WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Marketing e educação: uma dupla de sucesso na gestão escolar

A aplicação dos conceitos de marketing na rotina da gestão de uma escola é de grande importância já que pode garantir a permanência dos estudantes e promover um aumento de novas vagas

Marketing educacional


 A aplicação dos conceitos de marketing na rotina da gestão de uma escola é de grande importância. Seus dois objetivos básicos são: garantir a permanência, por satisfação, dos estudantes que já fazem parte da instituição e promover um aumento da demanda por novas vagas na escola. A partir desses dois objetivos, um grande número de estratégias poderá ser aplicado.

De acordo com Evandro Aparecido Mateus, professor do Curso CPT Marketing para Instituições de Ensino, “Trabalhar o marketing em uma escola é necessário por dois motivos: primeiro, devido à concorrência, pois é um mercado muito competitivo; segundo, porque você precisa fortalecer a sua marca, para que as pessoas interessadas em uma formação profissional, ou na educação dos filhos, ou querendo fazer uma graduação para uma carreira mais ampla, conheçam as qualidades, as competências que a sua escola oferece”.

A definição dessas estratégias será feita por meio de avaliações do posicionamento do negócio no mercado, ou seja, a posição comparativa ocupada pela instituição no mercado, em relação a outras instituições, e pela análise das variáveis do chamado composto de marketing da empresa, também conhecido como mix de marketing.

Mix de marketing


O mix de marketing é composto pelos seguintes elementos:

- O produto ou serviço comercializado;
- O preço estabelecido para esse produto ou serviço;
- Os canais de venda utilizados;
- As estratégias de divulgação.

Sobre cada um desses elementos, é possível interferir, de forma que sejam otimizados. Podem ser tomadas decisões sobre as características dos produtos e serviços colocados à disposição do público; sobre a estratégia de preço praticado ou sobre o canal de venda utilizado, sobre a forma que a empresa mantém o cliente informado e sobre seus produtos.

Podemos afirmar, desse modo, que cada um desses elementos, na verdade, podem ser abordados como ferramentas de atuação do marketing e constituem formas básicas de ter sucesso no mercado:

- Adequação do produto e do preço ao público;
- Melhoria dos canais de venda e de distribuição;
- Promoção do produto, utilizando recursos adequados.

As decisões sobre as características do produto ou serviço se relacionam com a identificação de oportunidades de lançamento, fornecimento e comercialização do produto ou serviço. Eles também devem ser formatados de maneira a serem adequados às necessidades e aos desejos dos clientes visados pela empresa. Para isso, será necessário formular estratégias que determinem o adequado grau de diferenciação e de posicionamento do serviço ou produto no mercado e, até mesmo, a administração de seu ciclo de vida.

Conheça os Cursos CPT da área Administração Escolar.
Por Silvana Teixeira.

 

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

francisco barroso de sousa

17 de out. de 2016

Excelente material

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de out. de 2016

Olá Francisco,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos super felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?