Antes de montar um restaurante típico mexicano, devem ser levantados todos os dados necessários para a montagem e implementação de uma cozinha internacional. Não existe uma solução padrão para se elaborar um projeto, ao contrário, é preciso fazer um estudo de cada caso, considerando as particularidades de cada empreendimento, como a localização, o público-alvo, os tipos de serviço, entre outros.
Localização
Existem duas situações, uma em que já existe uma estrutura disponível para a instalação do restaurante e outra em que haverá uma procura do melhor local para o negócio. No primeiro caso, a localização do imóvel irá influenciar todas as decisões posteriores, como as características gerais do empreendimento, em função do público que se pretende atingir. No segundo caso, a localização ideal será definida em função do público que se tem em mente. Nesse caso, clientes amantes da boa comida mexicana.
Tipos de serviço
À LA CARTE
Apresenta um cardápio com várias opções de alimentos e bebidas, onde o cliente escolhe o que irá comer e beber. É necessária a atuação do garçom. Os pratos são preparados na cozinha, de acordo com o pedido do cliente, e as bebidas são preparadas no bar. A cozinha poderá ser pequena se tiver um cardápio reduzido com poucos itens e poucas mesas no salão. Caso contrário, deverá ter relação com o número de pessoas a serem servidas e aumentar a área de estocagem e cocção.
BUFFET
Os pratos e o cardápio são fixos e o cliente pode comer à vontade, a preço único. Os próprios clientes servem seus pratos dirigindo-se à mesa onde estão dispostos os deliciosos pratos. Estes vão sendo constantemente repostos, conforme a saída. A cozinha para buffets deverá ser grande. A área de lavagem de utensílios deve ser compatível, pois os clientes usam até três pratos por refeição.
FAST-FOOD
Nesse sistema, os alimentos estão prontos, o cardápio é fixo e com poucas opções. O cliente faz o pedido no balcão e o balconista monta a bandeja. O pagamento é feito na hora e o cliente segue para a mesa. Na saída, coloca bandejas no apoio próprio e sobras e embalagens na lixeira. O fast-food conta com uma cozinha central, de onde os alimentos vêm semiprontos. Por isso, há necessidade de equipamentos de alta tecnologia, para atender com velocidade e manter a qualidade do produto.
Público-alvo
Para fazer o planejamento de um restaurante típico do México, o empreendedor deve pesquisar o público-alvo, ou seja, o tipo de cliente desejado, levando em conta os hábitos da região, o poder aquisitivo e os hábitos alimentares. Principalmente porque nem todos apreciam comidas picantes e muito condimentadas. Isto irá determinar o investimento e será o início do planejamento. O público-alvo está ligado à escolha do ponto, à arquitetura, à decoração, ao cardápio de alimentos e bebidas, ao tipo de serviço e à determinação do preço de venda.
A definição do público-alvo é um ponto chave no planejamento do restaurante e requer um estudo para averiguar as suas necessidades e exigências. Um restaurante que se propõe a atender um determinado grupo, como os amantes da comida mexicana, deve atender aos anseios deste grupo. É importante identificar quais pontos podem ser administrados pela gerência do restaurante e investir nesses aspectos já no planejamento.
Por Andréa Oliveira.
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