1.Bons chefes ajudam a empresa a alcançar metas estratégicas por meio de decisões efetivas e do bom gerenciamento das equipes;
2.Chefes competentes sabem confiar em seus empregados e investir em suas capacidades com as responsabilidades certas, para que eles possam se desenvolver e avançar, junto à equipe;
3.Independente do comportamento dos subordinados, bons chefes sabem se comportar como adultos maduros, genuínos e simpáticos, não importando as circunstâncias;
4.Bons chefes sabem que seus subordinados precisam se desenvolver para que possam trabalhar melhor. Por isso, chefes competentes investem tempo para fornecer ferramentas, treinamentos e suporte necessários para que eles possam alcançar sues objetivos com mais qualidade e eficiência;
5.Bons chefes sabem conduzir as negociações, de forma clara e objetiva, com ética e regularidade;
6.Bons chefes sabem quando seus empregados devem ser comemorados e quando devem ser repreendidos, conforme os resultados apresentados. Não apenas isso, ótimos chefes sabem fazer isso publicamente;
7.Bons chefes dão feedback honesto não apenas para seus empregados, mas também para colegas, parceiros e gerentes, pois sabem que, para que a empresa dê certo, é necessário que todos estejam em constante melhora;
8.Chefes competentes sabem cobrar seus empregados, mas fazem isso porque cumprem não só sua parte no trabalho, mas vão além. Os bons chefes colocam a mão na massa e, quando necessário, trabalham além do que é pedido para que tudo dê certo;
9.Bons chefes sabem que não precisam comprometer seus princípios éticos, pois trabalham de maneira transparente, o suficiente para que nenhuma cobrança ultrapasse a honestidade;
10.Ótimos chefes sabem balancear situações caóticas de forma que seus subordinados estejam equilibrados e protegidos. Ao mesmo tempo têm comunicação aberta para que os empregados saibam se posicionar em situações que possam afetá-los.
Portanto:
.Seja justo na apreciação de esforços e resultados obtidos;
.Dê orientações gerais e deixe os subordinados à vontade para executarem o trabalho;
.Esteja com a porta sempre aberta para ouvir opiniões e problemas de seus subordinados;
.Expresse confiança no trabalho dos outros e reconheça aquele que é bem realizado;
.Respeite os seus subordinados como pessoas;
.Encoraje a crítica de seus subordinados a respeito de sua situação como chefe;
.Tente reduzir as diferenças de status entre sua pessoa e seus subordinados;
.Tenha o hábito de elogiar trabalhos bem executados;
.Proporcione oportunidades de aperfeiçoamento e desenvolvimento para seus subordinados;
.Dê-se o direito de brincar, oportunamente, é claro, para amenizar um ambiente tenso;
.Comunique as razões de todas as decisões importantes a seus subordinados, pois eles também merecem explicações.
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Por Andréa Oliveira.
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