Já sabemos que nem tudo na vida são flores e essa regra também diz respeito ao setor de panificação. Podemos afirmar, inclusive, que até mesmo um ramo de atividades de lucro certo e garantido, em plena expansão, em processo de grandes transformações e que nunca deixará de existir no mercado, passa por problemas administrativos.
Quando analisamos as padarias em funcionamento, os principais pontos responsáveis pela dificuldade do setor são os seguintes:
- Faturamento em queda devido a dificuldades econômicas conjunturais, principalmente pelo declínio na renda familiar do consumidor e pela concentração do varejo;
- Fechamento de padarias em função de concorrência predatória e clandestina;
- Falta de capital de giro e para investimento;
- Consumo de pão estável;
- Pequeno tamanho das padarias com pequeno mix de produtos e serviços;
- Baixa produtividade (54% de ociosidade);
- Vendas praticadas pelos clandestinos ambulantes;
- Baixa utilização do pão nos programas institucionais de alimentação;
- Concorrência predatória (o maior engole o menor) e desigual.
Porém, quando analisamos o setor, de modo geral, observamos indicadores muito favoráveis às padarias. Apesar de existirem muitas padarias em funcionamento (praticamente toda cidade brasileira possui, pelo menos uma) e da concorrência forte, esta pode ser uma boa opção de negócio, e a sua capacidade de renda poderá ser relativamente alta se comparada com alguns outros investimentos.
Para se ter ideia, as padarias brasileiras contam com cerca de 40 milhões de visitas diárias, ou 1,2 bilhões de visitas mensais; A significativa parcela de 27% dos consumidores frequenta as padarias mais de uma vez por dia. Esses dados apurados em pesquisas apontou que a padaria é o setor mais visitado pelo consumidor com uma média de 16 visitas mensais.
E, se a grande maioria dos clientes gostam e, ou, preferem fazer compras nas padarias, o que precisa ser feito é o seguinte: baixar o preço para se tornar mais competitivo e aumentar a gama de produtos oferecidos na padaria. É por isso que esse procedimento vem aumentando, consideravelmente, nos últimos anos, e já pode ser considerado uma tendência das boas padarias.
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Por Silvana Teixeira.
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