Todo negócio deve obrigatoriamente passar antecipadamente pela elaboração de um projeto, pois ele é um documento que conterá a ideia básica e todas as considerações relacionadas ao início do novo negócio. Então, plano de negócios é, na prática, o projeto do novo negócio. Projeta os aspectos mercadológicos, gerenciais, operacionais e financeiros para os cinco primeiros anos. Isso deve ir além de um exercício mental, pois trata-se de um planejamento escrito.
Segundo Ricardo Antônio Zatti, Professor do Curso CPT Como Montar e Administrar Farmácias e Drogarias, “O plano de negócios é um documento formal e essencial para assegurar o tratamento sistemático de todos os aspectos importantes da nova empresa. Deve conter a sua ideia, descrever onde você está e apontar para onde deseja ir, além de como chegar lá.”
O projeto deve mostrar todos os detalhes:
- Quem são os empreendedores.
- Qual o produto ou serviço.
- Quais e quantos são os clientes.
- Quem são os concorrentes.
- Qual é o processo tecnológico de produção e de vendas.
- Qual é a estrutura de gerenciamento.
- Quais as projeções financeiras para fluxo de caixa, receitas, despesas, custos e lucros.
Parceirias e Empréstimos
A elaboração do projeto de negócio é importante para atrair parceiros e captar empréstimo junto aos órgãos de fomento.
Usuários do plano de negócios
Os usuários mais frequentes do plano de negócio são os investidores que precisam ter uma ideia do empreendimento para decidir sua participação ou não no projeto. Outros usuários do projeto são os próprios gerentes, que o utilizarão para nortear os caminhos e saber onde se quer chegar. Também, os fornecedores podem verificar a consistência do empreendimento por meio do projeto.
Como deve ser elaborado o plano de negócios
O plano de negócios é o cartão de visita do empreendedor. Portanto, deve ser bem apresentado, sem manchas, amassados ou rabiscos. Para escrevê-lo, você deve seguir as normas da ABNT. Observe, a seguir, alguns itens importantes e que irão ajudá-lo na elaboração do seu plano de negócio:
- Deve ser escrito com clareza e objetividade. Não use a primeira pessoa, faça um texto dissertativo.
- Deve possuir, no máximo, 35 páginas. Projetos extensos desanimam o leitor e você pode ser repetitivo tornando a leitura cansativa.
- Deve ser feito para dar credibilidade às suas ideias, expondo-as de forma inteligente e convincente. Lembre-se que um possível leitor é um parceiro seu com capital para investir, que só o fará se for convencido das suas ideias.
- Ofereça evidências claras que apoiem sua posição.
- Apresente o conceito da empresa de forma precisa.
- Use a folha A4, que é a mais indicada.
- O espaçamento entre linhas é de 1,5. Não use espaçamento 2, pois seu projeto ficaria longo desnecessariamente. O espaçamento de 1,5 é de fácil leitura.
- Faça encadernação do projeto em capa dura, colocando a identificação da empresa. Fica muito mais bem apresentado e demonstra que você valoriza seu projeto (também denota organização).
- Use gráficos, tabelas, diagramas, quadro de resumos e outros recursos visuais. Isso demonstra que
você pesquisou, fez comparações e está seguro quanto ao conteúdo.
- Numere as páginas. É mais fácil para o leitor localizar os assuntos orientados pelo sumário. Caso contrário, ele terá que folhear todo o projeto atrás de um item que o interessou.
- Use letra Arial ou Times, fonte 12 para texto e fonte 14 em negrito para títulos.
- Inicie cada capítulo em uma página nova.
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Por Silvana Teixeira.
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