WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cultivo orgânico de citros - dicas importantes para a colheita

Entre os principais fatores que promovem o sucesso da cultura de citros, temos a colheita, etapa importante do processo produtivo, considerando a durabilidade e a qualidade das frutas

 

Dentro do ciclo de produção dos citros, a colheita é um processo muito importante, pois é o resultado de todo um trabalho desenvolvido ao longo de uma safra. Entretanto, para que todo o trabalho não se perca por falta de cuidados, deve-se planejar todos os passos da colheita para obter citros com o máximo de qualidade possível. Entre os principais fatores que promovem essa qualidade, temos a colheita, etapa importante do processo produtivo, considerando a durabilidade e a qualidade das frutas, sua vida de prateleira nos pontos de venda, o sabor e a qualidade do suco.

“Os citros começam a produzir, comercialmente, a partir do terceiro ano. No início, a produção é pequena e vai aumentando, proporcionalmente, até o décimo segundo ano”, afirmam os professores Paulo Antônio D'Andréa e Andoniel Amparo, do Curso Cultivo Orgânico de Citros, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

No processo da colheita, os citros devem ser colhidos por torção do pedúnculo, seguido de um arranquio, ou podem ser utilizados uma tesoura ou alicate (geralmente para as tangerinas). O arranquio é mais rápido, porém os danos aos frutos são maiores. Não é aconselhável a colheita por derriça (movimento vigoroso da planta).

Deve-se evitar colher os frutos nas primeiras horas da manhã, pois costumam ainda estar molhados pelo orvalho, ou respingos de chuva.

Qualquer problema no fruto é necessário que este seja descartado. Não misture frutos colhidos com frutos catados no chão, tudo que pode depreciar o produto deve ser descartado.

No sistema orgânico, esse controle precisa ser ainda mais acompanhado. Todos os equipamentos utilizados devem ser limpos, se surgir qualquer problema no citros, este precisa ser separado para evitar contato ou contaminação de outros.

Colheita

A maturação do citros caracteriza-se por um aumento no teor de sólidos solúveis ou açúcares, redução da acidez, aumento da quantidade de suco, desenvolvimento do aroma e da cor alaranjada da casca. No caso dos limões, a acidez cresce continuamente e o teor de açúcares mantém-se baixo. Os limões, as limas ácidas e algumas tangerinas podem ser colhidas na fase de pré-maturação, porque têm maior acidez nessa fase. Da mesma forma, as laranjas Lima e Piralima podem ser colhidas antes da maturação, pois o teor de açúcares é alto e não têm acidez.

Ponto de colheita

O melhor índice para determinar o ponto de colheita dos citros é a relação entre os sólidos solúveis totais e a acidez. Os sólidos solúveis, dos quais 75 a 85% são açúcares, são medidos em graus Brix (°Brix). A acidez é medida em quantidade de ácido cítrico. Quando os frutos apresentam sinais de maturação, com a mudança da cor da casca, devem ser feitas determinações quinzenais da acidez e dos sólidos solúveis.

O teor de sólidos solúveis é medido com um refratômetro de mão, utilizando amostras de, no mínimo, 30 frutas, retiradas dos quatro lados da árvore, na base, na altura mediana e no ápice da copa. Normalmente, essas análises são realizadas pelas indústrias processadoras de sucos cítricos.

A relação acidez/sólidos solúveis ideal para a colheita depende da finalidade da produção: para o consumo in natura: 1:7 (no mínimo); para a indústria: de 1:6 a 1:20, sendo ideal 1:11 até 1:14.

Época da colheita

A época da colheita depende da espécie de citros, da cultivar e do clima, sendo que, em locais mais quentes, a maturação dos citros é adiantada. As condições de solo e clima influenciam no desenvolvimento das frutas, as variedades cítricas apresentam ciclo de desenvolvimento variando de seis a dezesseis meses entre o florescimento (normalmente ocorre na primavera) e a maturação dos frutos. No que se refere as variedades, elas podem ser separadas como: precoces, meia-estação, e tardias. Isso depende do estádio de maturação. Os citros que são colhidos durante o período de maturação geralmente são mais doces e sua acidez é menor.

Cuidados durante a colheita:

-Evitar a retirada de frutos com varas ou gancho, que depreciam o produto e levam à queda de flores e frutos novos;
-Efetuar a colheita de cada fruto com tesoura ou alicate de colheita e com o auxílio de escadas;
-Não colher frutos molhados ou orvalhados, o que favorecerá o aparecimento de manchas, doenças e podridões;
-Utilizar sacolas de colheita com capacidade de 20 kg, de fundo falso,
para evitar a derrubada das frutas diretamente no chão;
-Só devem ser colhidas as frutas maduras. As que estão verdes devem ser colhidas, posteriormente, nos repasses;
-Não expor as frutas colhidas diretamente ao sol, o que promove a queima e a alteração do sabor;
-Fazer a colheita com tempo bom e ausência de umidade, pois as frutas úmidas ficam susceptíveis ao aparecimento de doenças e distúrbios fisiológicos;

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Agricultura Orgânica.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?