WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Alho orgânico - irrigação, capina e adubação em cobertura

A irrigação do alho orgânico é indispensável para obter boa produção, a capina para evitar a competição das ervas com a cultura e a adubação para fornecer nitrogênio às plantas

Alho orgânico - irrigação, capina e adubação em cobertura

 

O método de irrigação mais indicado para a cultura do alho orgânico é a aspersão. A irrigação do alho é indispensável para obter boa produção, pois a cultura se desenvolve na época da seca. Nas fases de crescimento da planta e de enchimento dos bulbos, é importante manter o solo úmido, mas sem encharcar. A frequência e a intensidade de aplicação dependem de vários fatores ligados ao clima e ao tipo de solo local.

- Irrigação em cultivares de ciclo precoce

Nos cultivares de ciclo precoce, é preciso evitar o excesso de água, pois provoca o superbrotamento do bulbo. Nesse caso, a irrigação deve ser cortada de 15 a 25 dias antes da data prevista para a colheita.

- Irrigação em cultivares de ciclo médio ou tardio

Os cultivares de ciclo médio ou tardio são mais exigentes em água e mais tolerantes a um eventual excesso de umidade, no solo. Assim, a irrigação deve ser suspensa apenas 10 dias antes da colheita.

A capina sobre os canteiros é necessária, sempre que houver mato, para evitar a competição das ervas com a cultura

A capina sobre os canteiros é necessária, sempre que houver mato, para evitar a competição das ervas com a cultura

Capina

A capina sobre os canteiros é necessária, sempre que houver mato, para evitar a competição das ervas com a cultura. A cobertura morta reduz bastante o crescimento do mato, mas torna necessário fazer a capina com as mãos. Quando se utiliza cobertura com plástico, a mão de obra com capinas é reduzida. A vegetação nativa que cresce entre os canteiros deve ser mantida, para servir de refúgio e multiplicação de predadores do ácaro do chochamento e do tripes, de forma a dispensar o uso de produtos alternativos para o controle dessas pragas.

Adubação em cobertura

É preciso realizar uma adubação em cobertura 30 dias após o plantio para fornecer o nitrogênio de que as plantas necessitam, nessa fase de intenso crescimento. Este procedimento pode ser feito da seguinte maneira:

- Através da aplicação de composto orgânico;

- Através da aplicação de chorume de composto; ou

- Através da aplicação de biofertilizantes líquidos, junto às plantas.

É preciso realizar uma adubação em cobertura 30 dias após o plantio para fornecer nitrogênio às plantas. Foto: Tony Austin

É preciso realizar uma adubação em cobertura 30 dias após o plantio para fornecer nitrogênio às plantas. Foto: Tony Austin

Dosagem da adubação em cobertura

A dosagem de composto é de cinco toneladas por hectare. O chorume é preparado, misturando-se uma parte de composto orgânico peneirado e duas partes de água. As dosagens de chorume e de biofertilizantes líquidos é de 400 mililitros por metro quadrado, ou seja, quatro mil litros por hectare. Também, devem ser aplicados no solo, junto às linhas das plantas.

Conheça os Cursos CPT, da área Agricultura Orgânica, entre eles o Curso Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-Doce, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?