WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Planejamento e operação de aterro sanitário

Alguns municípios carecem não apenas de aterros sanitários mas de aterros sanitários adequados e corretamente gerenciados

Você sabe como é feito o gerenciamento de um aterro sanitário? Conhece as formas corretas de destinação do lixo urbano? Acompanhe a série de artigos especiais que o portal CPT – Centro de Produções Técnicas publicará nesta semana sobre o planejamento e a operação desses depósitos. No mundo, dia após dia, constata-se a necessidade crescente de melhoria na gestão do lixo. Em muitos locais do planeta, convive-se com as consequências da má administração desses resíduos (poluição dos recursos naturais, infestação de pragas e doenças). Sendo assim, alguns municípios, ainda carecem não apenas de aterros sanitários mas de aterros sanitários adequados e corretamente gerenciados. Assim, no que diz respeito ao gerenciamento, o curso Aterro Sanitário - Planejamento e Operação, desenvolvido pelo CPT, mostra ações implementadas desde os tipos de lixo para aterramento até os custos e o licenciamento ambiental.

Um serviço organizado de limpeza, coleta e de destinação final não é o suficiente

Contudo, um serviço organizado de limpeza, coleta e transporte e de destinação final dos resíduos sólidos não é o suficiente. "Vale lembrar que ao lado da preocupação de dar-se um destino adequado ao lixo urbano, é importante pensar-se em um projeto de educação em saúde e saneamento. Isso sugere a necessidade de se ensinar nas escolas e às pessoas, em geral, as atitudes a serem tomadas por todos e de sua importância, inclusive, na limitação da geração de lixo", é o que recomenda a Maeli Estrêla Borges, Engenheira-Arquiteta, Urbanista e Sanitarista e professora do referido curso CPT.

Antes, é preciso disseminar a conscientização sobre como descartar o lixo nas residências, na indústria, no comércio e nos hospitais. Muitas pessoas não sabem lidar nem com os resíduos domiciliares, o que evidencia a baixa prioridade atribuída a esse assunto na vida diária da população, o que também é reflexo do modo como a administração do município trata a questão. Em outras palavras, a educação ambiental e os cuidados com a saúde pública e particular são estratégias de mudança que andam juntas, uma depende da outra.

Além disso, Aterros sanitários que não atendem às especificações técnicas e à legislação, ao invés de colaborar para o bem-estar da população, causam o efeito contrário, pois sob operação inadequada representam risco para as condições de sobrevivência, contaminando recursos como o ar e a água que abastece a cidade.


Aprenda mais sobre esse tema tão importante e frequentemente debatido na sociedade. Conhecer é o primeiro passo para iniciar as mudanças e as práticas corretas no gerencimento de um aterro sanitário. Confira a programação dos artigos que serão publicados pelo portal CPT ao longo desta semana.

Terça, 29, o que é e quais as vantagens do aterro sanitário;
Quarta, 30, destinação do lixo;
Quinta, 31, tipos de lixo para o aterramento sanitário;
Sexta, 1º, etapas do planejamento e métodos de execução do trabalhos.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?