WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Por que os cães latem? Como corrigir os excessos?

Latir é uma das formas de comunicação dos cães e varia conforme o momento. De forma geral, eles são muito desagradáveis, mas conhecendo a causa é possível corrigir os excessos

Por que os cães latem? Como corrigir os excessos? - Artigos CPT

 

Latir é uma das formas de comunicação dos cães e dependendo do cachorro, eles latem para tudo e para todos. Querer que o cão nunca se manifeste é impossível. Como é uma forma de comunicação, existem diversos latidos diferentes para as situações que o cão está vivenciando. Como os latidos de cães, de forma geral, são muito desagradáveis, é necessário conhecer a causa desse latido para poder interferir, corrigindo os excessos de forma correta.

Os principais motivos para o seu cão latir são:

Meu cão late muito. Como corrigir o excesso? - Artigos CPT

Antes de qualquer ação com o cão, é importante identificar o motivo do latido.

Alguém está entrando em seu território

O cachorro costuma latir para avisar sobre intrusos (pessoas ou cães). Nesse caso, ele também está querendo dar um recado para o intruso, de que aquele local é dele.

Ele sente sua falta

O cachorro que fica latindo quando o dono sai de casa costuma ter a ansiedade da separação. Esta é uma das principais causas dos cães que ficam sozinhos o dia todo em casa.

Ele está com medo

Quando um cão não está confortável em uma determinada situação, o latido pode indicar medo.

Ele está se sentindo abandonado

Quando o cachorro é confinado em um quarto ou atrás de um portão, ele costuma latir de frustração, porque não quer ficar sozinho.

Ele está com dor

Se o cachorro der um latido ou um pequeno uivo quando é tocado em alguma parte do corpo, provavelmente, está com dor. Nesse caso, é importante levá-lo ao veterinário para descobrir qual o problema, porque os cães não costumam fingir dor.

Ele está se comunicando com outros cachorros

É muito comum ouvir diversos cães de um mesmo local ou região latindo ao mesmo tempo, porque eles respondem ao latido uns dos outros. Essa é uma das formas de comunicação dos cães.

Ele está feliz

É o latido de quando você chega em casa ou está brincando com o cão e ele fica muito contente e abanando a rabo.

Segundo Lucas Bonoto, Professor do Curso CPT Como Cuidar e Educar o Seu Cão, “É importante, antes de qualquer ação com o cão, identificar o motivo do latido, pois, em diversas situações, ele está avisando você que há algo errado; nesses casos, ele deve ser premiado”.

Medidas educativas para cães - Artigos CPT

Ao educar o seu cão, nunca utilize métodos que possam machucá-lo, como borrifar spray de pimenta em seu focinho.


Quando o cão late insistentemente, porque existe algo errado, como uma criança que se machucou, um intruso que entrou nos limites da casa, é necessário premiar o cão com um carinho ou um petisco. É preciso entender que nesses casos você não está premiando o cão porque estava latindo e sim porque ele avisou que havia algo errado. Por outro lado, normalmente, o latido ocorre por motivos que ele não deve ficar latindo, como o vizinho que passou pela porta da casa ou o cachorro do vizinho que chegou ao seu lado na cerca. Nesses casos, ele deve ser corrigido para aprender que em tais momentos não deve ficar latindo.

Para isso, deve-se utilizar, por exemplo, um barulho que o incomode ou um cheiro desagradável para o cão. No mercado, são comercializados alguns tipos de spray, como o de citronela que possui em cheiro  muito desagradável para o cão e não irrita o seu nariz, portanto, não faz mau para o cão. Uma fórmula caseira, um pouco menos eficiente, é a mistura de água com um pouco de vinagre. Esses produtos vão incomodar o focinho, que é o órgão mais sensível do cão. No entanto, nunca utilize produtos que podem fazer mau ao cão como álcool ou spray de pimenta.

Para utilizar o spray de citronela ou a mistura de água com vinagre, o borrifador deve ficar a, pelo menos, 10 cm do cão. Borrife somente uma ou duas vezes. Não adianta borrifar muito, pois a intenção é somente fazer o cão sentir um desconforto e tirar o foco da briga.

Conheça os Cursos CPT da área Pet.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?