considerado a segunda olerícola em importância econômica no Brasil, perdendo apenas para a batata. O uso exagerado de produtos químicos, tóxicos ao organismo humano, principalmente na lavoura do fruto, tem levado os consumidores a optarem pelo produto cultivado organicamente, o que eleva significativamente seu valor de mercado.

O uso exagerado de produtos químicos, tóxicos ao organismo humano, tem levado os consumidores a optarem pelo produto cultivado organicamente.

Com o objetivo de fornecer informações sobre a produção orgânica das hortaliças de fruto, que demandam um maior nível tecnológico, quando comparadas a outras hortaliças, o CPT – Centro de Produções Técnicas, em parceria com a INCAPER - Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, elaborou o curso “Cultivo Orgânico de tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino”, no qual você receberá informações do pesquisador Jacimar Luis de Souza, engenheiro agrônomo, especialista em manejo em agricultura orgânica da INCAPER.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

A consciência dos riscos e malefícios dos agrotóxicos à saúde humana  tem aumentado significativamente, promovendo grande procura por alimentos orgânicos. Além disso, uma das justificativas mais consistentes sobre a necessidade de se empregar esse modelo agrícola, usando-se recursos naturais, é a proteção do próprio produtor, ou seja, o trabalhador, que mais tem sofrido problemas de contaminação e, em alguns casos, até a morte pelo uso de veneno nas lavouras.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?