WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Tomates em estufa: adubação orgânica

A adubação orgânica deve ser feita antes do transplante e recomenda-se aplicar 20 a 40 toneladas de composto orgânico por hectare

Tomates em estufa: adubação orgânica

A adubação orgânica deve ser feita antes do transplante. Recomenda-se aplicar 20 a 40 toneladas de composto orgânico por hectare.

A compostagem é uma técnica muito antiga, que se utiliza dos restos animais e/ou vegetais (resíduos orgânicos), que isoladamente não têm valor nenhum, mas que passando pelo processo de decomposição dessa matéria orgânica, que os converte para a forma de HÚMUS, tornam-se, dessa forma, um material altamente rico e, portanto, muito útil, enriquecendo o solo, ou seja, aumentando os micro-organismos benéficos ao solo.

Os materiais compostáveis podem ser de diversas origens: agrícola, domiciliar ou industrial. A escolha correta da mistura é de fundamental importância para o sucesso do processo de compostagem. Para isso, é preciso conhecer o teor de carbono (C) e de nitrogênio (N) de cada um dos resíduos vegetais e do esterco, para se atingir a proporção ideal para o trabalho dos micro-organismos.

Experimentalmente, sabe-se que os micro-organismos assimilam 30 partes em peso de carbono para 1 parte em peso de nitrogênio. Daí a relação 30/1 ser a mais indicada para a mistura em compostagem. Mas nem todo o material orgânico é aproveitado pelos micro-organismos.

Em geral, eles aproveitam apenas 10 partes (ou 35%) do carbono para formar sua biomassa (peso vivo). As outras 20 partes (65%) são perdidas na forma de gás carbônico, na respiração. Assim, a relação inicial 30/1 da matéria orgânica acaba sendo reduzida a 10/1, que é o valor encontrado no húmus.

Uma maneira prática de se conseguir isso é combinando-se materiais com relação C/N alta com materiais com relação C/N baixa. Por isso, é muito comum os técnicos recomendarem a mistura na proporção 3:1 de material de relação C/N alta com material de relação C/N baixa, respectivamente.

A fórmula abaixo pode ser aplicada com a finalidade de se obter quantas partes do material rico em carbono devem ser colocadas para cada parte do material rico em nitrogênio.

Vejamos:


(30 x Nn) – Cn / Cc - (30 x Nc)

Onde: Nn = % de nitrogênio do material rico em N;
           Cn = % de carbono do material rico em N;
           Nc = % de nitrogênio do material rico em C;
           Cc = % de carbono do material rico em C.

Exemplo: Suponha que se queira fazer um composto com palha de arroz e esterco de aves. Quanto de palha de arroz (peso) deve ser adicionado ao esterco (peso)?

Esterco: 29,01% C, 2,76% N, C/N = 11/1;
Arroz: 30,42% C, 0,78% N, C/N = 39/1.

Aplicando-se a fórmula tem-se:

(30 x 2,76) – 29,01 / 30,42 – (30 x 0,78) = 53,79 / 7,02 = 7,66

Portanto, para cada parte (kg) de esterco de aves, deve-se colocar 7,66 partes (kg) de palha de arroz.


Quando se tem mais de dois materiais que se quer misturar os cálculos são feitos dois a dois, sempre combinando-se materiais que apresentam relação C/N acima de 30/1 com aqueles que apresentam relação inferior.

Assim, tendo-se esterco de aves, bagaço de cana e palha de café, os cálculos são feitos para a mistura esterco + bagaço e depois esterco + palha de café. A proporção será então de duas partes de esterco para “X” partes de bagaço e “Y” partes de palha de café.


Escolha do local


A escolha do local é extremamente importante. Deve ser uma área, se possível, plana, protegida de ventos e insolação direta, com fácil acesso para a carga e descarga do material, além de ter água disponível.

A pilha de composto deve ter de um a três metros de largura, comprimento variável e altura de até 1,50 metros. Deve ser feita, preferencialmente, em local sombreado, misturando-se alternadamente o material, procedendo-se à rega da pilha, a cada camada, tendo o cuidado para não encharcar.

Depois de pronta, a pilha deve ser revestida com capim ou sapé para proteger da chuva e reduzir a evaporação. Após aproximadamente 20 - 25 dias, a atuação de micro-organismos elevará a temperatura da pilha até cerca de 75ºC (processo fermentativo).

Ao ocorrer a queda da temperatura, faz-se o reviramento ou corte da pilha, que provoca arejamento e mistura do material.  Após o corte, a temperatura se eleva novamente.  Com o seu resfriamento, o material semicurado pode ser transportado aos canteiros e as minhocas podem ser inoculadas.

O manejo adequado, durante a compostagem, constitui fator que não favorece a proliferação das moscas. É importante salientar que fazendo pilhas mais baixas, umedecendo-a de forma correta e procedendo mais vezes o seu reviramento, pode-se diminuir o tempo de processamento do material a ser levado aos canteiros.


Conheça os Cursos CPT da área Horticultura.
Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Ruciwalter Oliveira de Sena

22 de mai. de 2023

Eu acho muito bom essa troca de experiências eu quero saber se vcs tem alguma cartilha que ensine só sobre compostagem para todos os tipos de plantas.se tiver me respondam pelo email ok.

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de mai. de 2023

Olá, Ruciwalter Oliveira de Sena! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

GETULIO EDVAN DOS SANTOS SOARES

17 de ago. de 2013

Trabalho com agricultura orgânica e procuro pesquisar tudo sobre estes assuntos para absorver mais conhecimentos e ser multiplicador dessas ideias agroecologicas parabéns pelo trabalho precisamos de apoio

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de ago. de 2013

Olá, Getúlio!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?