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Recepcionista: dicas para conquistar seu emprego e se destacar como excelente profissional

Possuir informações e estar preparado para encarar os mais diversos tipos de desafios e competições são características fundamentais para conquistar seu emprego de recepcionista e se destacar

 


Nos dias atuais, onde as mudanças ocorrem a todo momento, possuir informações e estar preparado para encarar os mais diversos tipos de desafios e competições são características que influenciam decisivamente na vida das empresas.

Ao contratar seus funcionários, as empresas não agem de forma diferente, ou seja, elas optam por empregar os mais bem preparados, principalmente quando se trata de recepcionistas.

O recepcionista exerce papel estratégico dentro da empresa. É o primeiro profissional com o qual os clientes têm contato e será ele quem irá informar, conduzir, orientar, anotar, encaminhar, servir, organizar, protocolar, arquivar, agendar e filtrar ligações dos mesmos.

Por isso, para conquistar o seu emprego como recepcionista ou, ainda, firmar-se no mercado de trabalho e ser reconhecido como um excelente profissional, o candidato deve ser comunicativo, cortês e ter empatia com os clientes.

Um bom recepcionista, que age com cordialidade e simpatia, tem comprometimento, e mantém a discrição em seu trabalho, é uma peça chave para o sucesso de uma empresa.

Para conquistar uma vaga nesse concorrido processo seletivo, então, o candidato deverá agir com primazia desde o início do processo.


1- Faça um currículo bem feito


O seu currículo tem de se destacar no meio de todos os outros que o empregador for ler. Portanto, seja sucinto e escreva o menos possível.

Duas páginas, no máximo e só mencione os cursos que têm a ver com o cargo que você quer ocupar. Entre as informações necessárias para a composição de um currículo, encontram-se:

- Dados pessoais
Nome completo, endereço e filiação

- Empregos anteriores
Do mais recente para trás (mínimo três), contendo as seguintes informações: função, período trabalhado, resumo das atividades exercidas

- Escolaridade
Último grau estudado. Exemplo: Ensino médio completo (ano de conclusão e nome da instituição) ou Graduação (Curso e nome da instituição) ou Pós graduação (Curso e nome da instituição)

- Cursos de especialização
Tudo que você fez e tenha contribuído para a o seu desenvolvimento profissional, que tenha a ver com o cargo que queira ocupar. Não adianta colocar cursos que não colaboraram para a sua profissão)

- Idiomas
Nunca diga que tem fluência em outra língua se não for realmente verdade


2- Carta de apresentação


Se você está enviando o currículo a partir de um anúncio, faça uma carta de apresentação, de, no máximo, uma página.

Nesta carta, você deve explicar as razões por que se ajusta ao emprego. Mostre que fez uma pesquisa para verificar as necessidades do cargo, explicando tudo.


3- Tenha uma excelente escrita


Procure consultar livros que ensinam redação para que possa escrever de forma persuasiva e mostrar sua capacidade de pensar, com clareza, organização e criatividade. Isso é o que todos os empregadores procuram.


4- Informe-se


Esteja muito bem informado, para usar as informações como trampolim para ideias próprias. Isso é a chave para um mercado competitivo.


5- Cultive boas amizades


Cultive a relação com as pessoas, formando uma rede, de forma que possa recorrer a elas sempre que precisar de uma informação.

Isso é decisivo pois as pessoas fazem negócios com aqueles que conhecem e admiram. Para ampliar sua rede, participe de organizações profissionais, de grupos de trabalho, de clubes voltados para atividades específicas e aproxime-se de seus colegas.


6- Seja persistente


Seja persistente. Se você não mostrar persistência na hora de arranjar um emprego, isso demonstrará que não tem empenho. Dê mais telefonemas, consiga uma entrevista e, assim, quem sabe consegue o emprego.


7- Tenha inteligência emocional


Aprenda a ter inteligência emocional. Há um tempo atrás, o que importava para um trabalho era o QI ou quociente inteligente. Hoje, é mais valorizado quem tem inteligência emocional.

Quem possui essa inteligência é capaz de acalmar-se quando está nervoso, esfriar-se quando está com raiva, tem capacidade de automotivação diante de uma adversidade, tem persistência nos seus objetivos, percebe o que as outras pessoas estão sentindo, percebe seus próprios sentimentos, e usa a percepção dos próprios sentimentos e a dos outros para administrar conflitos, negociar e liderar.


8- Prepare-se para a entrevista


Antes de uma entrevista, informe-se, o máximo possível, sobre a empresa na qual você pretende trabalhar. Chegue cerca de dez minutos antes da hora marcada.

Se o entrevistador demorar mais que meia hora, pergunte delicadamente se houve algum problema. Se depois de uma hora ele não aparecer, peça para marcar outro dia e horário sem demonstrar impaciência.

Você pode estar sendo observado, sem saber.


9- Saiba como proceder antes e durante a entrevista


- Se a secretária conduzir você a uma sala e oferecer café, água ou chá, aceite se quiser. Mas, se ela trouxer duas xícaras, significa que pode ser a xícara do entrevistador. Aceite sem hesitar. Pode ser um teste para ver a sua iniciativa.
- No momento da apresentação, aperte firme a mão de quem vai entrevistá-lo, caso o entrevistador estenda a mão, do contrário, apenas cumprimente.
- Se o entrevistador lhe oferecer cigarro, não aceite. Pode ser um teste. Muitos deles não gostam de contratar fumantes.
- Seja sincero nas respostas e olhe nos olhos do entrevistador.
- Esteja preparado para perguntas em outras línguas, se você colocou no seu currículo que as conhece. Por isso é perigoso mentir.

Procure mostrar como você pode gerar mais recursos do que os gastos com a sua contratação. Caso já esteja trabalhando e queira aperfeiçoar ainda mais os seus conhecimentos sobre a área, tente-se a alguns detalhes e torne-se uma excelente recepcionista.

1- Antecipe-se ao cliente para saber qual o seu problema, no momento em que ele entra em sua recepção. O descaso se revela no momento em que o cliente é o primeiro a iniciar a conversa.
2- Sirva um café ou água para aqueles que você vê que estão cansados ou com calor.
3- Tenha alguns brinquedos guardados para oferecer às crianças que, por ventura, venham com os pais e estejam esperando.
4- Abra a porta quando um cliente entra ou sai da recepção para dentro da empresa.
5- Ajude idosos, com dificuldades de locomoção, a subir ou descer rampas e escadas.
6- Pegue algo que caiu no chão e dê ao cliente que o deixou cair.

Antecipação. Este é o segredo de um recepcionista profissional. É dessa forma que você garante a satisfação durante um atendimento. Surpreendido, o cliente fica feliz e se torna fiel. E você ganha mais pontos diante da direção da empresa.


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Por Silvana Teixeira.

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Comentários

Juliana Silva

29 de jan. de 2021

Excelentes dicas, facilitou bastante em tirar certas dúvidas que tinha, e adquirir maia conhecimento para não errar em uma entrevista. Obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de mar. de 2021

Olá, Juliana Silva

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Paloma Da Luz Ribas

27 de ago. de 2019

Os ensinamentos são maravilhosos! E sei que vou poder dar o meu melhor em uma entrevista com o que li.

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de ago. de 2019

Olá Paloma da Luz Ribas,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Que bom que você gostou do nosso artigo. Desejamos que tenha sucesso em sua entrevista, dará tudo certo.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Dâmaris Reis

17 de dez. de 2017

Não conhecia esse site, é a 2a vez que chego aqui por acaso. Quero registrar minha satisfação com o conteúdo, com as dicas diretas, objetivas, e muito úteis. Obrigada!

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de dez. de 2017

Olá, Dâmaris.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo!

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

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