As padarias no Brasil destacam-se como excelente negócio quando comparadas ao resto do mundo. Quando administradas com criatividade, as panificadoras conseguem diversificar e agregar valor aos produtos. Atualmente, a maioria das padarias brasileiras possuem extensa variedade de produtos panificados, confeitaria, conveniência, adega, restaurante, pizzaria, entre outras opções apresentadas aos consumidores que as frequentam. Tamanha variedade a serviço do público garante não só o aumento das vendas, como também geram lucro às panificadoras e, ainda, garante o emprego de muitas pessoas. Com algumas medidas simples, saiba como é possível aumentar o volume de vendas da sua empresa:
1- Adapte o cardápio de acordo com as épocas festivas
Se o mês é especial, no qual comemoram-se datas festivas, incremente seu estabelecimento oferecendo produtos temáticos aos clientes. Por exemplo: incremente doces e salgados com as bandeirinhas do Brasil, assim como toda a padaria, se a data for de jogos da copa; coloque balões em formato de coração e faça promoções na compra de chocolates se no mês for comemorado o dia dos namorados; no mês que se comemora o dia das mães, ofereça algum brinde a todas as mamães que comprarem em sua padaria. Lembre-se: com poucos recursos e muito capricho e imaginação é perfeitamente possível incrementar as vendas de sua panificadora.
2- Promova degustação de produtos
Com a degustação dos produtos oferecidos em sua padaria, você consegue direcionar seus clientes diretamente no consumo e, consequentemente, induzi-los à compra. Faça a degustação com coxinhas, brigadeiro, queijos, iogurtes, entre outros.
3- Organize seus funcionários
Defina claramente as tarefas de seus ajudantes, assim como seus devidos postos na padaria. Um bom exemplo disto, é estabelecer que determinado funcionário ficará por conta de apenas atender e servir as mesas, enquanto outro ficará por conta da manipulação dos alimentos.
4- Faça treinamentos e reuniões
Ouça seus clientes e funcionários, afinal, eles estão têm contato direto e é neste momento que opiniões e desejos são repassados. Um bom administrador sabe que as reuniões são primordiais para definição do cardápio, avaliação dos produtos que são vendidos e a forma de atendimento. Definida a metodologia de trabalho, chega a hora de realizar os treinamentos da equipe, nivelando o conhecimento de todos e agregando valores ao consumidor final.
5- Exija atenção especial quanto à higiene e à manutenção da casa e dos produtos
É fundamental para o sucesso da sua padaria estar atento às questões internas. Dentro destas questões, citam-se a higiene pessoal dos seus colaboradores, o cuidado com a matéria-prima adquirida, o cuidado com a forma de armazenamento dos produtos, o cuidado com o pré-preparo, preparo e entrega dos alimentos ao consumidor, limpeza de todos os setores, internos e externos do seu empreendimento, enfim, até os mínimos detalhes devem ser monitorados para que seus clientes sintam haver aí a qualidade total na prestação dos serviços
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Por Silvana Teixeira
Fonte: Padaria 2000
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