O mercado de panificação está cada vez mais concorrido devido à mudança no perfil e do hábito do consumidor, além da abertura indiscriminada de padarias, às vezes, com menos de 50 m de distância entre elas.
Entre os principais concorrentes das tradicionais padarias, destacam-se:
I- Supermercados
Grande parte da concorrência vem, no entanto, dos supermercados que utilizam os pães como construtores de tráfego para atraírem consumidores à sua loja com prática de vendas de pães com preço abaixo do custo. O preço menor e a comodidade são fatores determinantes para a compra de pães nos supermercados.
II- Indústrias clandestinas
Também existem as padarias/indústrias de pães clandestinas (ou fundo de quintal) onde sem nenhuma higiene, regularização, registros contábeis ou trabalhistas, pagamentos de impostos e taxas, além da apropriação indevida de energias e de água, produzem e vendem em carros ambulantes ou bicicletas. Hoje, o mercado clandestino representa cerca de 30% do total do mercado.
De acordo com alguns dados, o consumidor prefere comprar pão principalmente na padaria (85% dos casos). Somente 6,9% dos entrevistados preferem comprar pão em supermercados, enquanto lojas de conveniência e outros estabelecimentos respondem por 8,1%.
Estratégias para vencer a concorrência
- Fator preço/qualidade
Existem pontos que são muito favoráveis às padarias. Em pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, em 11 capitais brasileiras, detectou-se que o principal ponto que orienta as novas posturas do setor é o binômio preço/qualidade, caracterizado pela diversidade dos produtos oferecidos, conforto no acesso, estacionamento, ambiente agradável, apresentação, atenção e presteza dos funcionários.
- Localização
A preferência pelas padarias se deve ao fato de o estabelecimento estar próximo à residência ou ao local de trabalho como o principal fator de consumo.
- Qualidade do produto e variedades
Outra questão importante, que também é decisiva para que a grande maioria dos consumidores prefiram as padarias tradicionais é a qualidade do pão que é melhor (sabor, maciez e temperatura) e a maior variedade de produtos, além de o atendimento ser mais rápido e a higiene melhor. Fregueses querem mais agilidade e mais espaço, além de mais higiene, como pontos fundamentais para serem melhorados nas padarias.
Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:
Padaria: 8 super dicas para atrair clientes para a sua panificadora
Padaria: mão de obra e opercionalização de pequenas empresas
Conheça os Cursos CPT da área Padaria e Confeitaria.
Por Silvana Teixeira.
Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.