Ser um operador de telemarketing envolve talento e técnica. Portanto, a combinação de determinados fatores culminam no sucesso do trabalho desse profissional. Algumas das qualidades requesitadas para o exercício dessa atividade são inerentes à personalidade, mas também podem ser desenvolvidas por meio de capacitação adequada. O que fazer então para alcançar excelência na atividade de televendedor? Em quais aspectos focar?
Certas pessoas possuem talento nato para as vendas. Elas apresentam facilidade no campo da comunicação interpessoal. Demonstram características como simpatia, carisma, paciência, perspicácia, determinação e persistência. Entretanto, mesmo quem não possui um perfil em que sejam fortes tais elementos pode desenvolvê-los por meio de treinamento e avaliar se quer ou não atuar como televendedor.
Simpatia, paciência, perspicácia e persistência são algumas das características de um operador de telemarketing
“É necessário, ainda, que o televendedor seja íntegro; característica óbvia em qualquer profissão e que tenha facilidade para aprender técnicas e habilidades”, afirma Ana Paula Rodrigues Andrade, especialista em telemarketing e professora do curso Capacitação de Operadores de Telemarketing, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Outros atributos necessários são:
– boa dicção e boa tonalidade de voz;
– comunicação fluente e bom nível cultural;
– conhecimentos básicos de informática;
– espírito de cooperação;
– sinceridade e honestidade;
– carisma e simpatia;
– linguagem fluente, sem gírias e regionalismos;
– disciplina e paciência;
– outra grande virtude é saber cultivar o bom humor, ele não vem de graça e o teleoperador bem humorado encanta o cliente.
O curso também aborda outros tópicos importantes detalhadamente. Veja algumas dicas que selecionamos para você.
Velocidade da conversação
É preciso muita atenção para acompanhar o cliente em seu raciocínio, sem atropelá-lo, interrompê-lo e falando no mesmo ritmo e velocidade que ele. Se notar que ele é apressado e objetivo, seja também rápido e objetivo; se ele é detalhista ou lento, procure acompanhar o seu ritmo.
Variação de voz
O televendedor deve ter a habilidade para dar ênfase em algumas palavras que expressam pontos positivos e que podem despertar o interesse do cliente, porém, de modo natural. Toda a impressão sobre a empresa e sobre o produto será passada pelo modo como o cliente é atendido, pelas argumentações, pelas palavras e pelo tom e sonoridade da voz.
Concentração
O teleoperador deve procurar se concentrar em seu trabalho. É muito comum a produtividade cair quando a pessoa está com problemas pessoais, o atendente fica tenso, não consegue relaxar, perde a concentração e o entusiasmo prejudicando muito o trabalho. Contudo, alguns são mais disciplinados e conseguem administrar bem os problemas.
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Por Luci Silva
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