Os fatores mais importantes que orientam o planejamento do hotel são o cliente (público-alvo) e o macroambiente onde o hotel está inserido. Este refere-se às condições físicas, econômicas e culturais do local e os atrativos turísticos. O objetivo final de qualquer empreendimento é atrair o cliente e conquistá-lo. O lucro será consequência da satisfação das necessidades dos clientes. Por isso, o planejamento deve começar com o estudo sobre o meio, suas influências no negócio e a demanda.
O planejamento pode ser dividido em duas fases:
Fase de estudo
Esta fase envolve o diagnóstico, com todos os levantamentos, pesquisas e análises sobre a situação atual da empresa, o estabelecimento de objetivos, a seleção de estratégias e definição de meios para alcançá-los.
As etapas da fase de estudo são: diagnóstico, estabelecimento de objetivos, seleção de estratégias e meios, planos de ação ou trabalho e controle.
Fase de ações ou de gestão
Esta fase consiste nos planos táticos e operacionais, que tornam concretos os planos, com a finalidade de alcançar a mudança desejada.
Há vários tipos de planejamento que podem ser desenvolvidos no setor hoteleiro, com finalidades diferentes. São eles: planejamento mercadológico, planejamento financeiro, planejamento de recursos humanos e planejamento organizacional.
O planejamento mercadológico orienta a atuação da empresa no mercado, definindo a política de preços e serviços, a segmentação do mercado, a diferenciação, a política de preços, o plano de promoção e vendas, a fidelização dos clientes, a pesquisa de mercado e outros.
O planejamento financeiro refere-se ao controle de custos e despesas de comercialização, plano de investimentos, fluxo de caixa, orçamento e traça indicadores econômico-financeiros.
O planejamento de recursos humanos trata as pessoas como capital humano e traça o plano de recrutamento e seleção, o plano de capacitação e treinamento, o plano de cargos e salários e de promoções.
O planejamento organizacional elabora o plano diretor de sistemas, o plano de estrutura geral, o plano de rotinas, o plano de informações gerenciais e o plano de comunicações.
Em suma, o planejamento é a tarefa mais importante do administrador do hotel. Tem a finalidade de estabelecer metas, objetivos, estratégias funcionais, projetos e planos de ação, visando sempre ao sucesso do empreendimento.
Por Andréa Oliveira.
Confira o Curso CPT Como Administrar Hotéis.
Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários
ana eli castro de souza
8 de jun. de 2015A importância do planejamento em hotelaria é ótimo, perfeito.
Resposta do Portal Cursos CPT
8 de jun. de 2015Olá, Ana Eli!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos