O profissional precisa aprender a apresentar suas ideias, de maneira a estabelecer relações pessoais construtivas.
Abordagem
Um bom profissional deve saber como encaminhar qualquer questão no ambiente de trabalho, seja para sugerir mudanças, seja para criticar ou elogiar os serviços ou os colegas. O profissional precisa aprender a apresentar suas ideias no momento certo, de maneira a estabelecer relações pessoais construtivas.
Conversa
Tendo conhecimento profundo da situação e dos objetivos que pretende alcançar em uma conversa, como em uma reunião, em um momento de decisão ou na hora de resolver um problema, o membro da equipe deve apresentar uma argumentação que justifique suas opiniões, ideias e sugestões.
Superação de objeções
Nessa fase do trabalho em equipe, ocorre a avaliação das sugestões e propostas apresentadas. Os parceiros de trabalho contrapõem argumentos e posteriormente avaliam as sugestões e as propostas apresentadas.
Acordo
Ultrapassada a fase dos debates entre os membros de uma equipe e a apresentação do ponto de vista de cada um, o profissional precisa ter o espírito de corporação e procurar chegar a um consenso com os colegas. Lembramos que consenso não implica, necessariamente, unanimidade, e sim, leva em conta as posições de todas as partes interessadas na conciliação das opiniões conflitantes.
Nova abordagem
Abrir possibilidades para um assunto ser abordado novamente pela equipe de trabalho é acreditar na possibilidade de se chegar a um acordo, a um consenso. A nova abordagem confirma que o trabalho em uma equipe eficaz é o resultado do cultivo permanente da ideia do “nós”. Ela pressupõe a possibilidade de rever posições ou decisões tomadas, a partir do momento que um fato novo aponte para uma solução melhor.
Leia outros artigos relacionados ao tema:
Como delegar responsabilidades
Como fazer uma crítica construtiva
Como conseguir bons resultados com a equipe
7 passos para a tomada de decisão
10 características de ótimos chefes
O líder e a relação de poder na equipe
Dicas de como ser um bom líder
Aprimore os seus conhecimentos, acessando os cursos da área Administração Rural, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Por Andréa Oliveira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.