A beleza da pintura consiste na harmonia das cores, matizes e tons. A análise do círculo cromático propicia uma interessante análise círculo das cores, que por sua vez é desenvolvido com base nas três cores primárias: o vermelho, o azul e o amarelo, que, combinadas entre si, duas a duas, formam outras cores conhecidas como secundárias. Observe abaixo:
- Vermelho com o amarelo formam o laranja;
- Vermelho e o azul formam o roxo;
- Azul misturado com o amarelo produz o verde.
Ao misturar as cores secundárias com as primárias, próximas a elas no espectro de cores, obtém-se as seis cores terciárias.
- Vermelho e laranja dão laranja avermelhado;
- Vermelho com roxo dá vermelho arroxeado;
- Azul com roxo dá roxo-azulado;
- Azul e verde dá o azul esverdeado;
- Amarelo e verde dá um tom verde-amarelado;
- Amarelo e laranja dá o amarelo-alaranjado.
Chama-se de cor ou matiz a cada uma destas cores obtidas no círculo cromático e denomina-se de tom as diversas gradações do matiz ou cores mais claro ou mais escuro. Quando se acrescenta o branco, obtém-se, ainda, tons mais claros dependendo da quantidade de tinta usada. Com o acréscimo do preto, obtém-se tons mais escuros dependendo, também, da quantidade de tinta preta usada.
É importante buscar sempre harmonizar as cores para não cair no exagero ou na monotonia. Pode-se classificar as cores, também, em quentes e frias: de um lado do círculo ficam as cores mais vibrantes consideradas quentes: o vermelho, o amarelo, o rosa; o ocre e outros tons advindos destas cores. Do outro lado do disco ficam as cores frias: o azul, o verde e os outros tons obtidos destas cores.
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Por Silvana Teixeira
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