Vibrantes em energia e ideias, talentosos e frequentemente correndo contra o tempo. Essas são algumas das características de um líder de sucesso
Vibrantes em energia e ideias, cheios de pessoas talentosas ao seu redor e frequentemente correndo contra o tempo. Essas são algumas das características de um líder de sucesso.
Liderar significa descobrir o poder que existe na pessoa, incentivar a criatividade, autorrealização e visualização de um futuro melhor para si e para a organização em que trabalha. A gerência é, portanto, a arte de pensar, de decidir e de agir. É a arte de fazer acontecer, de obter resultados.
Quando falamos de gerenciar pessoas, queremos nos referir à maneira pela qual pessoas são consideradas e lideradas dentro das empresas. Gerenciar é obter resultados com as pessoas. E o seu pré-requisito é saber fazê-lo. É estar totalmente comprometido no emocionante processo da descoberta.
Uma liderança bem exercida é aquela que consegue, com grande sucesso, conduzir os membros das equipes na obtenção de resultados positivos para a organização e, ao mesmo tempo, promover a plena satisfação dos liderados.
Ser um líder eficaz é, portanto, diferente de ser o chefe. É líder aquele que orienta os seus funcionários, que indica caminhos. O líder de sucesso, nesses tempos de mudanças aceleradas, concentra energia nos pontos fortes e irradia esperança e otimismo a todos.
“Devemos estar sempre cientes de que é na capacidade de lidar com nossos semelhantes que reside o segredo do sucesso ou o fracasso de qualquer empreendimento.”, afirma o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, do curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte I, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
O sucesso de uma empresa está diretamente ligado ao seu capital humano. Funcionários satisfeitos vestem a camisa da empresa, dão seu sangue por ela, desempenham suas atividades com prazer, satisfação e esmero.
Uma liderança bem exercida é aquela que consegue, com grande sucesso, conduzir os membros das equipes na obtenção de resultados positivos
De modo geral, as pessoas estão ligadas à empresa quando se sentem importantes, motivadas, reconhecidas, bem remuneradas, em constante desenvolvimento e, principalmente, quando percebem que são participantes de algo maior do que uma relação de troca de conhecimento ou habilidade por um salário.
Os colaboradores de um empreendimento almejam sempre um bom ambiente de trabalho, que os dê segurança e fortaleça as relações sociais. Desejam, enfim, um trabalho dignificante que valorize o que se tem de melhor, que é o conhecimento, as habilidades, aptidões e responsabilidades.
A principal função de um gerente é a busca da eficácia. Sem ela, qualidades como inteligência e criatividade dificilmente serão convertidas em resultados positivos para a empresa.
Um bom profissional sabe que mudar é preciso. Sabe que conforme os tempos mudam, suas habilidades também devem ser reformuladas e suas atitudes repensadas. Dessa forma, para o autodesenvolvimento de um gerente, há muito mais que treinamento. Ele terá de conseguir novos conhecimentos e habilidades, terá de aprender novos e bons hábitos de trabalho ao longo de sua carreira, assim como, ocasionalmente, terá de desaprender velhos hábitos de trabalho.
O gerenciamento de pessoas requer o conhecimento dos seguintes aspectos:
- Escolha da equipe de trabalho; verificar o perfil adequado ao cargo; admitir bem, com critérios claros, e para a função certa.
- Estruturação das tarefas e atribuições de cada membro da equipe, através do desenho dos cargos.
- Treinamento contínuo e desenvolvimento dos profissionais.
- Comunicação efetiva, ou seja: transparência e conhecimento das informações necessárias à melhoria do desempenho de cada colaborador e suas respectivas equipes.
- Liderança bem exercida, isto é, boa condução dos membros das equipes na obtenção de resultados positivos para a organização e satisfação dos liderados.
- Delegação adequada das tarefas, visando descentralizar decisões e coibir morosidade na resolução de problemas, no resultado das tarefas, na entrega dos produtos e serviços, além de obter maior participação de todos nas atividades específicas de cada setor.
- Visão sistêmica: conhecimento que toda a equipe deve ter, do processo, e não só da tarefa específica.
- Estímulo à melhoria contínua e administração de conflitos, desenvolvendo e incentivando os talentos individuais.
- Aferir o desempenho individual e da equipe.
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Por Silvana Teixeira
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