Há diversos tipos de estratégias que um professor pode usar em sala de aula para levar adiante seu trabalho. Ao ministrar as aulas, o professor torna-se o principal protagonista, ou seja, torna-se o principal elemento de apoio ao aprendizado. Entretanto, cada aula se diferencia na forma como é preparada e, posteriormente, conduzida. Entre os tipos de aula, temos o colóquio, o seminário, a aula expositiva, a aula dialógica, a aula magistral, a aula demonstrativa e a aula prática.
Aulas mais interessantes, que prendem a atenção e estimulam a participação dos alunos podem acontencer com mais frequência do que se imagina. Ao se deparar com dificuldades de gerenciar a sala de aula, muitos professores são acometidos pelo desanimo, mas é preciso que ele esteja comprometido com o aprimoramento das aulas.
De fato, 2019 foi um ano difícil, com altos e baixos no mercado, mas também, de muitas oportunidades e conquistas. Todos esperam um novo ano mais promissor, que lhes traga resultados mais frutíferos na esfera profissional e pessoal. Para integrar as equipes e valorizar o árduo trabalho de todos ao longo do ano, as empresas oferecem aos colaboradores eventos de confraternização.
Produzir mudas para a produção orgânica de café é bem diferente do sistema de formação para o cultivo convencional. Algumas modificações são necessárias para atender as normas intrínsecas à agricultura orgânica. A formação de mudas sadias e bem desenvolvidas é uma etapa fundamental para que o cafeicultor tenha sucesso.
O trabalho com Artes Plásticas na Educação Infantil amplia o repertório de imagens das crianças, estimulando a capacidade destas de realizar a apreciação artística e de leitura dos diversos tipos de artes plásticas, como escultura, pintura, e outros. Para tal, o professor pode pesquisar e trazer, para a sala de aula, diversas técnicas e materiais, a fim de que as crianças possam experimentá-los, interagindo com eles, a seu modo, e produzindo as suas próprias obras, expressando-se por meio das artes. Assim, as crianças aumentarão suas possibilidades de comunicação e compreensão acerca das artes plásticas.
A ideia fundamental na teoria construtivista é de que o processo de construção do conhecimento é feito pelo aprendiz e não causado por outro agente. Ou seja, a construção de conhecimento é um processo individual, assim como seu resultado. A importante consequência disso é que o professor não causa aprendizagem nos estudantes embora tenha um papel extremamente importante.
A Teoria Construtivista de autoria do francês Jean Piaget é a base da maioria das metodologias educacionais do nosso país, principalmente quando falamos em aulas práticas e demonstrativas. Para o Construtivismo nada, a rigor, está pronto, acabado, e o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. O professor Per Christian do Curso CPT de Estratégias de Ensino — Estilos de Aprendizagem, diz que ''ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais, com a realidade dos alunos e com o seu lado prático, palpável''.
Nas aulas práticas de laboratório, os alunos têm acesso não apenas ao conceito literal de um determinado conteúdo, mas à sua substância, ou seja, o conhecimento se torna mais significativo. Além do mais, ao participar diretamente das experiências, o aluno adiciona elementos particulares de seu conhecimento e visão de mundo ao processo de aprendizagem. Com isso, evita-se que o professor tente fazer com que o aluno aprenda mecanicamente um novo conhecimento, de forma literal e arbitrária, condição proposta por David Ausubel para a aprendizagem significativa.
A movimentação alegre e saltitante das crianças em uma escola, geralmente, impede-nos de imaginar o quanto é complexo criar, manter e dar continuidade a um empreendimento com credibilidade e bom funcionamento na área de educação. O que é certo afirmar, no entanto, é que uma escola, certamente, terá mais chances de sucesso se utilizar as ferramentas de planejamento estratégico, por meio de um plano de negócios. O plano de marketing, por sua vez, busca estabelecer as estratégias de venda para os produtos e serviços que serão oferecidos pela escola.
O Plano de Marketing deve ser elaborado para que auxilie a instituição de ensino a vender seus produtos e se destacar no mercado. Deve ser muito bem elaborado, envolvendo a divulgação dos cursos, o momento de efetuar a matrícula, incluindo-se nele desde o primeiro dia de aula até o último dia, e também a continuidade no ano seguinte. Deve ser bem estruturado e por escrito para, se necessário, ser modificado no decorrer de sua ação. Depois de finalizado, o Plano de Marketing deverá ser seguido por todos da equipe de trabalho escolar.