WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Suinocultura: a mortalidade dos leitões

Acompanhamento a filhotes de baixo peso e fornecimento adequado de colostro são os cuidados mais indicados

Suinocultura - a mortalidade dos leitões

 

Um dos fatores mais preocupantes na suinocultura é a natimortalidade e mortalidade de leitões. A primeira se refere ao período pré e durante o parto e a segunda, são os primeiros dias de vida dos leitões.


A mortalidade apresenta os índices mais preocupantes da produção e cerca de 60% das mortes ocorrem entre os cinco primeiros dias após o nascimento. Por isso, o produtor deve adotar medidas de manejo adequadas desde a gestação da porca matriz até os primeiros dias de vida dos filhotes.


As principais causas que levam a morte dos leitões são:


1) Físicas

→Mortalidade perinatal: é a ocorrência de um ou mais natimortos em partos. Os leitões podem nascer mumificados ou mortos durante o trabalho de parto por asfixia, por falha inicial do mecanismo cardiorrespiratório, por falta de atendimento durante o parto, por distocia ou por carência nutricional da matriz.


→Esmagados pela porca matriz: é um tipo de acidente frequente nos primeiros dias pós-parto. Leitões menores, mais fracos e leves, com pouca vitalidade deslocam-se com menos rapidez, sendo portanto mais propensos a serem esmagados pela matriz.


→Canibalismo: é um vício de etiologia não totalmente esclarecida, e pode ser influenciado por deficiências nutricionais, alta temperatura na maternidade, manejo inadequado, e a síndrome MMA – Mastite, Metrite e Agalaxia.

Caracteriza-se por um comportamento anormal da matriz em relação aos seus leitões recém-nascidos, atacando, mordendo e em alguns casos os devorando.

Normalmente a aplicação de tranquilizantes dá bons resultados se o vício persistir a matriz deve ser substituída.


→Inanição: deve-se a ausência na absorção do colostro/leite. Ocorre pelos seguintes fatores: a matriz ser má produtora de leite, a anomalia nas tetas e mamas não funcionais, a síndrome MMA, ao excesso de leitões e a vitalidade diminuída de alguns leitões.


→Temperaturas baixas: os leitões recém-nascidos são extremamentes sensíveis ao frio. Seu sistema termorregulador é precário.

Não tem gordura de cobertura, e, se a temperatura externa é baixa, sua temperatura corpórea cai, fazendo com que se esgote as poucas reservas de glicose que possui, levando-o a um estado de hipoglicemia. Ocorre principalmente quando a alimentação é insuficiente.


2) Genéticas

→Palato fendido: 0,2% dos leitões têm apresentando este defeito congênito, com ausência total ou parcial do palato, o que dificulta, e, em alguns casos impede totalmente o leitão de mamar, sobrevindo a morte em dois ou três dias após o nascimento.


→Ausência de olhos: pode ser unilateral ou bilateral. Alguns leitões podem sobreviver dependendo da atenção que lhe dispensa o tratador, mas a maioria morre de fome.


→Perna aberta: observa-se já nas primeiras horas após o nascimento animais com predisposição para membros abertos, podendo ser somente os traseiros, ou os dianteiros e as vezes os dois. Estes animais tem muita dificuldade para se locomoverem na baia e normalmente morrem por inanição, pois não conseguem mamar o suficiente para garantir a sua sobrevivência.


3) Deficiências nutricionais

→Anemia ferropriva: é uma ocorrência bastante comum e muitas vezes passa despercebida na maioria das granjas, devido a erros de aplicação de ferro, erros de dosagem, e até por falta de aplicação de ferro.


→Paraqueratose: é uma erupção cutânea de caráter agudo ou crônico que em alguns casos pode levar os leitões à morte.

Podendo curar-se espontaneamente ou após alteração da dieta e medicação dos animais doentes. Normalmente ocorre na última semana antes da desmama e/ou logo após a desmama, entre 4 e 8 semanas de idade.


→Patológicas: aqui, se enquadram todas as enfermidades infectocontagiosas que levam a uma alta mortalidade de todos os animais de diferentes idade, sendo os leitões lactantes os mais afetados, devido a baixa resistência, pouca idade e constituição anatômica.

Devido à mortalidade e ao alto índice de animais refugados (baixo peso ao desmame), causados por problemas patológicos deve-se manter uma perfeita higiene e desinfecção das instalações de maternidade. Os principais problemas são: Diarreia CoccidioseArtrite.


Quer saber mais sobre cuidados com leitões recém-nascidos? Conheça o Curso CPT Manejo de Leitões - Do Nascimento ao Abate.
Fontes: SOS Suínos, Dia de Campo.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

marcia alves

22 de mai. de 2023

biglatas

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de mai. de 2023

Olá, Márcia Alves! Como vai?

Verifiquei  meu sistema que um consultor da empresa já fez em contato com você, passando informações sobre a área desejada.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estamos à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Camille Cristine Soares Pereira

18 de jul. de 2022

Boa noite , minha porca pariu 5 filhotes ontem e hoje os leitões amanheceram todos mortos , estou sem entender o porquê

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de set. de 2022

Olá, Camille.

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Recomendamos que procure um profissional especializado na sua região.

Atenciosamente,

Equipe CPT

Maria Abigail

7 de out. de 2021

Ola. Meu porco sangra quando faz xixi, Gostaria de saber qual é o tratamento . Abraços

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de out. de 2021

Olá, Maria! Como vai?

Pode ser cálculos no tracto urinário e a inflamação da pélvis renal (pielonefrite), ureteres ou uretra.

O ideal é que você procure por um Médico Veterinário, para que ele possa examinar o animal e realizar o diagnóstico exato do problema.

Forte abraço!

Marcela Teixeira.

 

Simone da silva targino

18 de ago. de 2021

Meu esposo e criador de suinos e uma matriz da segunda cria faltando poucos dias para parir perdeu a cria com 9 bacurins mortos. O que pode ter acontecido ?

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de ago. de 2021

Olá, Simone! Como vai?

O ideal é que vocês procurem por um Médico Veterinário, para que ele possa examinar o animal e realizar o diagnóstico exato do problema.

Forte abraço!

Marcela Teixeira.

Adriane Gonçalves correa

6 de jul. de 2021

Só quero saber?Tenho uma porca q já teve 3 crias todas de 11 leitoes nunca tinha perdido nenhum. Só q ontem pra surpresa de nós ela trouxe 10 leutoes foram nascendo vivos e morreram todos agora estamos preocupados com ela pois tá somente deitada e com muito leite o q fazer tem alguns medicamentos q podemos fazer .

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de jul. de 2021

Olá, Adriane 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Nessas circunstâncias, a melhor orientação que podemos dar a você é que procure em sua cidade um especialista. Devido ao fato de não estarmos presentes para fazer uma correta avaliação, qualquer diagnóstico passa a ser um risco desnecessário seu animal.

Atenciosamente,

Erika

Wesley Baumgratz

26 de jun. de 2021

olá, eu gostaria de saber qual a data de publicação deste artigo, precisaria da data e edição pois preciso citalas nas referencias de meu TCC

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de jun. de 2021

Olá, Wesley 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

O artigo em questão foi publicado em 07/04/2015.

Atenciosamente

Erika

MARIA DANUBIA FARIAS MAGNO

28 de ago. de 2019

Meus porquinhos estão com 5 dias de nascidos e estão quase mortos com tremedeira. Não levantam, não mamam, ficam só no chão tremendo. Alguém tem alguma dica do que pode ser feito? Será que é alguma doença ? Como tratar?

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de ago. de 2019

Olá Maria Danúbia Farias Magno,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O ideal é que procure por um Médico Veterinário, para que ele possa examinar os animais e realizar o diagnóstico exato do problema. Após o diagnóstico, ele irá indicar o melhor tratamento para o problema.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

fausto oliveira

12 de set. de 2016

pretendendo adquirir alguns exemplares e dado ter familiares residentes no Brasil agradecia que me informassem como poderão ser adquiridos!!? endereço ..livrarias em S.Paulo. Cordialmente Fausto Oliveira

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de set. de 2016

Ola Fausto,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Aderito Alberto Chapala

4 de jul. de 2015

como poço me escrever?

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de jul. de 2015

Olá, Aderito!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?