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Profissão cabeleireira - o treinamento adequado irá destacá-la no mercado

Se a cabeleireira for bem treinada, estará apta para tratar de qualquer problema que aparecer no seu salão e, com isso, terá destaque entre os demais profissionais da área

Se a cabeleireira for bem treinada, estará apta para tratar de qualquer problema que aparecer no seu salão e, com isso, terá destaque entre os demais profissionais da área

Se a cabeleireira for bem treinada, estará apta para tratar de qualquer problema que aparecer no seu salão e, com isso, terá destaque entre os demais profissionais da área 

A profissional cabeleireira contribui muito para a valorização da vida e para melhorar a autoestima de seus clientes. Toda transformação que ela faz em um cliente, como por exemplo, um corte moderno, uma recuperação de cutícula capilar ou um tratamento para controle de queda dos cabelos torna essa profissional alguém capaz de interferir diretamente na vida do cliente com resultados emocionais incríveis. Daí a importância de um treinamento profissional adequado.

Essas transformações são positivas quando a cabeleireira corrige pequenas imperfeições que estão incomodando, como um cabelo ressecado e mal cortado. Por outro lado, uma cabeleireira pode fazer transformações negativas, quando não está preparada tecnicamente, como misturar produtos incompatíveis entre si, danificando os cabelos do seu cliente. Nesse caso, muitas vezes, essa profissional mal treinada pode provocar queda dos cabelos, ou um choque químico nos cabelos de seus clientes.

“Uma cabeleireira bem treinada estará apta para tratar de qualquer problema que aparecer no seu salão e, com isso, terá destaque entre os demais profissionais da área. Por isso, é imprescindível que essa profissional da beleza se atualize nos cursos periódicos, eventos como feiras específicas para cabeleireiros e congressos. Isso facilitará sua evolução profissional e a sua técnica”, afirma a professora Mitsue Mary Ávila Watanabe, do Curso Profissionalizante de Cabeleireira, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Como a cabeleireira é uma profissional liberal, será o seu trabalho executado diariamente que lhe dirá se está no caminho certo. Isso ocorre quando o trabalho é feito com esmero e qualidade, quando o cliente sai satisfeito e retorna trazendo novos clientes. Ou quando o trabalho é feito sem treinamento adequado, quando o cliente sai calado, fazendo propaganda negativa do salão, afastando novos clientes e dificultando o seu trabalho. Por isso, é fundamental estar atenta a estes fatos.

Para a profissional cabeleireira, é primordial que conheça as partes do cabelo e suas funções, como as características e os tipos de cabelos, para que possa utilizar produtos adequados a cada cliente, atendê-los com mais eficácia e mantê-los fiéis. É importantíssimo, também, que essa profissional conheça as anomalias e doenças do couro cabeludo e suas características, para que possa resolver o problema, ou encaminhar o cliente a um médico, se for o caso.

Da mesma forma, deve conhecer a histologia capilar, que é o estudo da estrutura microscópica do cabelo. Ou seja, a cabeleireira deve saber como é o cabelo por dentro e como agem nele os produtos que usa para não cometer erros.

Mercado de trabalho

Esse mercado é muito concorrido. Mas, geralmente, a clientela é fixa e fiel, isto é, quando gosta do serviço, ela irá atrás da profissional cabeleireira onde ela estiver. Só procura a concorrência caso os serviços não sejam satisfatórios ou o atendimento não seja bom. O ideal é que a cabeleireira ofereça no seu salão qualidade e bons preços em todos os serviços que oferece a seus clientes, pois esse é um ramo rentável, sobretudo, quando uma boa profissional se torna conhecida da clientela.

Para se tornar uma profissional de destaque, é preciso conhecer muito bem o funcionamento do mercado de trabalho. Isso é primordial para que a cabeleireira alcance os seus objetivos de prestar um serviço de qualidade. Muitas obtêm sucesso, porque sabem fazer bem feito, e conhecem as técnicas, outras alcançam o fracasso, pois não sabem valorizar o seu trabalho nem atender bem o cliente. Daí a necessidade de conhecer bem o público-alvo, além de saber as técnicas mais atuais.  Isso significa que a cabeleireira deve saber de antemão o que os clientes desejam para estar à frente deles e surpreendê-los.

Quando se diz conhecer bem o mercado, isso significa conhecer muito bem o seu público-alvo, ou seja, os seus futuros clientes; conhecer muito bem a sua concorrência e como ela atua; conhecer muito bem os fornecedores dos produtos de beleza a serem comprados. Além disso, para atrair clientes para o seu salão, será necessário oferecer soluções que correspondam aos desejos e expectativas desses clientes. Para tanto, a cabeleireira deve conhecer, em detalhes, os aspectos que interferem no comportamento de consumo desses potenciais clientes.

É primordial que a cabeleireira conheça as partes do cabelo e suas funções, como as características e os tipos de cabelos, para que possa utilizar produtos adequados a cada cliente

É primordial que a cabeleireira conheça as partes do cabelo e suas funções, como as características e os tipos de cabelos, para que possa utilizar produtos adequados a cada cliente

O que o cliente busca

- Excelência no serviço prestado pela cabeleireira;
- Boa vontade dessa profissional para ouvir seus desejos;
- Receber dicas sobre como cuidar dos cabelos e quais as tendências dos especialistas;
- Receber conselhos para manter os resultados obtidos no salão, até a próxima visita do cliente.

Quanto ao tratamento ao cliente,  a cabeleireira deve:

- Ter muito cuidado com a aparência, que deve ser sempre impecável, com o uniforme limpo e passado, o cabelo arrumado, já que esse é o seu foco de trabalho;
- Tratar o cliente da maneira mais profissional possível sem muita intimidade nem com frieza demais;
- Não falar de problemas pessoais nem dar opinião nos problemas contados pelos clientes;
- Zelar pelos equipamentos e produtos de trabalho, que devem ser de primeira qualidade. Afinal, são os cabelos dos clientes que estão em suas mãos;
- Todos os equipamentos usados, como escovas, pentes, entre outros, devem ser
limpos e desinfetados após cada atendimento;
- Lavar as mãos antes e depois de cada atendimento;
- Ser extremamente organizado com os materiais e equipamentos que usar. Sempre limpar e guardar após o uso, para que não estraguem, pois isso é prejuízo.

Atendimento pós-serviço

- Verifique a satisfação do cliente;
- Informe o valor a ser pago;
- Responda as dúvidas que surgirem;
- Despeça com agradecimento pela preferência;
- Deseje uma boa semana.

Dicas para a cabeleireira escolher melhor os produtos de beleza

- Conhecer e adquirir novidades para o atendimento e satisfação da sua clientela;
- Contar com promotores de vendas, que vão até o seu salão para ofertar os produtos, dando sugestões e informando os benefícios destes (orientação geral sobre o produto);
- Participar de encontros e palestras (fora do local de trabalho), realizadas com o apoio de profissionais de diversas especialidades onde estes poderão tirar dúvidas sobre os produtos, fornecendo informações mais detalhadas sobre eles;
- Ouvir a opinião do cliente sobre os produtos utilizados no salão.

Confira informações sobre outros cursos, acessando os Cursos Profissionalizantes.

Por Andréa Oliveira

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Comentários

Kaliane Nunes Reis

19 de mai. de 2018

Vou começar fazer um curso de cabeleireira, mais eu não sei de nada de cabelos, como a concorrência está bastante alta, tem alguma possibilidade de eu ser uma empreendedora futuramente. Questão de 3 ou 4 anos, ou tem que estudar muito para trabalhar nesse mercado?

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de mai. de 2018

Olá Kaliane,

Você sempre deve estar estudando, aumentando seus conhecimentos para se tornar destaque nesta área. Nós, do CPT possuímos uma área de Cursos a Distância de Salão de Beleza que podem ser de grande ajuda.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

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